quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Arquitetura - Sony Center na Potsdamer Platz em Berlim

I - Potsdamer Platz


A Potsdamer Platz é uma das principais praças no centro de Berlim, Alemanha, localizando-se a cerca de um quilômetro do Portão de Brademburgo. A praça foi completamente destruída na segunda guerra mundial e seu território tornou-se uma grande área abandonada perto do muro que dividia Berlim. 

Após a queda do muro, essa grande área livre deu origem a um processo de reconstrução tornando-se um grande polo cultural e também comercial da nova Berlim. Nela foram construídos cinemas, teatros, shopping center. 

Dentro desse novo espaço foi construído também o "Sony Center", um edifício  com arquitetura inovadora, para ser a sede da Sony em toda Europa.


             Estação de Trem / Metrô - Praça Potsdamer, foto de Pavel Dudek em shutterstock.com


O nome Potsdamer Platz foi dado em homenagem a cidade próxima de Potsdam que fica a 25 Km de Berlim.



2. -   O Edifício da Sony - Sony Center


De acordo com o seu projetista, o arquiteto Helmut Jahn, o edifício foi concebido para fazer parte da cidade, não se constituindo como um bloco isolado. Ele planejou o edifício de modo que ao entrar no conjunto o visitante tivesse  uma sensação de continuidade com o ambiente da cidade, mas ao mesmo tempo pudesse ter a sensação de respirar livremente fora do barulho e do stress do trânsito em Berlim. 


2.1 - Conceito



De acordo com Helmut Jahn: "Na reconstrução de Berlim, o Sony Center representa uma nova visão da ordem e da técnica. O brilho, natural e artificial, é a essência do design. 



O Sony Center é brilhante, não é  iluminado. As fachadas de vidro e o material do telhado atuam como moderadores  tanto da luz do dia como da luz artificial. Com suas características de transparência, reflexão e refração da luz, há uma constante mudança de imagens e efeitos de dia e noite, afetando não só a aparência, mas também maximizando o conforto e minimizando o uso de recursos energéticos. "



        vista externa do Sony Center - foto de Florian Lindener em wikimedia commons




2.2 - Descrição




O Sony Center é composto por sete edifícios em torno de um pátio central com um telhado de lona.



Projetado e construído pela empresa de Murphy-Jahn Architects, o Sony Center ocupa uma área de aproximadamente 26.500 metros quadrados, o tamanho equivalente a quatro campos de futebol, e tem 132.000 metros quadrados de área construída.


             desenho em  https://en.wikiarquitectura.com/index.php/Sony_Center

Com a exceção do edifício de frente para a Potsdamer Platz que atinge altitudes mais elevadas, os prédios variam de 8 a 10 andares



2.3 - Espaços




O complexo é composto por sete edifícios individuais com paredes em forma de ferro ondulado na forma de seções e superfícies entrelaçadas. No interior do conjunto estão escritórios, departamentos, grandes cinemas, restaurantes, um museu de artes plásticas e, claro, a sede europeia da empresa Sony.



                            Interior do Sony Center - foto de Kiev Vitor em shutterstcok.com

2.4 - Cúpula



A cúpula que cobre a praça central é uma peça espetacular de engenharia, que consiste em anéis de metal que apertam peças de membrana têxtil, em formas de cinta, com uma estrutura metálica circular horizontal combinada com pedaços de vidro laminado, que coroam o topo.



Longos cabos tensores da base para o centro da cúpula, e a estrutura formada por grandes anéis foram ligados aos edifícios que a rodeiam.




                            cúpula do Sony Center - foto de historiacomgosto


Área coberta: 5250 metros quadrados Comprimento: 102 metros Largura: 77 metros

Enquanto inspirando visualmente uma leveza, o peso aproximado da estrutura é de 920 toneladas e é considerado a maior de seu tipo em qualquer lugar do mundo.


2.5 - Beleza


O Sony center não é um edifício para ser apreciado por fora. Ele quase não se vê quando estamos nas ruas em torno da Potsdamer Platz. Ele é um conjunto para ser aprecidado quando se está dentro dele. Quando temos algum jogo de iluminação especial, o conjunto fica ainda mais bonito.



            Interior do Sony Center - foto de Jaime Ardiles-Arce em wikimedia commons




3.0 - Referências


Texto resumido da publicação:  https://en.wikiarquitectura.com/index.php/Sony_Center





Nenhum comentário:

Postar um comentário