Páginas

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Stein am Rhein - Bela vila medieval da Suíça

 1. - Stein am Rhein


Stein am Rhein é uma cidade histórica e um município no cantão de Schaffhausen, na Suíça, com cerca de 3.000 habitantes em 2020 .

O centro medieval da cidade mantém o antigo traçado das ruas. O local da muralha da cidade e os portões da cidade estão preservados, embora a antiga muralha da cidade agora seja composta por casas. A parte medieval da cidade foi transformada em área reservada apenas para pedestres e muitas das casas e edificações medievais são pintadas com afrescos.

Doca de chegada em Stein am Rhein, foto HistoriacomGosto


2. Resumo Histórico


No quinto século antes de Cristo, pescadores e camponeses já viviam na região. A primeira ponte sobre o Reno foi construída pelos romanos. Por volta do ano 300 lá foi construído um castelo.

Uma igreja foi construída no local por volta do século VI.

Por volta de 1007, o imperador Henrique II mudou a Abadia de São Jorge de sua antiga localização em Singen para Stein am Rhein, que na época era pouco mais do que uma pequena vila de pescadores no Reno. Isto com o intuito de reforçar a sua presença neste ponto estratégico onde se cruzam grandes vias rodoviárias e fluviais. Ele deu aos abades amplos direitos sobre Stein e seu comércio para que pudessem desenvolvê-lo comercialmente. Nisso eles tiveram muito sucesso, e Stein am Rhein rapidamente se tornou uma cidade próspera que no século 15 recebeu brevemente o status de reichsfrei (cidade imperial).

Essa data de 1007 com a decisão de mudança da abadia de São Jorge é considerada a data de fundação da cidade

Em 1457 Stein am Rhein comprou sua liberdade e se uniu aos cantões de Schaffhausen e Zurique devido ao risco de invasão por tropas austríacas. Dessa forma Stein am Rhein aderiu nessa data à Confederação Helvética.

Em 1803, Napoleão integrou a cidade no cantão de Schaffhausen.

Em 1863 um incêndio destruiu grande parte da cidade.

Na segunda guerra mundial aviões americanos bombardearam por erro a cidade. Nove pessoas morreram durante o ataque.

Em 1972, Stein am Rhein foi a primeira cidade a ser outorgada pelo recém-criado Prêmio Wakker.


3. - Locais Históricos - Cidade Velha


O centro medieval de Stein am Rhein é bem pequeno mas é muito bonito. Ele conserva traços da arquitetura alemã com casas no estilo eixamel, e também muitas casas com fachadas pintadas com afrescos e outras com as tradicionais fachadas envidraçadas que são os Oriels.  

3.1 Torre de entrada


Na época medieval Stein am Rhein era uma cidade murada. Hoje em dia nos locais da muralha construíram-se casas. Entretanto, a torre de entrada com relógio na parte superior (Untertor), apesar de destruído na guerra, foi reconstruído e ainda está no seu local.


Torre de entrada, Untertor, foto historiacomgosto


3.2 Rua com casas no estilo eixamel

Casa estilo einxamel, foto historiacomgosto

Outra casa antiga estilo einxamel, foto historiacomgosto




3.2 Casas com pinturas nas fachadas


As pinturas das fachadas são de épocas bem diferentes. A mais antiga da casa "Weisser Adler" data de 1520/1525, é considerada a mais antiga pintura de fachada sobrevivente na Suíça.

Praça da Prefeitura - Rathausplatz

Praça da Prefeitura, foto historiacomgosto




Prefeitura - Rathaus

Prefeitura (Rathaus), foto HistoriacomGosto


Casas com Oriel (pequenas fachadas envidraçadas)


trecho da Rathausplatz com edificações com Oriels, foto wikimedia.commons



Casa Weisser Adler

A Casa Weisser Adler   mostra, entre outras coisas, Motivos do Decameron de Giovanni Boccaccio e da Gesta Romanorum , mas a maioria é de tempos mais recentes, particularmente do século XIX.



Casa Weisser Adler, foto historiacomgosto



Casa Sol

O friso de parede particularmente marcante na casa "Sol", por outro lado, não foi criado até 1900 e mostra o famoso episódio da antiguidade em que o filósofo Diógenes disse a Alexandre, o Grande : Saia do sol.


3.3 - Antigo Mosteiro de São Jorge


O antigo mosteiro de São Jorge agora é um museu, a igreja (reformada em 1989-1992) é usada como igreja municipal pela comunidade reformada.

Antigo Mosteiro de São Jorge, foto HistoriacomGosto

Interior do Museu, foto Klostermuseum

Interior do Museu, foto Klostermuseum


3.4 - Igreja



Igreja Local, foto HistoriacomGosto



3.5 -  Castelo / Fortaleza Hohenklingen


Desde o ano de 1200, o Castelo de Hohenklingen se ergue  sobre Stein am Rhein. É um dos principais marcos da cidade e leva os visitantes de volta à Idade Média. Sua história que provavelmente começou no século 11 não deixou muitos registros. Em 1863, um modesto sanatório foi construído com seis quartos de hóspedes e uma pousada. Hoje, Hohenklingen tem um restaurante que oferece um local especial para uma refeição a dois, jantar em família ou reunião de empresa  com suas vistas fantásticas do Rio Reno.

Castelo no alto da Cidade, foto HistoriacomGosto



4. - Brasão 



Brasão: Em vermelho, São Jorge, blindado em azul, com nimbo amarelo e escudo da cruz em um cavalo branco, matando o dragão verde. São Jorge é o santo padroeiro de Stein am Rhein.

No brasão, ele pode ser visto lutando contra um dragão. A igreja do mosteiro beneditino em Stein am Rhein é dedicada a São Jorge. 

Em 1295 ele é encontrado pela primeira vez no selo do capítulo, de pé com a mão direita segurando a bandeira de batalha e a mão esquerda apoiada no escudo da cruz. 

O Selo da Convenção mostra George a cavalo matando o dragão em um selo do mesmo período. A cidade adotou esta imagem como seu selo, que remonta a 1327.


5. - Navegação pelo Reno


Um dos passeios mais bonitos dessa região no verão é tomar um barco em Schaffhausen e ir até Stein am Rhein. São poucos quilômetros mas o trajeto toma cerca de 2 horas de barco. No verão é muito agradável, e como tomamos o barco em um domingo, podemos ver o quanto o povo se diverte em atividades aquáticas no rio reno. Velejar, nadar, remar e ainda acampar e fazer piquenique nas margens com a família são as principais atividades do verão. vejam algumas fotos. 





6. - Referências


Stein am Rhein - Wikipedia

Stein am Rhein - Mulher casada viaja