I. Origens Culturais do Monaquismo
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Cavernas em Qumram, Israel próximo ao mar morto, foto de @alefbet em pt.depositphotos.com |
O termo "monaquismo" ou "monasticismo" tem origem na palavra grega "monachos" (uma pessoa solitária), e significa a prática da abdicação dos objetivos comuns dos homens em prol da prática religiosa. Não é uma exclusividade da religião cristã: Várias religiões apresentam a prática monástica embora usando expressões diferentes: budismo, cristianismo, hinduísmo, taoismo e jainismo. Assim, os indivíduos que praticam o monasticismo são classificados como monges (no caso dos homens) e monjas (no caso das mulheres). Ambos podem ser referidos como monásticos e, por norma, vivem na chamada clausura monástica. Abaixo alguns exemplos:
a) Hinduísmo
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Monge hindú sahdu, foto de @ kalinovsky em pt.depositphotos.com |
Em sua busca para atingir o objetivo espiritual da vida, alguns hindus escolhem o caminho do monaquismo (Sannyasa). Os monásticos comprometem-se a uma vida de simplicidade, celibato, desapego das atividades mundanas e contemplação de Deus. Um monge hindu é chamado de anyāsī, sahdu ou swāmi.
Uma freira é chamada de sanyāsini, sādhvi ou swāmini. Tais renunciantes são concedidos grande respeito na sociedade Hindu, porque sua renúncia para fora do egoísmo e do mundanismo serve como uma inspiração para chefes de família que lutam por renúncia mental. Alguns monásticos vivem em mosteiros, enquanto outros vagam de um lugar para outro, confiando somente em Deus para prover suas necessidades físicas. É considerado um ato altamente meritório para um devoto leigo fornecer comida ou outras necessidades aos sadhus .
b) Budismo
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monges budistas tibetanos, foto de @ muha04 em pt.depositphotos.com |
A comunidade de monges (bhikkhus) budistas ordenados ("mendigo" ou "aquele que vive de esmolas") e bhikkhunis (freiras) originais foi fundada por Gautama Buda durante sua vida há mais de 2500 anos. Esse estilo de vida monástico comunitário cresceu a partir do estilo de vida de seitas anteriores de ascetas errantes, alguns dos quais o Buda havia estudado. Foi inicialmente bastante eremítico ou recluso por natureza. Esperava-se que bhikkhus e bhikkunis vivessem com um mínimo de bens, que deveriam ser fornecidos voluntariamente pela comunidade leiga. Seguidores leigos também forneciam a comida diária que os bhikkhus requeriam e forneciam abrigo para os bhikkhus quando eles precisavam
Após a Parinirvana (Passagem Final) do Buda, a ordem monástica budista desenvolveu-se em um movimento principalmente cenobítico ou comunitário. A prática de viver em comunidade durante a estação chuvosa, prescrita pelo Buda, gradualmente cresceu para abranger uma vida monástica estabelecida centrada na vida em uma comunidade de praticantes.
c) Judaísmo
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judeus ortodoxos,foto de @kavramm em depositphotos.com |
O judaísmo não encoraja o ideal monástico de celibato e pobreza. Ao contrário, toda a Torá e os Mandamentos são um meio de santificar o mundo físico. Conforme disseminado através dos ensinamentos, a busca dos prazeres físicos permitidos é encorajada como um meio de "servir a Deus com alegria" (Deuteronômio 28:47).
No entanto, até a Destruição do Segundo Templo , há cerca de dois mil anos, fazer os votos de nazireu era uma característica comum da religião. Os judeus nazireus se abstinham de produtos derivados da uva, cortes de cabelo e contato com os mortos. No entanto, eles não se retiraram da sociedade em geral e foram autorizados a se casar e possuir bens; além disso, na maioria dos casos, o voto de nazireu era por um período de tempo especificado e não permanente. Em hebraico moderno, o termo "Nazir" é mais frequentemente usado para se referir a monásticos não judeus.
Essênios
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cavernas de Qumram onde viviam os essenios, foto de @ alefbet |
Os essênios foram uma seita judaica que floresceu do século II a.C. a 100 d.C., que alguns estudiosos afirmam separou-se dos sacerdotes zadoquitas. Sendo muito menos em número do que os fariseus e os saduceus (as outras duas seitas principais da época), os essênios viviam em várias cidades, mas se congregavam na vida comunitária dedicada ao ascetismo, pobreza voluntária , imersão diária e abstinência dos prazeres mundanos, incluindo (para alguns grupos) casamento .
Muitos grupos religiosos separados, mas relacionados daquela época, compartilhavam crenças místicas , escatológicas , messiânicas e ascéticas semelhantes . Esses grupos são chamados coletivamente por vários estudiosos de "Essênios". Flávio Josefo registra que os essênios existiram em grande número e milhares deles viveram em toda a Judeia romana.
Os essênios ganharam fama nos tempos modernos como resultado da descoberta de um extenso grupo de documentos religiosos conhecidos como Manuscritos do Mar Morto, que comumente se acredita serem a biblioteca dos essênios - embora não haja prova de que os essênios os escreveram.
Esses documentos incluem várias cópias preservadas da Bíblia Hebraica que permaneceram intactas desde 300 anos antes de Cristo até sua descoberta em 1946.
d) Islamismo
O Islã proíbe a prática do monaquismo. Maomé disse a seus companheiros para aliviarem o fardo e evitarem excessos. Perguntado sobre orarem a noite toda ou jejuarem continuamente, Maomé disse: “Não faça isso! Jejue em alguns dias e coma em outros. Durma parte da noite e ore outra parte. Pois seu corpo tem direito sobre você, seus olhos têm direito sobre você, sua esposa tem direito sobre você, seu convidado tem direito sobre você.” Maomé uma vez exclamou, repetindo-o três vezes: “Ai daqueles que exageram [que são muito rígidos]!” E, em outra ocasião, Maomé disse: “Moderação, moderação! Pois apenas com moderação você terá sucesso.
e) Cristianismo
As palavras monge" e "mosteiro" vieram do monaquismo cristão e compreendem diversas formas de vida religiosa. Ele começou a se desenvolver no início da história da Igreja, mas não é mencionado nas escrituras. Essa forma de vida foi ganhando muitos adeptos e passou a ser regulado por regras religiosas definida para cada grupo(por exemplo, a Regra de São Basílio, a Regra de São Bento) respeitando sempre a lei da Igreja das respectivas denominações.
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Monges cristãos cooptas, foto wikipedia |
O monge cristão abraça a vida monástica como uma vocação de Deus. Seu objetivo é imitar a vida de Cristo tanto quanto possível na preparação para alcançar a vida eterna após a morte.
No Egito do século IV, os cristãos se sentiram chamados a uma forma de vida mais reclusa ou eremita (no espírito da "Teologia do Deserto" com o propósito de renovação espiritual e retorno a Deus). Santo Antônio, o Grande, é citado por Atanásio como um dos primeiros "monges eremitas". Especialmente no Oriente Médio, o monaquismo eremítico continuou a ser comum até o declínio do cristianismo siríaco no final da Idade Média.
Por volta de 318, São Pacômio começou a organizar seus numerosos seguidores no que se tornaria o primeiro mosteiro cristão cenobítico ou comunitário. Logo, instituições semelhantes foram estabelecidas em todo o deserto egípcio, bem como no resto da metade oriental do Império Romano.
II. As primeiras organizações monásticas cristãs
Depois dessa introdução, nos parece claro que para procurar as raízes do monaquismo cristaõ ocidental, não devemos começar pela Irlanda, Gália ou Itália. Antes devemos iniciar as pesquisas no Egito e na Palestina.
II.1 - Prática monástica
Desde o início a vida monástica se organizou de dois modos: Anacoretas e Cenobitas
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monge eremita |
a) Anacoretas: Os anacoretas, termo que vem do grego antigo: "aquele que abdicou do mundo", eram monges ou eremitas cristãos que viviam em retiro e solidão, especialmente nos primórdios do cristianismo. Eles se dedicavam à oração e à escrita de liturgias, a fim de alcançar um estado de graça e pureza de alma pela contemplação.
O termo anacoreta também é utilizado para denominar um penitente que se afastou do convívio humano para viver na mais completa solidão, procurando expiar seus pecados via meditação.
Santo Antão / Santo Antônio nasceu no Egito, por volta do ano 250, de pais camponeses e ricos. Em uma Missa, ressoaram nele as palavras de Jesus: “Se quer ser perfeito, vai, vende tudo o que tem e dá aos pobres”.
Quando seus pais morreram, tinha cerca de 20 anos. Repartiu seus bens entre os pobres e foi fazer penitência no deserto. Ali, passou a ter uma vida de eremita e, mais tarde, viveu junto a um cemitério, refletindo neste tempo sobre a vida de Jesus, que venceu a morte.
Organizou comunidades de oração e trabalho. Entretanto, optou, novamente, por ir para o deserto, onde integrou sua vida solitária com a direção e organização de um grupo de eremitas que se encontravam nessa área.
Assim, Santo Antão se tornou um dos iniciadores das comunidades de monges na história do cristianismo, que logo foram se expandindo por todo o mundo e que seguem existindo atualmente.
b) Cenobitas:
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São Pacômio
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O cenobitismo cristão caracteriza-se pela vida em comunidade, com divisão do tempo de trabalho, oração e liturgia. Entre os padres cenobitas estava Basílio de Cesareia (ca. 330-379), que considerava o cenobitismo como um retorno à comunidade cristã originária.O cenobitismo difere do monasticismo eremítico justamente pela vida em comunidade, pois o eremita afasta-se do contato com o mundo para assim melhor buscar a Deus. Normalmente os cenobitas pertencem a uma ordem religiosa, vivendo de acordo com uma regra, ou seja, uma coleção de preceitos, tais como a Regra de São Bento.
São Pacômio que viveu entre 292 e 348, é geralmente reconhecido como o fundador do monasticismo cenobita. Ele nasceu em 292 em Tebas, no Egito, de pais pagãos. Depois de se alistar no exercito romano contra a sua vontade aos 20 anos e ter ficado em cativeiro, ali conheceu cristãos que alimentavam os desamparados e consolavam os aflitos.Por fim conseguiu sair do exército sem ter lutado, converteu-se e foi batizado em 314.
Estabelecendo uma ermida próximo ao local onde vivia Santo Antão do Deserto, passou a imitar suas práticas. Na época um outro asceta, Macário, havia criado comunidades, chamadas larves, ou celas, onde os devotos, homens ou mulheres, podiam viver juntos sem contudo seguir os rigores solitários de Santo Antão, e Pacômio aperfeiçoou este sistema, estabelecendo uma organização formal sob a supervisão de um abade. Pacômio passou a ser então conhecido como Abba, ou pai, e a palavra abade daí deriva.
II.2 - Habitação comunitária / Conventos / Mosteiros / Abadias
As habitações comunitárias que foram o início do movimento cenobita, evoluíram das cavernas nas pedras, para conventos, mosteiros até se transformarem em grandes abadias que detinham enorme poder religioso e temporal.
Os mosteiros cristãos ocidentais também são chamados de conventos de frades, abadia, priorado, e preceptoria, enquanto a habitação de freiras também pode ser chamada de convento. A vida comum de um mosteiro cristão é chamada cenobítica.
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Abadia de Cluny |
Entre o século 10 e 12, a Abadia de Cluny, na Borgonha, França, foi o centro de um verdadeiro império monástico europeu, na qual a autoridade se estendia em mais de 1100 conventos e mais de 10 000 monges. Um ditado diz que « Por toda parte, onde o vento sopra, a Abadia de Cluny estava».
III. - Monaquismo cristão no Ocidente
Uma das primeiras vezes em que o Ocidente ouviu falar da vida monástica foi através de Santo Atanásio de Alexandria, que no ano de 335 estava exilado em Treves. Pela mesma época, peregrinos ocidentais que retornavam da Terra Santa falavam do que haviam visto nos mosteiros.
a) Um soldado romano, Martinho “atleta de Deus” evangeliza a Gália
Em 313, o imperador romano Constantino I, recém-convertido ao cristianismo, oferece a seus praticantes através do Edito Milão, garantias de tolerância ao culto. Além disso, reconhece o cristianismo como religião oficial. Entretanto, a Gália como a maior parte da Europa, permanece ainda pagã e de caráter politeísta. Coube a Martin, um soldado e ex-oficial da Guarda Imperial de origem da Panônia (húngara), viajar pela Gália, precedido por sua lenda, pregando o Evangelho.
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Abadia de Saint-Martin de Ligugé fundada em 361, é o mosteiro mais antigo do Ocidente. |
No século IV, o acesso à santidade já não é mais visto como sendo conquistado apenas pelo martírio. Ele é conquistado pela privação, pela pobreza, pelo ascetismo, pela caridade e pela oração. Incentivado por Hilaire, bispo de Poitiers e um dos principais doutores da Igreja, Martin fundou o mosteiro de Ligugé em 361. Esta é a primeira fundação monástica francesa.
O Verão de São Martinho de Tours
São Martinho nasceu na Hungria por volta do ano 316, filho de pais pagãos. Seguia a carreira militar, viajando pelo Império Romano. Converteu-se ao Cristianismo e foi batizado em 356. Fundou um mosteiro em Ligugé (França), onde viveu a vida monástica com a direção de Santo Hilário. Mais tarde, recebeu a ordem sacerdotal e foi eleito Bispo de Tours. Morreu em 397.
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Estátua de São Martinho de Tours / Foto: Wikipédia |
Conta-se que, por volta do ano 337, em pleno outono na Europa, Martinho regressava para casa, quando encontrou no caminho um mendigo, em meio ao frio. Este lhe pediu uma esmola, mas como não tinha o que dar, Martinho retirou a capa que o cobriu, cortou-a ao meio e deu uma parte ao mendigo.
Segundo a tradição, neste momento, a tempestade cessou e um sol extraordinário brilhou no céu e, durante três dias, o verão teve lugar em meio ao outono europeu. Assim, ainda hoje, por volta de 11 de novembro, espera-se a chegada do “verão de São Martinho”.
b)Bento de Núrsia
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São Bento, fra Angelico |
Bento de Núrsia, nascido por volta de 480, adaptaria ainda mais o ideal monástico ao caráter ocidental e, quando em Monte Cassino escreveu a sua Regra, formulou um modo de vida monástica que mudou a face da Europa. Em todos os seus detalhes, a Regra de São Bento é marcada por um espírito de equilíbrio e de discrição que possibilitou o seguimento monástico a um número muito maior de fiéis, orientando e regulando um estilo de vida rígido, mas sem mortificações imoderadas.
A regra de São Bento é organizada em 78 capítulos que tratam de toda a vida e prática religiosa no mosteiro. Um dos capítulos (capítulo 4) trata por exemplo do "instrumento das boas obras", que entre outros diz que:
[30] Não fazer injustiça, mas suportar pacientemente as que lhe são feitas.
[31] Amar os inimigos.
[32] Não retribuir com maldição aos que o amaldiçoam, mas antes abençoá-los.
[33] Suportar perseguição pela justiça.
[34] Não ser soberbo.
[35] Não ser dado ao vinho.
[36] Não ser guloso.
[37] Não ser apegado ao sono.
[38] Não ser preguiçoso.Não ser murmurador.
[40] Não ser detrator.
[41] Colocar toda a esperança em Deus.
[42] O que achar de bem em si, atribuí-lo a Deus e não a si mesmo.
[43] Mas, quanto ao mal, saber que é sempre obra sua e a si mesmo atribuí-lo.
[44] Temer o dia do juízo.
[45] Ter pavor do inferno.
[46] Desejar a vida eterna com toda a cobiça espiritual.
[47] Ter diariamente diante dos olhos a morte a surpreendê-lo.
[48] Vigiar a toda hora os atos de sua vida.
[49] Saber como certo que Deus o vê em todo lugar.
[50] Quebrar imediatamente de encontro ao Cristo os maus pensamentos que
lhe advêm ao coração e revelá-los a um conselheiro espiritual.
c) São Columba e São Columbano
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ícone de São Columba
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Os monges irlandeses foram grandes viajantes, indo para longínquas terras impulsionados pelo desejo de pregar o Evangelho. São Columba, pela metade do século VI, converteu ao cristianismo os pites, cujo território recebeu o nome de Escócia (nome até então limitado a Irlanda). Pouco depois, o quase homônimo são Columbano (conhecido também com os nomes de Colum, Colman, Palumba ou Columba), deixou por sua vez a Irlanda para ir ao continente.
São Columbano nasceu em 528, fez a sua preparação humanística e religiosa em um mosteiro da Irlanda do Norte, em Bangor, sob a direção de são Comgall. É o período em que a Irlanda, chamada “a ilha dos santos”, conta com riquíssima proliferação de santos missionários. Com são Columbano partiram para a Europa um grupo de seis discípulos para aí difundir a vida monástica irlandesa: são Quiliano em Arras, são Gallo no lago de Constância, onde a célebre abadia por ele fundada perpetua o seu nome, são Fursy em Peronne, são Romualdo em Malines, são Livino em Gand, são Virgílio em Salisburgo.
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São Columbano |
Os monges se tornam copistas, farmacêuticos, viticultores ou produtores de leite. É assim que o épico columbano toma forma. Na esteira desse asceta extraordinário, grandes abadias como Luxeuil e Longpont florescem. Os mosteiros nasceram até nas margens do Lago de Constança e em Milão. Todos esses estabelecimentos se misturam, combinando o rigor da regra beneditina com a flexibilidade da regra de São Columbano. O Fleury, fundado em 651, é o melhor exemplo disso.
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Abadia de Luxeuil |
O mosteiro mais célebre fundado por São Columbano foi o de Luxeuil, na França, por séculos um dos mais importantes do Ocidente. Porém, depois de enfrentar perseguições da rainha Brunilde (ele recusou-se a abençoar seus netos, filhos ilegítimos de seu filho, Thierry), foi expulso daquele território.
IV. Continuação
No próximo capítulo mostraremos como foi o desenvolvimento dos mosteiros a partir do reinado de Carlos Magno.
V. Referências
Uma breve história do monaquismo e a grade época das abadias na França
https://dico-du-patrimoine.fr/la-grande-epopee-des-abbayes-en-france-une-breve-histoire-du-monachisme/
São Bento / São Colomba / São Columbano - Wikipédia
História do Monaquismo - Wikipédia