I. - O Rosário
Entre os historiadores não há uma unanimidade, mas normalmente afirma-se que o Rosário surgiu aproximadamente a partir do ano 800, à sombra dos mosteiros, como Saltério dos leigos. Os monges rezavam os 150 salmos e os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai-nossos. Além da dificuldade na leitura, a maioria das pessoas naquele tempo não tinha acesso às Sagradas Escrituras. A imprensa ainda não havia sido inventada. Por isso, um exemplar da Bíblia custava muito caro, o que a tornava acessível a poucas pessoas.
Com o passar do tempo, formaram-se outros três saltérios com: 150 Ave-Marias; 150 louvores em honra a Jesus Cristo; e 150 louvores em honra a Virgem Maria.
“Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.
O Terço
Como o nome já explica "O Terço" é o Rosário divido por três. Portanto no terço rezamos cinco mistérios e cada um deles começa com a meditação de um mistério, um pai nosso e dez ave-marias.
II. - A Oração da Ave-Maria
Quanto à origem mais remota do Santo Rosário, podemos dizer que este nasce no mistério da Anunciação, com a saudação do arcanjo São Gabriel a Virgem de Nazaré:
“Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1, 28). A oração tem sua continuidade nas palavras inspiradas pelo Espírito Santo que saíram da boca de Santa Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1, 42).
“Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1, 28). A oração tem sua continuidade nas palavras inspiradas pelo Espírito Santo que saíram da boca de Santa Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1, 42).
A segunda parte da “Ave-Maria” foi definida no Concílio de Éfeso, na Ásia Menor, no ano de 431, pelo Papa São Celestino I. Primeiramente o Santo Padre promulgou o dogma maternidade divina, ou seja, definiu como doutrina da Igreja Católica que “a Virgem Santíssima é verdadeiramente a Mãe de Deus, por ser a Mãe de Jesus Cristo, que é Deus”.
Em memória desta solene definição, o Concílio juntou à Saudação Angélica estas palavras simples, mas muito expressivas: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte”. (fonte: blog.cancaonova.com/tododemaria/a-origem-do-rosario-de-nossa-senhora/)
Rosário (Terço) especial
Chamei carinhosamente o Rosário(Terço) de especial, fazendo referência a quando os fiéis de todo o mundo se juntam em algum centro de peregrinação e fazem a oração do rosário (terço) em várias línguas englobando a maior parte do público presente. Aqui coloquei cinco orações da Ave-Maria em algumas das línguas mais utilizadas nessas ocasiões. A Ave Maria em croata é a mais diferente e é rezada em Medjugorje.
III. - Aparições Marianas
Aparições marianas são fenômenos nos quais se acredita que a Virgem Maria aparece a uma ou várias pessoas (chamadas popularmente de videntes), na sua maioria católicos. No passado, a Igreja Católica reconheceu um conjunto de aparições de Nossa Senhora como sendo dignas de fé. Atualmente está analisando inúmeros novos relatos de aparições que estão a decorrer pelo Mundo.
Colocamos como especiais os rosários / terços / ave-marias rezadas nesses locais de peregrinação das Aparições Marianas que são feitas muitas vezes em várias línguas.
Colocamos como especiais os rosários / terços / ave-marias rezadas nesses locais de peregrinação das Aparições Marianas que são feitas muitas vezes em várias línguas.
IV. - Algumas Ave-Marias especiais
a1) Fátima - Portugal
Em Fátima, em 1916, aconteceu uma das aparições mais extraordinárias de Nossa Senhora a três humildes pastores (Jacinta, Lúcia e Francisco), e que a Igreja segue hoje junto com os fiéis, honrando e homenageando esse lugar escolhido.
Precedidas por três aparições do anjo, Nossa Senhora apareceu seis vezes aos pastores, sendo que na última, o chamado "fenômeno do Sol" foi presenciado por cerca de 70 mil pessoas.
oração01
a2) Lourdes - França
Em Lourdes, numa pequena gruta junto ao rio Gave de Pau, aconteceu algumas vezes a aparição da Virgem Maria a uma menina de nome Bernadette Soubirous (1858). Após aprovação da Igreja Católica, Lourdes tornou-se uma das localidades de maior destaque em toda a França.
oração02
oração02
a3) Medjugorje - Bósnia
Nossa Senhora de Međugorje (também conhecida como Rainha da Paz) é a invocação dada à aparição da Virgem Maria relatada pela primeira vez a 24 de Junho de 1981 por seis crianças de origem croata da vila de Međugorje, na Bósnia e Herzegovina, à época República Socialista Federativa da Jugoslávia.
A Igreja Católica ainda não reconheceu as aparições como sendo fenômeno autêntico da Virgem Maria e segue analisando. Apesar disso, Međjugorje já é uma das aparições marianas mais famosas do século XX.
Oração03
a4) Guadalupe - México
Nossa Senhora de Guadalupe é a denominação de uma aparição mariana da Igreja Católica de origem mexicana, cuja imagem tem como seu principal local de culto a Basílica de Guadalupe, localizada no sopé do monte Tepeyac, ao norte da Cidade do México.
Oração 04
Oração 04
a5) Nossa Senhora de Sion - Roma
No dia 20 de janeiro de 1842, em viagem turística a Roma, Ratisbone cruzou o caminho do barão de Bussiéres, um francês que fora protestante, mas posteriormente se converteu ao catolicismo. Ele acreditava que sua missão era converter ao catolicismo todos que cruzassem seu caminho.
Ele e Ratisbone se tornaram amigos, mas o sarcasmo e a blasfêmia de Ratisbonne o irritava grandemente. O barão fez uma prova a Ratisbone, de que ele não ousaria usar a medalha milagrosa, e, concomitantemente, o barão lhe recomendou dizer a prece específica todo dia. Eis o que narra Ratisbone.
"Um dia, enquanto caminhava pela Igreja de Santo Adrea delle Fratte em Roma, a espera do amigo, senti uma perturbação, depois tudo ficou escuro, com exceção de uma capela lateral da Igreja; parecia que todas as luzes tinham se concentrado nessa. Levantei os olhos para a capela e vi sobre o altar, em pé, viva e majestosa, envolta em luz, belíssima e cheia de Misericórdia, a bela Mãe de DEUS, a Virgem MARIA como se mostra na Medalha Milagrosa. Caí de joelhos e não pude levantar os olhos diante do seu esplendor. Fixei, então, o olhar sobre suas Mãos e vi nessas a expressão do perdão e da Misericórdia. Com essas mesmas Mãos fez sinal para ficar de joelhos, mas uma força irresistível me atraía para ELA.
Na sua presença ainda que ELA não me tenha dito nada, entendi a deformidade do pecado, do estado que me encontrava e a beleza da religião Católica; entendi tudo num instante."
Oração 05
Oração 05
V. - Referências
Canção Nova
Wikipedia
Medjugorje Brasil