1. - Introdução
A Brasileira, ou "A Brasileira do Chiado" é um famoso café de Lisboa, localizado na Rua Garret números 120-122, no Largo do Chiado. O Café foi fundado em 19 de Novembro de 1905 por Adriano Soares Teles do Vale quando do seu retorno do Brasil.
Café "A Brasileira", Chiado, Lisboa |
2. - Histórico
O português Adriano Soares Teles emigrou para o Brasil quando era jovem. Aqui ele casou com uma filha de fazendeiros de Minas Gerais, onde ele se dedicou à fundação de um estabelecimento comercial chamado "Ao Preço Fixo" e à produção agrícola, especialmente de café, que exportava para Portugal.
Regressando para Portugal, por motivos de saúde da primeira mulher, criou uma rede de pontos de venda do café que produzia e importava do Brasil: As famosas "Brazileiras",
A Brazileira do Chiado - foto de Joshua Benoliel, 1911 |
Foram instaladas lojas "As Brazileiras" em Lisboa, Porto, e Braga
III - Ligações com as Artes
O fundador da rede, Adriano Soares, foi também um homem de cultura com interesse pela música e pela pintura. Fundou a Banda de Alvarenga, financiando a compra dos seus primeiros instrumentos, e fez da Brasileira do Chiado o primeiro museu de arte moderna em Lisboa.
Em 1908 fez uma remodelação, criando então a cafeteria.
Com as liberdades de reunião e associação após a Implantação da República Portuguesa, em 5 de Outubro de 1910, e a instalação do Diretório Republicano no Largo de São Carlos (entretanto rebatizado Largo do Directório, precisamente no 1.º andar do edifício onde nasceu Fernando Pessoa), A Brazileira tornou-se um dos cafés mais concorridos de Lisboa devido à sua proximidade.
A partir dessa época A Brazileira foi o cenário de inúmeras tertúlias intelectuais, artísticas e literárias. Por lá passaram os escritores e artistas, reunidos em torno da figura do poeta-general Henrique Rosa (tio adotivo de Fernando Pessoa), que viriam a fundar a Revista Orpheu.
Em 1925 A Brazileira passou a expor onze telas de sete pintores portugueses da nova geração, que então frequentavam o café, selecionados por José Pacheko, ele próprio um dos pintores.
Fernando Pessoa
Fernando António Nogueira Pessoa é um escritor e poeta português, nascido em Lisboa, 13 de junho de 1888 e falecido também em Lisboa em 30 de novembro de 1935.
Fernando Pessoa foi educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa, e chegou a ter maior familiaridade com o idioma inglês do que com o português, escrevendo os seus primeiros poemas nesse idioma.
Enquanto poeta, ele escreveu sob diversas personalidades – heterónimos, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Bernardo Soares.
Durante toda a sua vida em Lisboa, Fernando Pessoa foi um frequentador assíduo do café, tendo sido instalada uma estátua sua em frente ao mesmo.
foto @nito |
- 1888: Fernando António Nogueira Pessoa nasce, a 13 de Junho. É batizado em Julho.
- 1893: A 24 de julho, o pai morre, de tuberculose. A família é obrigada a leiloar parte dos bens.
- 1894: O futuro padrasto, João Miguel Rosa, é nomeado cônsul interino em Durban, na África do Sul.
- 1896: Em 7 de Janeiro, é concedido o passaporte à mãe, e a família parte para Durban.
- 1905: Parte definitivamente para Lisboa, onde passa a viver com a avó Dionísia.
- 1906: Matricula-se, em Outubro, no Curso Superior de Letras. A mãe e o padrasto retornam a Lisboa e Pessoa volta a morar com eles.
- 1910: Escreve poesia e prosa em português, inglês e francês.
- 1913: Intensa produção literária. Escreve O Marinheiro.
- 1914: Cria os heterónimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro. Escreve os poemas de O Guardador de Rebanhos e também o Livro do Desassossego.
- 1934: Publica Mensagem.
- 1935: Em 29 de Novembro, é internado com cólica hepática. Morre no dia 30 do mesmo mês.
IV - Café "A Brasileira" , atualmente
Atualmente o café "A Brasileira" continua bem frequentado, e passou a servir também pratos típicos portugueses como o Bacalhau com Legumes, entre outros. Praticamente todos os brasileiros de passagem por Lisboa dão uma passadinha pelo café.
foto de Jorg Kackemann em Shutterstock.com
- Outras fotos
foto de Nito em Shutterstock.com |
V - Localização e vizinhanças
O chiado é um bairro bem localizado, tendo a característica de abrigar teatros, restaurantes e sobrados antigos.
VI - Outras publicações
a) Cafés do Mundo I - Café New York, Budapeste
b) Cafés do Mundo II - Confeitaria Colombo, Rio de Janeiro
c) Cafés do Mundo III - Café Florian, Veneza
d) Cafés do Mundo V - Café Tortoni, Buenos Aires
VII - Referências
Todos os textos foram consultados da Wikipedia- Café - A Brasileira, Fernando Pessoa -
Fotos que não tenham autor especificado são de HistoriacomGosto.blogspot.com