1. - O pós-impressionismo
Mesa da Cozinha - Paul Cézanne, 1888-1890 - Musée d'Orsay, Paris
O pós-impressionismo foi a expressão artística utilizada para definir a pintura e, posteriormente, a escultura no final do impressionismo, por volta de 1885, marcando também o início do cubismo, já no início do século XX.
O pós-impressionismo designa-se por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura. Estes, acentuaram a pintura nos seus valores específicos – a cor e bidimensionalidade.
A maioria de seus artistas iniciou-se como impressionista, partindo daí para diversas tendências distintas. Chamavam-se genericamente pós-impressionistas os artistas que não mais representavam fielmente os preceitos originais do impressionismo, ainda que não tenham se afastado muito dele ou estejam agrupados formalmente em novos grupos.
Sentindo-se limitados e insatisfeitos pelo estilo impressionista, alguns jovens artistas queriam ir mais além, ultrapassar a Revolução de Monet. Aí se encontra a gênese do novo movimento, que não buscava destruir os valores do grande mestre, e sim aprimorá-los.
Movimentos impressionistas como o Pontilhismo ou o Divisionismo nunca são chamados pós-impressionistas mas sim de neo-impressionistas.
Os expoentes do pós-impressionismo são Van-Gogh, Paul Gauguin e Paul Cézanne.
2. - Paul Cézanne
Paul Cézanne foi um pintor pós-impressionista francês, cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX. Ele nasceu em Aix-en-Provence, 19 de janeiro de 1839 e faleceu no mesmo lugar(Aix-en-Provence) em 22 de outubro de 1906).
Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX. A frase atribuída a Matisse e a Picasso, de que Cézanne "é o pai de todos nós", deve ser levada em conta.
Após uma fase inicial dedicada aos temas dramáticos e grandiloquentes próprios da escola romântica, Paul Cézanne criou um estilo próprio, influenciado por Delacroix. Introduziu nas suas obras distorções formais e alterações de perspectiva em benefício da composição ou para ressaltar o volume e peso dos objetos. Concebeu a cor de um modo sem precedentes, definindo diferentes volumes que foram essenciais para suas composições únicas.
Cézanne não se subordinava às leis da perspectiva e sim, as modificava. A sua concepção da composição era arquitetônica; segundo as suas próprias palavras, o seu próprio estilo consistia em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone. Cézanne preocupava-se mais com a captação destas formas do que com a representação do ambiente atmosférico. Não é difícil ver nesta atitude uma reação de carácter intelectual contra o gozo puramente colorido do impressionismo.
A Complexidade de Cézanne
Cézanne era filho ilegítimo de um pai rico e autoritário. Esse fato o perseguiu por toda a vida
Cézanne tinha uma personalidade complexa com grandes momentos de depressão. Era desesperado por ser aceito na elite artística de Paris. Ele voltou para sua cidade Aix-en-Provence onde isolou-se e fez muitos trabalhos. Mais tarde, em 1862 ele retornou à Paris para viver como artista.
Suas naturezas mortas são grandiosas pela espontaneidade dos tons. Com o tempo sua pintura tornou-se simplificada ao ponto de ser reduzida a limites quase geométricos, quase cubistas, conseguindo efeitos de perspectiva apenas pelo uso da cor.
Cézane levou tempo para ser aceito e reconhecido no mundo das artes, e
quase nada vendeu em vida. Podemos dizer que o seu reconhecimento pleno só veio após a sua
morte.
(fonte: Blog das Artes - Taís Luso https://taislc.blogspot.com.br/2011/03/paul-cezanne.html)
Natureza Morta
Cézanne cultivava sobretudo a paisagem e a representação de naturezas mortas, mas também pintou figuras humanas em grupo e retratos. Antes de começar as suas paisagens estudava-as e analisava os seus valores plásticos, reduzindo-as depois a diferentes volumes e planos que traçava à base de pinceladas paralelas.
Nas suas numerosas pinturas de "natureza morta", tipicamente compostas por maçãs, levava a cabo uma exploração formal exaustiva que é a terra fecunda de onde surgirá o cubismo poucos anos mais tarde.
Entre as representações de grupos humanos, são muito apreciadas as suas cinco versões de Os Jogadores de Cartas. A Mulher com Cafeteira, pela sua estrutura monumental e serena, marca o grande momento classicista de Cézanne.
3. - Obras de Cézzanne
3.1 - Natureza Morta - "Maçãs e Laranjas" (1899)
Apesar de Cézanne ter pintado quadros de "natureza morta" desde o início de sua carreira, foi na maturidade que este gênero tornou-se uma parte essencial de seu trabalho, como nesse quadro "maçãs e laranjas" .
O quadro é parte de uma série de seis "naturezas mortas" executado em 1899, no estúdio de Cézanne em Paris. Encontramos de fato nesses quadros, os mesmos acessórios: pratos de faiança, jarros com decoração floral. Seu princípio de composição também é semelhante com uma tapeçaria fechando a perspectiva, recordando as pinturas Flamencas do século XVII. Mas o efeito dinâmico criado por uma construção espacial complexa e uma percepção subjetiva dos objetos destacam a abordagem essencialmente pictórica de Cézanne.
Com esta linguagem visual de grande rigor, Cézanne renova profundamente um gênero tradicional de pintura francesa desde Chardin. A modernidade e suntuosidade de "maçãs e laranjas" lhe tornam a obra mais importante do artista na década de 1890.
(Comentário: Museu d'Orsay)
3.2 - Os Jogadores de Cartas
Cézanne tinha certamente visto "Os Cardplayers" (Os jogadores de cartas), atribuída aos irmãos Le Nain, no museu em Aix-en-Provence, sua cidade natal. Durante os anos 1890, o artista abordou este tema de inspiração Caravaggiana em muitas ocasiões, e deu uma gravidade excepcional para o confronto. Cézanne substitui gestos sutis e olhares com números e caracteres volumosos em concentração silenciosa.
O frasco, com o jogo de luz sobre ele, forma o eixo central da composição. Ele separa o espaço em duas áreas simétricas, acentuando a oposição dos jogadores. As letras são supostamente camponeses Cézanne costumava ver na propriedade de seu pai em Jas de Bouffan, nos arredores de Aix. O homem que fuma o tubo foi identificado como "père Alexandre", o jardineiro lá.
Das cinco pinturas sobre este assunto, esta é uma das mais livre. Aqui, tudo vem junto para dar um aspecto monumental para a composição, ajudado pela gama de cores maravilhosamente harmonizadas.
A recorrência dos jogadores de cartas na arte de Cézanne em seus últimos anos tem dado origem a uma interpretação interessante: fazer o confronto dos dois jogadores simboliza a luta que o artista tinha na obtenção de seu pai de reconhecer sua pintura, aqui representada pelo "cartão de jogo"?
(Comentário: Museu d'Orsay)
3.3 - Outras obras de Cézzanne
a) Mont Sainte Victoire
O Monte Santa-Vitória é uma montanha no sul da França, com vista para Aix-en-Provence. Ele tornou-se o tema de uma série de pinturas de Cézanne.
Apenas seis meses após a abertura da linha férrea de Aix-Marseille em 15 de Outubro de 1877, em uma carta a Émile Zola de 14 de abril de 1878, Cézanne elogiou o Mont Sainte-Victoire, que ele via do trem ao passar através da linha férrea como um "belo motivo", e, por isso, no mesmo ano, ele começou a série de pinturas sobre essa montanha.
Nestas pinturas, Cézanne algumas vezes incluiu a ponte ferroviária na linha de Aix-Marseille no vale do rio Arc, no centro e no lado direito da imagem.
Estas pinturas pertencem a Pós-impressionismo. Cézanne é hábil em análise: ele usa a geometria para descrever a natureza, e usa diferentes cores para representar a profundidade dos objetos. Cézanne pintou cerca de 16 diferentes visões do Monte Vitória.
Mont Sainte-Victoire and the Viaduct of the Arc River Valley, 1885-87, MAM, New York
- Figuras Humanas
b) Arlequim
- Wikipedia - Paul Cézanne - Português / Inglês / Francês
- List of Paintings by Paul Cézanne - wikipedia em inglês.
- Homem com Cachimbo - https://www.visual-arts-cork.com/paintings-analysis/man-smoking-pipe-cezanne.htm
- The Art Institut of Chicago -https://www.artic.edu/aic/collections/exhibitions/Harlequin/Cezanne-Harlequin
- Cézanne - Natalia Brodskaya (e-livro na google)
- Blog das Artes, Taís Luso de Carvalho; https://taislc.blogspot.com.br/2011/03/paul-cezanne.html
Existem três versões para o Arlequim e quatro para o homem com cahimbo.
b) Arlequim
Paul Cézanne pintou quatro obras com temas "Commedia dell'Arte" entre 1888 e 1890, três Harlequins isolados, dos quais o trabalho abaixo é o maior, e uma cena do carnaval com Arlequim e Pierrot.
O artista esboçou seu filho em um traje Harlequin no final de 1888, ao mudar-se para Paris, onde festividades do carnaval eram populares durante todo o século 19. Seu interesse foi reforçado, no final de 1890, quando ele retornou à sua cidade natal, Aix, onde o Carnaval tinha sido recentemente revivido. Análise: The Art Institut of Chicago
Homem com Cachimbo,1890, Museu Hermitage |
d) Moutnnt Sainte-Victoire - A última pintura de Cézanne
Mais uma das inúmeras versões do Monte Vitória pintadas por Cézanne.
Mount Saint-Victoire - Paul Cézanne, 1904-1906 - Coleção Particular
4. Referências
- Site do Museé d'Orsay
- Wikipedia - Paul Cézanne - Português / Inglês / Francês
- List of Paintings by Paul Cézanne - wikipedia em inglês.
- Homem com Cachimbo - https://www.visual-arts-cork.com/paintings-analysis/man-smoking-pipe-cezanne.htm
- The Art Institut of Chicago -https://www.artic.edu/aic/collections/exhibitions/Harlequin/Cezanne-Harlequin
- Cézanne - Natalia Brodskaya (e-livro na google)
- Blog das Artes, Taís Luso de Carvalho; https://taislc.blogspot.com.br/2011/03/paul-cezanne.html