I. - Primeiro Contato - Mapa na Rússia
Ao visitar o Museu de História da Rússia em Moscou, em 2015, deparei-me com essa bem humorada gravura de "O Mundo segundo Ronald Reagan". Ela reflete bem o clima de "Nós x eles", "capitalistas x comunistas" que dominou todo o período da guerra fria (1947-1991).
Ao retratar os americanos como dominadores e imperialistas, a gravura coloca a Inglaterra como subsidiária da Disneylandia, o Canadá também como uma subsidiária pertencendo totalmente aos Estados Unidos, o petróleo do Oriente Médio como "Nosso Petróleo" e outras pérolas que comentamos mais abaixo. Ela faz sátira que chega a ser desreispetosa pois chama países da America do Sul como "Banana Land" e os países muçulmanos como "Muslim fanatics".
foto de gravura World According Reagan, Museu de História da Rússia, Moscou |
Como sátira não deixa de ser interessante pois mostra uma visão crítica de como os americanos se achavam(acham) superiores aos demais países e povos.
Pesquisando um tempo depois na internet, identifiquei que o original desse mapa foi um cartoon publicado pelo cartunista americano David Horsey, em 1982, no Seattle Post-Intelligencer. Esse cartoon foi seguido por uma segunda versão do mesmo autor e teve ainda uma terceira adaptação de origem não identificada que circulou livremente.
II. - David Horsey
David Horsey (nascido em 1951) é um cartunista editorial vencedor do Prêmio Pulitzer nos Estados Unidos . Seus cartoons foram publicados no Seattle Post-Intelligencer até dezembro de 2011 e atualmente no Los Angeles Times e são franqueados para jornais em todo o país.
Horsey freqüentou a Universidade de Washington , onde, como calouro , tornou-se o cartunista editorial do jornal estudantil The Daily . Ele passou a se tornar o primeiro cartunista editorial a ser escolhido como editor-chefe do jornal . Graduou-se em 1976 com um grau em comunicações .
O primeiro emprego de Horsey foi como repórter do Bellevue Journal-American , mas em 1979 foi contratado para ser o cartunista editorial do Post-Intelligencer. Em 1986, ele obteve um mestrado em relações internacionais da Universidade de Kent , em Inglaterra . Em 2004, recebeu um doutorado honoris causa pela Universidade de Seattle .
No final de 2011, ele deixou o Post-Intelligencer e foi trabalhar para o Los Angeles Times.
Horsey foi reconhecido por seu trabalho com vários prêmios ao longo dos anos, o mais notável dos quais é o Prêmio Pulitzer para Cartooning Editorial. Ele recebeu esse prêmio em 1999, quando muitos de seus desenhos focaram o escândalo de Monica Lewinsky , e novamente em 2003, quando ele muitas vezes satirizou o governo Bush. Em 2014, voltou a ser finalista do Prêmio Pulitzer e também recebeu o Prêmio Robert F. Kennedy de Jornalismo por suas caricaturas relacionadas a questões de justiça social.
III. - Mapa Original
a) Primeira Versão
O mapa de sátira política, mostrando como seria a visão do mundo segundo Ronald Reagan,(US president 1980-1988) tem uma acentuada acidez política. Esse mapa foi a primeira versão publicada em 1982, por David Horsey no Seattle Post-Intelligencer. Uma segunda versão foi publicada em 1987.
A 1982 cartoon by Pulitzer-winning Seattle Post-Intelligencer cartoonist David Horsey. Source: Liberal Values Blog. |
b) Segunda Versão
Cartaz político da propaganda da safra original - "O Mundo de acordo com Ronald Reagan" - caracterizando um mapa dos desenhos por David Horsey para o período da guerra fria (1947-1991) que mostra uma interpretação da situação geopolítica do mundo como visto por Ronald Reagan (presidente 1980-1988 dos EU).
O mapa apresenta algumas caricaturas políticas, incluindo Reagan como um ator cowboy em pé em seu estado natal da Califórnia que ocupa metade dos Estados Unidos, com Margaret Thatcher (primeiro-ministro britânico 1979-1990) em Thatcherland como o Reino Unido e Mikhail Gorbachev Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética / Presidente 1985-1991) na URSS, notado como O Império do Mal.
Outros países marcados como Good Guys e Bad Guys com outras imagens e notas como a Austrália marcado Cangurus, Japão em forma de carro e marcado Japão Inc.,. Publicado por AA Graphics em 1987.
Observação: Uma terceira versão, apenas com a divisão do mapa em territórios e com os termos usados por David Horsey foi adaptado/plagiado e largamente divulgado na internet e outros meios de comunicação. É essa versão que está no Museu de História de Moscou.
c) Terceira Versão
A versão adaptada para fugir dos direitos autorais e que circulou nos meios de comunicação é essa mostrada abaixo.
Esse mapa foi usado como ilustração em uma questão da UERJ de 2009/2010 sobre "o que predominava na politica externa americana".
Comentário da resolução da questão:
"A ordem geopolítica da Guerra Fria, acentuada durante o governo Reagan, foi profundamente marcada não só pela bipolaridade no campo político-ideológico, como também pelas práticas de imperialismo econômico. A representação do mapa destaca essas características, tanto pelas dimensões de cada espaço do mundo quanto pelas denominações atribuídas aos diferentes território."
IV. - Parte satírica do mapa
O mapa mostra "nós contra eles"( uma bipolaridade exagerada) com o aumento de vários tamanhos de países, Israel por exemplo, bem como a classificação "Bons camaradas" e "Maus camaradas".
Os bons camaradas:
- Thatcherland (the UK – “Uma filial da Disneylandia", nesse mapa também incluiu Ireland)
- Acidrainia (Uma referencia ao Canadá – “uma filial de propriedade total dos Estados Unidos”)
- Grenada (A ilha caribenha que Reagan invadiu – “nosso aeroporto")
- O Canal do Panamá - "Nosso Canal"
- Falklands ( ilhas britânicas invadidas pela Argentina e tomadas de volta pela Inglaterra em 1983)
- Nossa China (Taiwan, super dimensionado)
- Japan Corporation (na forma de um automóvel, época em que a indústria automobilistica japonesa estava dominando o mercado)
- Nosso Petróleo (Petróleo da Arábia Saudita)
- Israel (Ocupando uma grande área)
Os "maus camaradas são":
- USSR (“comunistas sem Deus, mentirosos e espiões”)
- Polônia (ocupa uma parte separada no bloco soviético)
- A China deles (China Comunista - apesar de não ser parceira da Rússia, igualmente demoníaca e sem Deus)
- Colonia Soviética (Cuba)
- Muçulmanos fanáticos (Irã)
- Socialistas e pacifistas (referência aos protestos contra instalações de mísseis pela OTAN)
- Áreas Insignificantes
- Mariachiland (México)
- Bananaland (O resto da América Latina - Brasil incluído)
- Injuns (India, referência aos peles vermelhas índios, como referência a carreira de Reagan como ator)
- Cangurus (Austrália)
- Terra Palestina (proposta) (localizada no meio do nada, o mais distante possível)
Internamente o Estados Unidos também foi dividido em
- California (superestimado por ser a terra do Reagan)
- Republicanos e outros americanos de verdade (De Las Vegas para a Casa Branca)
- Ecotopia (O Noroeste – “os fanáticos por meio ambiente”)
- Democratas e sonhadores do bem estar (o nordeste – incluindo o “Grande Governo”)
V. - Referências
Wikipedia - David Horsey