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quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Abadias e Mosteiros: O surgimento das ordens mendicantes (franciscanos, dominicanos, carmelitas) - Século XIII

 I. Introdução


O que aconteceu com a ordem de Cluny se repetiu com a ordem de Cister. Ela foi vítima do próprio sucesso e das consequências do seu crescimento. A ordem possuía cada vez mais terras e os abades cada vez mais poder. E com isso ficaram cada vez mais distantes do sonho de Bernardo que falou " Árvores e rochas te ensinarão o que você não pode aprender com nenhum mestre" .

quadro com os pregadores da ordem dos dominicanos
Ordem dos Dominicanos (Pregadores), movimento contra propagação de heresias

Movimentos de Oposição / Movimentos Heréticos


No século XII a Igreja tinha tal opulência que começaram a surgir novos grupos de cristãos defendendo a obediência às Escrituras, o retorno à simplicidade e à pobreza, e a diminuição do poder da hierarquia eclesiástica. Mas ao lado desses se propagou com muita força várias crenças consideradas heréticas como os albigenses que propunham dois deuses (do bem e do mal) e negavam que Jesus era filho de Deus. Eles estavam convertendo muita gente pelo seu modo de vida bem austero e simplificação dos cultos e crenças. Muitos foram declarados hereges e assim iniciou-se na França a "Inquisição religiosa". Ela visava combater esses grupos, especialmente os cátaros/albigenses e os valdenses que pregavam idéias muito contraditórias ao cristianismo da igreja. 

Cruzada Albigense


Primeiramente o Papa tentou que o sacerdote Domingos e  o bispo convertesse a população de Albi pela propagação da palavra correta. Não sendo bem sucedido, Inocencio III então lançou uma cruzada contra esse movimento que durou 20 anos. 

A Cruzada Albigense (denominação derivada de Albi, cidade situada ao sudoeste da França), também conhecida como Cruzada Cátara ou Cruzada contra os Cátaros, foi um conflito armado ocorrido em 1209 e 1244, por iniciativa do papa Inocêncio III com o apoio da dinastia capetiana (reis da França na época), com o fim de reduzir pela força o catarismo, um movimento religioso qualificado como heresia pela Igreja Católica e assentado desde o século XII nos territórios feudais do Languedoque;

A ordem dos dominicanos surgiu justamente com o objetivo de difundir e pregar a palavra em linguagem popular no sul da França. 

II. O surgimento das ordens mendicantes ( franciscanos, dominicanos, carmelitas) - Século XIII

 
quadro com os vários hábitos das ordens mendicantes, dominicanos com hábitos pretos, ...,
Da esquerda para a direita os hábitos das ordens:, dominicanos, cistercienses, franciscanos, cartuxos, ...,. 

Obs: A foto foi adquirida no modo vetor mas não consegui reproduzir aqui. Somente nessa forma com o logo da shutterstock é que consegui, apesar de ter adquirido legalmente os direitos.


século XIII marca, sem dúvida, o apogeu do cristianismo e das instituições monásticas Estes serão, no entanto, limitados pelo Quarto Concílio de Latrão (1215-1216), que proíbe qualquer nova regra. É a época da construção de Royaumont, a Sainte-Chapelle, o Mont-Saint MichelSó a ordem de Cister tem cento e sessenta monges promovidos ao episcopadoEle é o favorito dos grandes. É aos cistercienses que se confiam as missões mais delicadas, as negociações de paz, a conclusão de tréguas, etc.

foto do interior da capéla gótica da Saint Chapel em Paris, mostrando seus magníficos vitrais
Capela Gótica "Saint Chapel", Paris,  construída entre 1246 e 1248, foto de PhotoFires shutterstock.com

No entanto, a reforma da ordem imposta em 1335 pelo papa cisterciense Bento XII chegou tarde demais para impedir que experimentasse o início da decadência. O espírito do século infiltrou-se nos claustros, carregado pelas mudanças sociais. As cidades decolam, o comércio se desenvolve. A universidade agora atrai a elite intelectual e as ordens mendicantes – franciscanos, dominicanos, carmelitas, todos aqueles que não estão vinculados à “estabilidade local” e que levam uma vida de pobreza e errante atraem as melhores vocações.

Os Franciscanos



Francisco começou a pregar por volta de 1207. Ele viajou para Roma para buscar a aprovação do Papa Inocêncio III em 1209 para a formação de uma nova ordem religiosa. A Regra de São Francisco original aprovada pelo Papa não permitia a posse de propriedade, exigindo que seus membros implorassem por comida enquanto pregavam. A austeridade pretendia imitar a vida e o ministério de Jesus Cristo.

foto de três monges franciscanos andando pelas ruas de Verona com seus hábitos marrons
Monges franciscanos em Verona, foto de Levoshko Konstantin em shutterstock.com

Os franciscanos viajavam e pregavam pelas ruas, enquanto se hospedavam nas propriedades da igreja. Santa Clara, sob a orientação de Francisco, fundou as Clarissas (Ordem de Santa Clara) em 1212, que continua sendo uma Segunda Ordem dos Franciscanos. A extrema pobreza exigida dos membros diminuiu na revisão final da Regra, em 1223. O grau de observância exigido dos membros permaneceu uma importante fonte de conflito dentro da ordem, resultando em numerosas secessões.

A Ordem dos Frades Menores, anteriormente conhecida como ramo "Observante", é uma das três primeiras da Igreja Católica, sendo as outras os "Conventuais" (formada em 1517) e "Capuchinhos" (1520).

O Início


Um sermão que Francisco ouviu em 1209 sobre Mateus 10:9 impressionou-o tanto que decidiu dedicar-se inteiramente a uma vida de pobreza apostólica. Vestido com uma roupa áspera, com os pés descalços e, seguindo o preceito evangélico, sem cajado ou alforje, ele começou a pregar o arrependimento.

ilustração de São Francisco de Assis falando com os pássaros
Ilustração de São Francisco
Logo se juntou a ele um importante cidadão da cidade, Bernardo de Quintavalle, que contribuiu com tudo o que tinha para o trabalho, e outros companheiros, que dizem ter atingido o número de onze em um ano. Os irmãos moravam na colônia de leprosos deserta de Rivo Torto, perto de Assis; mas passavam grande parte do tempo viajando pelos distritos montanhosos da Úmbria, sempre alegres e cheios de canções, mas causando uma profunda impressão em seus ouvintes por suas sinceras exortações. A vida deles era extremamente ascética, embora aparentemente essas práticas não tenham sido prescritas pela primeira regra que Francisco lhes deu (provavelmente em 1209), que parece não ter sido mais do que uma coleção de passagens das Escrituras enfatizando o dever da pobreza.

Apesar de algumas semelhanças entre esse princípio e algumas das ideias fundamentais dos seguidores de Pedro Valdo, na França, a irmandade de Assis conseguiu obter a aprovação do Papa Inocêncio III. O que parece ter impressionado primeiro o bispo de Assis, Guido, depois o cardeal Giovanni di San Paolo e, finalmente, o próprio Papa Inocêncio, foi sua lealdade total à Igreja e ao clero

Inocêncio III não foi apenas o papa que reinou durante a vida de São Francisco de Assis, mas também foi responsável por ajudar a construir a igreja que Francisco estava sendo chamado a reconstruir. Inocêncio III e o Quarto Concílio Laterano ajudaram a manter a igreja na Europa.


Os Dominicanos


Para combater as idéias pregadas pelos cátaros surgiu no meio dos sacerdotes da época a ordem dominicana com a intenção de se dedicar ao estudo e propagação dos ensinos da Igreja. 

quadro do cônego Domingos
Durante uma viagem, ao verem se espalhar no meio do povo crenças deturpadas, o cônego Domingos e o Bispo Diego envolveram-se na pregação, utilizando as mesmas técnicas dos heréticos: despidos de qualquer sinal de autoridade, falando uma linguagem que todos compreendiam, disputando debates públicos, em praças, igrejas, e mesmo tabernas.

O seu sucesso foi imediato. Convenceram os legados papais e alguns monges cistercienses a segui-los nos seus métodos e durante algum tempo prosseguiram a sua ação pregadora.


Diego, como bispo, teve no entanto de regressar à sua Diocese falecendo pouco depois.

Domingos prossegue com a sua missão e em 1216 tem um pequeno grupo de 16 seguidores, para os quais solicita, em Roma, a aprovação de uma Regra para a constituição de uma nova ordem monástica. Mas o Papa, limitado pela decisão do recente Concílio de Latrão que proibiu a aprovação de novas ordens, pretendendo de qualquer forma apoiar o projecto de Domingos, sugere que adotem a regra de Santo Agostinho, o que fazem.

Assim, em 1216 é aprovada oficialmente a constituição da Ordem dos Pregadores, uma ordem de religiosos inteiramente dedicados à missão da pregação, função até então exclusivamente reservada aos bispos.

foto de vários irmãos dominicanos ao que parece em uma procissão / passeata nos Estados Unidos
Dominicanos nos Estados Unidos



Dominicanos no Brasil

Os dominicanos chegaram ao Brasil em 1881, e se instalaram na Diocese de Goiás. Inicialmente trabalharam com a evangelização dos sertanejos e dos índios caiapós em partes de Minas Gerais, Goiás, Pará e São Paulo.

Durante os primeiros 50 anos, sua ação praticamente foi restrita nas regiões do interior, mas, a partir da década de 1920, começaram a atuar nos grandes centros urbanos da região sudeste do país.


Os Carmelitas



A Ordem do Carmo ou Ordem dos Carmelitas, originalmente chamada Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, é uma ordem religiosa católica que surgiu no final do século XI, na região do Monte Carmelo (uma cadeia de colinas, próxima à actual cidade de Haifa, antiga Porfíria, no atual Estado de Israel) — onde hoje há, desde 1892, o Mosteiro de Nossa Senhora do Monte Carmelo.

A palavra "carmelo" significa jardim. Conta a tradição que o profeta Elias se estabeleceu numa gruta, em pleno Monte Carmelo, seguindo uma vida eremítica de oração e silêncio. Nele, e no seu modo de vida, se inspiraram os primeiros religiosos da Ordem. Mais tarde, uma Regra para a Ordem do Carmo foi sistematizada e proposta por Santo Alberto, Patriarca de Jerusalém, e aprovada pelo papa Honório III em 1226. No século XIII os religiosos acabaram por migrar para os países do Ocidente, fugindo das invasões sarracenas.

Ordem Terceira do Carmo


A Venerável Ordem Terceira do Carmo (ou, simplesmente, Terceiros Carmelitas) é um ramo da Ordem do Carmo composto pelo grupo de membros leigos dos Carmelitas da Antiga Observância, os quais encontram-se sempre unidos em comunhão fraterna com os frades contemplativos e com as freiras de clausura da sua ordem religiosa. Este ramo baseia-se, por norma, no carisma carmelita original, ainda que partilhe a riqueza espiritual do ramo reformado por Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz.

foto de frades e freiras da ordem terceira do Carmo



Carmelitas Descalços

A Ordem dos Carmelitas Descalços (ou, simplesmente, Carmelitas Descalços) é um ramo da Ordem do Carmo, formado em 1593, que resulta de uma reforma feita ao carisma carmelita elaborada por Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz. Este ramo divide-se em três diferentes tipos de família carmelita: os padres ou frades, as freiras de clausura e os leigos.

III. - Referências


Ordens religiosas
Wikipedia - Ordem Dominicana, Ordem Franciscana, Ordem do Carmo

História dos mosteiros e abadias na França


IV. - Outras Publicações do Tema

História do Monaquismo Ocidental I

Cristandade, Mosteiros e Abadias no período de Carlos Magno

Abadia de Cluny e o reavivamento monástico dos séculos X e XI

A ordem de Cister, reformadora da Ordem de Cluny, séculos XII a XV

Abadias e Mosteiros, o surgimento das ordens mendicantes (franciscanos, dominicanos, carmelitas) século XIII