1. - Fundação da Cidade - Forte de São Pedro e São Paulo
Em 1703 o Czar Pedro o Grande, entra em guerra contra a Suécia para a retomada de terras russas antigas e com a finalidade de garantir uma conexão com a Europa Ocidental através do mar baltico.
Em 12 de maio, Pedro capturou a cidade de Nyenskans das mãos dos suecos. Em 27 de maio de 1703, próximo do estuário da lha de Hare o Czar estabeleceu o forte de Pedro e Paulo, de onde seria iniciado a construção da cidade de São Petersburgo
Pedro decidiu então mandar construir nesse lugar a nova capital da Rússia, que ele chamaria de São Petersburgo, com um projeto urbanístico de acordo com os costumes mais ocidentais.
Forte de Pedro e Paulo, São Petersburgo, foto HistóriacomGosto |
Pedro que havia passado dezoito meses na europa aprendendo as técnicas de navegação e assimilando a cultura europeia vigente, ficou fortemente decidido a criar com a nova cidade uma porta de ligação tanto do ponto de vista comercial como do ponto de vista cultural.
A cidade foi então construída por camponeses de toda a Russia, junto com alguns prisioneiros de guerra suecos, todos sob a supervisão de Alexandre Menchikov. Devido às severas condições de construção, pois o terreno era todo alagadiço, dezenas de milhares de pessoas morreram durante a construção daquela que seria por cerca de 200 anos a nova capital da Rússia.
A cidade foi inagurada ainda inacabada em 1712, e Pedro transferiu a capital e toda a corte de Moscou para São Petersburgo.
1.1 - Igreja de São Pedro e São Paulo
2 Palácio de Verão - Peterhoff
Logo em seguida ao início da construção da cidade de São Petersburgo, o Czar Pedro ordenou a construção de Peterhoff, que significa "a corte de Pedro", e foi construída para ser uma residência de verão, local de descanso, e também local de receber convidados.
3 Palácio de Inverno de Catarina / Museu Hermitage
Palácio de Catarina, praça |
O Museu Hermitage
Um dos maiores museus do mundo e com coleções muito boas, três coisas são difíceis ao visitar o Hermitage:
a) Entrar no Museu no verão - As filas para entrar no Museu são enormes. Como não é possível comprar o tícket em avanço. O jeito é coragem e ir para a fila do Museu. Uma dica porém é sjper importante: Não entre nas grandes filas de comprar o tiquete na bilheteria. Dentro da área do Museu existem máquinas de venda de tiquetes automático que economizam muito o tempo. Vá nessas máquinas, veja como os russos fazem e faça igual.
b) Decidir para onde olhar: As salas do museu são autenticas obra de arte com seus pisos, paredes e tetos extremamente bem decorados. O Museu foi renovado recentemente e a decoração é de extremo bom gosto.
c) Percorrer todo o Museu - Como o Louvre o Museu é muito grande e impossível vê-lo todo em apenas uma visita. Existem ainda alas separadas com ingressos separados para alguns tipos de coleções. Escolha o que mais lhe interessa e não se lamente de não vê-lo todo.
4. Estátua de Pedro o Grande - "Cavaleiro de Bronze"
O Cavaleiro de Bronze é uma estátua equestre de Pedro o Grande em São Petersburgo, na Rússia. Comissionado por Catarina II da Rússia, foi criado pelo escultor francês Étienne Maurice Falconet, no entanto, a cabeça do homem e a do cavalo foram esculpidas por Marie-Anne Collot, aluna e assistente de Falconet.
O nome vem de um poema de 1833 com o mesmo nome por Alexandre Pushkin, que é considerada uma das obras mais significativas da literatura russa. A estátua é agora um dos pontos turísticos e símbolos de São Petersburgo.
O pedestal da estátua é a Pedra do Trovão, a maior pedra já movida pelos humanos. A pedra pesava inicialmente cerca de 1500 toneladas, e foi esculpida até 1250 toneladas durante o transporte para seu local atual.
Estátua de Pedro, O grande, São Petersburgo, foto HistoriacomGosto |
5. - Almirantado
O Almirantado de São Petersburgo, construído entre 1806 e 1823, é a antiga sede do Conselho de Almirantes e Marinha Imperial Russa. O edifício do estilo impérial, projetado pelo arquiteto Andrejan Zacharov entre 1806 e 1823, está localizado no extremo leste da avenida Névski, e é um dos monumentos mais conhecidos da cidade. O edifício foi construído para simbolizar as ambições marítimas do czar. O projeto original consistia num estaleiro fortificado que foi mais tarde cercado por cinco baluartes e cuja proteção foi reforçada com um fosso.
Almirantado São Petersburgo, foto wikipedia commons |
O Almirantado, com o seu pináculo dourado encimado por um cata-vento com a forma de um pequeno navio de guerra (Korablik), é um dos marcos de maior destaque da cidade e o ponto principal das três principais ruas antigas de São Petersburgo — a avenida Névski, a rua Gorokhóvaia e a avenida Voznesensky, o que sublinha a importância que Pedro I deu à Marinha Russa.
Vladimir Nabokov, escritor e natural de São Petersburgo, escreveu uma curta história em maio de 1933 intitulada "The Admiralty Spire".
6 - Catedral de Santo Isaac - Igreja Neoclássica
Considerada a maior Igreja da Rússia e construída ao longo de 40 anos (1818 a 1858), a Catedral de Santo Issac é uma Igreja Ortodoxa em São Petersburgo e uma das maiores Igrejas com cúpula central em todo o mundo. Essa Igreja atual, construída de acordo com o projeto de Auguste Montferrand, escolhido pelo Czar AlexandreI, foi a quarta igreja construída no local.
DomoO domo principal da Igreja mede 101 metros de altura e é banhado com ouro puro.
A Basílica de São Pedro em Roma tem o domo mais alto (136,57 m de altura e 41,47 m de diâmetro).
Santo Isaac
Santo Isaac era o santo de devoção do Imperador Pedro o Grande pois os dois tinham a mesma data de nascimento.
Igreja => Museu => Igreja
No período do comunismo a Igreja foi transformada em museu do ateísmo e da história religiosa. Hoje ela oferece serviços religiosos nas capelas laterais, mas continua sendo o museu da história religiosa.
É uma igreja lindamente decorada.
7 - Grandes Avenidas - Nevsky Prospekt
A Avenida Nevsky é a principal avenida de São Petersburgo, na Rússia.
Planejada por Pedro, o Grande, como início da estrada para Novgorod e Moscovo, a avenida tem início na Praça do Palácio, entre o Almirantado e o Hermitage e termina no Mosteiro de Alexander Nevsky.
Na Avenida Nevsky encontram-se, entre outros edifícios, o Palácio Stroganov, da autoria de Bartolomeo Rastrelli, a Catedral de Nossa Senhora de Cazã, igrejas do século XVIII, e um monumento a Catarina, a Grande.
Edifício Singer |
Rua lateral à Nevsky Prospekt
8 - Igreja do Sangue Derramado
A Catedral do Salvador sobre o Sangue Derramado ou Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado é uma igreja ortodoxa russa de São Petersburgo, situada na margem do canal Griboedov, próximo ao parque do Museu Russo e da avenida Nevsky Prospekt.
A igreja foi construída no local onde o Czar Alexandre II da Rússia foi assassinado, vítima de um atentado no dia 13 de março de 1881 (1 de março no calendário juliano, em vigor na época).
A catedral foi construída como um memorial ao Imperador Alexandre II no local onde ele foi assassinado em março de 1881, por Ignaty Grinevitski, membro da facção política Narodnaya Volya (A vontade do Povo).
O Czar Alexandre II
O Czar Alexandre II ficou conhecido como um dos melhores imperadores da Rússia e deu início a uma série de reformas radicais. Ele implantou a abolição do regime de servidão dos camponeses, reformou o sistema judiciário, implantou o serviço militar obrigatório para todas as classes, e encorajou o movimento nacionalista Finlandês. Apesar disso o movimento terrorista buscava incessantemente o seu assassinato como forma de buscar uma revolução social que melhorasse as condições do povo rapidamente.
A construção da Igreja
A construção da Catedral foi iniciada em 1883 no governo de Alexandre III, filho de Alexandre II, e concluída em 1907 durante o reinado de Nicolas II. A igreja foi desenhada pelo arquiteto Alfred Parland e pelo Arquimandrita Ignati (nome secular Mályshev), reitor do mosteiro Tróitse-Sérguievski.
A 19 de agosto de 1907, o metropolita António de São Petersburgo e Ladoga consagrou a Igreja.
A pedido do Czar Alexandre III a igreja foi concebida no puro estilo russo.
Aqui04
Os mosaicos são de suma importância na decoração da Igreja da Ressurreição, formando uma das maiores coleções de mosaicos monumentais da Europa.
Os mosaicos estão organizados em linha com o conceito teológico da igreja. A cobertura da cúpula está revestida com a imagem em mosaico de Cristo Pantocrator.
interior da catedral do sangue derramado, foto historiacomgosto |
Durante a Segunda Guerra Mundial e o cerco da cidade, uma bomba atingiu a cúpula mais alta da igreja. A bomba não explodiu e permaneceu encerrada na cúpula da igreja durante 19 anos. Somente quando os trabalhadores subiram à cúpula para reparar as goteiras, a bomba foi encontrada e retirada.
13. - Referências
estações de metrô - https://viatrolebus.com.br/2021/01/qual-a-estacao-de-metro-mais-profunda-do-mundo/
Wikipedia - Para as várias localidades de São Petersburgo usamos os textos da Wikipédia para descrição. Esse não é um blog comercial mas apenas de divulgação cultural.