I - Retábulo de Ghent - O que é ?
É uma peça de altar, na forma de um políptico complexo e de grandes dimensões, do século XV, período inicial da pintura flamenga.
Ele é composto por 12 painéis, oito dos quais são venezianas fechadas. Os painéis laterais são pintados em ambos os lados, dando duas perspectivas diferentes, caso eles se encontrem abertos ou fechados. Aos domingos e dias festivos, o retábulo está totalmente aberto. Nos outros dias ele fica fechado e coberto por uma toalha.
O retábulo foi encomendado pelo comerciante, financista e político, Joost Vijdt, que exercia uma liderança semelhante ao prefeito da cidade. Ele encomendou o retábulo para uma capela da Igreja de São João Batista (hoje Catedral de São Bavo) onde ele e sua esposa eram os benfeitores. O retábulo foi oficialmente instalado em 06 de maio de 1432.
A obra foi mandada fazer por Hubert van Eyck, de quem se sabe pouco da sua vida. Ele terá sido responsável pelo seu desenho, mas morreu em 1426. Pensa-se que o políptico tenha sido executado pelo seu irmão mais novo Jan van Eyck, entre 1430 e 1432.
I. 1 - A composição do Retábulo
O altar é composto por um total de 12 painéis, que fornecem ao espectador duas cenas diferentes de acordo com a sua posição aberta ou fechada.
O painel principal apresentado na parte de cima representa o Cristo Rei entronizado entre a Virgem Maria e São João Batista. À direita e à esquerda desses três personangens, anjos cantando e tocando música, e nos painéis exteriores, Adão e Eva.
Painel completo- fonte: wikipedia "Ghent Altarpiece", Obra de Jan Van Eick e foto copyriht de Pol Mayer / Paul M.R. Maeyaert
Virgem Maria
wikipedia "Ghent Altarpiece" - Pintura de Jan van Eick, fotos de wikimedia commons
Painel "Adoração do cordeiro místico" - Jan Van Eick, Wikipedia "Ghent altarpiece" -
A parte inferior do painel central representa a adoração do Cordeiro de Deus para vários grupos de pessoas absortas em adoração e oração. Eles estão iluminados por uma pomba que representa o Espírito Santo.
Durante a semana, os painéis ficam dobrados, mostrando a Anunciação de Maria e o retrato do doador Joost e sua esposa Vijdt Lysbette Borluut.
I.2 - Painéis Aumentados - Figuras centrais
No painel superior central estão a Virgem Maria à direita e São João Batista à esquerda. Existem entre os historiadores dúvida se a figura central representa Jesus, rei do Universo, Deus pai todo poderoso ou a Trindade Santa representada por uma só pessoa. A existência de uma coroa tripla na figura central confere credibilidade a essa última possibilidade.
Virgem Maria
Jesus / Deus Pai / Santíssima Trindade |
São João Batista |
I.3 - Adoração do Cordeiro Místico
Painel "Adoração do cordeiro místico" - Jan Van Eick, Wikipedia "Ghent altarpiece" -
Foto: origem desconhecida - carregada por Petrusbarbygere
Os painéis centrais inferiores mostram a adoração do Cordeiro de Deus, cercado por fiéis alinhados um atrás do outro esperando para adorar o Cordeiro. No céu, uma pomba, representando o Espírito Santo ilumina a cena. O Cordeiro é cercado por quatorze anjos.
O cordeiro tem uma ferida em seu peito, de onde o sangue jorra em um cálice de ouro, ainda que não apresente qualquer epressão externa de dor. É uma referência ao sacrifício de Cristo. Os anjos têm asas vívidas multicoloridas e seguram a cruz e a coroa de espinhos, símbolos da paixão de Cristo.
Grupos de adoradores
Em primeiro plano, a esquerda está um grupo de profetas judeus ajoelhados, cada um segurando uma Bíblia. Atrás deles, os filósofos e escritores pagãos de todo o mundo como evidenciado pelas características orientais de alguns deles e os diferentes tipos de bonés e chapéus que portam. A figura vestida de branco, com uma coroa trançada, é provavelmente Virgílio, que é considerado um "avant-la leta cristã". Á direita, é possível distinguir os Doze apóstolos e por trás deles, vários santos, com papas e outros homens da igreja antes deles. Entre eles é possível reconhecer Santo Estevão, transportando as pedras com as quais ele foi apedrejado.
Na parte inferior esquerda estão os homens mártires, todos representados vestindo roupas tradicionais do clero; e à direita, os mártires do sexo feminino. Homens e mulheres têm nas suas mãos uma palma. Algumas dessas mulheres são reconhecíveis por atributos que elas estavam segurando.
I.4 - Retábulo Fechado
file: wikipedia - "Ghent Altarpiece", Obra de Jan Van Eick, foto: autor desconhecido: wikimedia commons carregado por Xanthous Onyx commonswiki
Quando está fechado o retábulo mostra a Anunciação em quatro painéis. À esquerda uma representação da mensagem do anjo Gabriel; e à direita, a resposta da Virgem Maria. Na parte de baixo podemos ver nas laterias o retrato do doador Joost e sua esposa Vijdt Lysbette Borluut.
II. - História
O retábulo foi mudado de local várias vezes ao longo dos séculos. O historiador de arte Noah Charney descreve o retábulo como uma das peças mais cobiçadas e desejadas da arte. Ela foi Vítima de 13 crimes e sete roubos.
Após a Revolução Francesa o retábulo estava entre uma série de obras de arte saqueadas na Bélgica de hoje e levadas para Paris onde foi exposta no Louvre. Ela foi devolvida para Ghent em 1815 após a derrota francesa na batalha de Waterloo.
As laterais foram penhoradas pela diocese de Ghent em 1815 e como ela não conseguiu resgatá-las, elas foram vendidas para um Inglês. Mais tarde elas foram compradas pelo rei da Prússia e por muitas décadas elas foram exibidas em Berlim.
Alguns painéis que foram danificados por um incêndio em 1822, e os paineis com Adão e Eva, foram enviados para Bruxelas.
Durante a I Guerra Mundial, outros painéis foram retirados da catedral por forças alemãs. Sob os termos do fim da guerra, Tratado de Versalhes, a Alemanha devolveu todos os painéis e, em 1920, foram todos reunidos novamente em Ghent.
Em 1934, os painéis do "julgamento dos justos" e "São João Batista" foram roubados. O painel de São João Batista foi devolvido, mas o painel do "julgamento dos justos aida está desaparecido.
Como os Alemães se lamentavam da perda dos painéis, no início da outra invasão na II guerra em 1940, uma decisão foi tomada na Bélgica de enviar o retábulo para o Vaticano para mantê-lo seguro.
A pintura já estava na França a caminho do Vaticano, quando a Itália declarou sua entrada na guerra aliada aos alemães. A pintura foi armazenada no vilarejo de Pau, sul da França, e representantes militares franceses, belgas e alemães assinaram um acordo que era necessário o consentimento de todo os três para que a obra fosse movida.
Em 1942, Adolf Hitler ordenou que a pintura fosse apreendida e trazida para a Alemanha para ser armazenada no Castelo de Neuschwanstein, na Bavária.
Depois que um ataque aéreo dos aliados tornou o local inseguro para a pintura, o retábulo foi armazenado em uma mina de sal em Autausse na Àustria .
Quando as tropas americanas se aproximavam do local, já no fim da guerra, uma alta patente alemã deu ordem de explodir a mina que abrigava essa e dezenas de utras obras de arte. Oito bombas de 500 kg foram colocadas dentro da mina, mas uma discordância dentro do estado maior permitiu evitar o desastre.
O retábulo foi recuperado pelos americanos ao fim da guerra e restituído aos Belgas em uma cerimônia presidida pelo Principe Charles. Nenhuma autoridade francesa foi convidada para a cerimônia porque os funcionários franceses do regime de Víchy haviam aceitado a sua transferência para a Alemanha.
III. - Referências
- Texto: Resumo retirado de
- Wikipedia Inglesa: The Ghent Altarpeice
- Wikipedia Francesa: L'agneau mistyque
Fotos:
- Wikpedia: "Ghent Altarpiece"
Filme:
Os Caçadores de Obras Primas
Filme:
Os Caçadores de Obras Primas