1. - Victor Meirelles
Victor Meirelles de Lima foi um pintor e professor brasileiro que nasceu em Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), em 18 de agosto de 1832. Faleceu no Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1903.
De origem humilde, cedo seu talento foi reconhecido, sendo admitido como aluno da Academia Imperial de Belas Artes. Especializou-se no gênero da pintura histórica, e ao ganhar o Prêmio de Viagem ao Exterior da Academia, passou vários anos em aperfeiçoamento na Europa. Lá pintou sua obra mais conhecida, A Primeira Missa no Brasil. Voltando ao Brasil tornou-se um dos pintores preferidos de D. Pedro II, inserindo-se no programa de mecenato do monarca e alinhando-se à sua proposta de renovação da imagem do Brasil através da criação de símbolos visuais de sua história.
2. - De aluno a Mestre
Tornou-se estimado professor da Academia, formando uma geração de grandes pintores, e continuou seu trabalho pessoal realizando outras pinturas históricas importantes, como a Batalha dos Guararapes, a Moema e o Combate Naval do Riachuelo, bem como retratos e paisagens, onde se destacam o Retrato de Dom Pedro II e os seus três Panoramas.
Uma esquina do Salão |
Com o advento da República, por estar demasiado vinculado ao Império, caiu no ostracismo, e acabou sua vida em precárias condições financeiras, já muito esquecido.
3. - Estilo
A obra de Victor Meirelles pertence à tradição acadêmica brasileira, formada por uma eclética síntese de referências neoclássicas, românticas e realistas, mas o pintor absorveu também influências barrocas e do grupo dos Nazarenos. Depois de um período de relativa obscuridade, a crítica recente o reinstalou como um dos precursores da pintura moderna brasileira e um dos principais pintores do século XIX, para muitos o maior de todos, sendo autor de algumas das mais célebres recriações visuais da história brasileira, que permanecem vivas na cultura nacional e são incessantemente reproduzidas em livros escolares e uma variedade de outros meios.
4. - Algumas Obras de Victor Meirelles
4.1 - Primeira Missa do Brasil
Primeira Missa no Brasil, óleo sobre tela do gênero de pintura histórica, é considerada a primeira grande obra do pintor brasileiro Victor Meirelles. A tela foi feita entre 1859 e 1861, em Paris, durante o período em que o artista viveu na Europa graças a uma bolsa de estudos concedida pela Academia Imperial de Belas Artes. Com 9 m2, Primeira Missa no Brasil foi inspirada na carta escrita por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal descrevendo a primeira missa feita no país.
O estilo de pintura adotado por Meirelles é influenciado por padrões estéticos europeus que buscam a criação de figuras heroicas e exaltação da natureza. A natureza estética da obra se relaciona com o momento de afirmação do Estado Nacional e da construção de identidade brasileira também nas artes visuais.
Primeira Missa no Brasil, Victor Meirelles, 1860, Museu Nacional de Belas Artes |
O quadro se tornou uma das telas mais populares e reconhecidas do país e, exposta no Salão Oficial de Paris em 1861, foi a primeira tela brasileira a participar em uma mostra internacional de relevância. A obra também conferiu a Meirelles o grau de cavaleiro Imperial da Ordem da Rosa e o cargo de professor honorário da Academia de Belas Artes
4.2 Moema, 1866
Moema é uma pintura a óleo, de 1866. Ela retrata a personagem homônima do poema épico Caramuru (1781), de Santa Rita Durão. A obra não reproduz uma cena da produção literária, trata-se da interpretação de Meirelles acerca do destino da índia, que imerge nas águas após ser rejeitada por seu amado Caramuru.
Aparentemente a pintura foi feita sem encomenda e foi exposta pela primeira vez em 1866 na Academia Imperial de Belas Artes. Atualmente a tela faz parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo, adquirida em 1947. Sob a presidência de Beatriz Pimenta Camargo, o museu obteve apoio para o restauro da tela, que é considerada um dos ícones de sua coleção.
Moema, 1866, Museu de Arte de São Paulo |
Moema está, em pose delicada, com o rosto e o corpo voltados para cima, este último levemente inclinado para o observador, sem torções acentuadas. A mão direita está sobre seu ventre, com certa tensão nas dobras dos dedos, enquanto seu braço esquerdo está estendido sobre a areia, suas pernas também estendidas, estão unidas.
O corpo da personagem é um tipo ideal, seguindo os princípios românticos. Trata-se de uma figura marmórea, com a cor local, pele morena, cabelos negros e lisos. Ela corresponde ao imaginário brasileiro da época, à tentativa de construção de uma nacionalidade pautada na exaltação da figura da indígena e na sua heroicização.
4.3 Batalha dos Guararapes, 1875 a 1879
Batalha dos Guararapes é uma pintura a óleo produzida entre 1875 e 1879, que representa uma cena de guerra do primeiro confronto da Batalha dos Guararapes ocorrida no século XVII na Capitania de Pernambuco, que culminou com a expulsão dos invasores holandeses das terras brasileiras. A tela pintada por Victor Meirelles representa a vitória das tropas brasileiras contra as holandesas em 19 de abril de 1648, no primeiro dos dois confrontos ocorridos naquela batalha, travada na região do Morro dos Guararapes. O segundo confronto seria travado meses depois no mesmo local, em 19 de fevereiro de 1649, levando à expulsão definitiva das tropas holandesas da colônia, que só ocorreria em janeiro de 1654, com a assinatura da sua capitulação.
Batalha dos Guararapes, 1875 a 1879, Museu Nacional de Belas Artes |
4.4 Dom Pedro II e Dona Tereza Cristina
Dom Pedro II
O quadro retrata Pedro II do Brasil o segundo e último imperador do Império do Brasil durante 58 anos, de 1831 até sua deposição em 1889. O quadro é uma das encomendas oficiais, fomentada pela Academia Imperial de Belas Artes (Aiba).
A obra pertence ao acervo da Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), que recebeu em doação da empresa Brasital em 1947.
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O quadro retrata Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias esposa do imperador D. Pedro II e imperatriz consorte do Império do Brasil de 1843 até a Proclamação da República em 1889.
A obra pertence ao acervo da Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), que recebeu em doação da empresa Brasital em 1947.
5. Outros Grandes Pintores Brasileiros do final do século XIX ao início do século XX.
No nosso blog iremos destacar os seguintes pintores brasileiros que deixaram uma grande contribuição na nossa arte:
Victor Meirelles -- 1832 a 1903
Pedro Américo -- 1843 a 1905
Almeida Junior -- 1850 a 1889
Benedito Calixto -- 1853 a 1927
Eliseu Visconti 1866 a 1944
6. - Referências
Wikipédia - Victor Meireles / Obras de Victor Meirelles
Postagens de História com Gosto
Postagens de História com Gosto
Victor Meireles: O primeiro grande pintor brasileiro
https://historiacomgosto.blogspot.com/2020/02/victor-meirelles-o-primeiro-grande.html
Pedro Américo: Em desenvolvimento
Almeida Júnior: A pintura brasileira e sua cultura regional
https://historiacomgosto.blogspot.com/2019/02/pintura-brasileira-almeida-junior-e.html
Benedito Calixto: O Pintor e sua Obra
https://historiacomgosto.blogspot.com/2018/01/benedicto-calixto-de-jesus-o-pintor-e.html
Eliseu Visconti: Introduzindo o impressionismo no Brasil
https://historiacomgosto.blogspot.com/2020/02/eliseu-visconti-introduzindo-o.html
https://historiacomgosto.blogspot.com/2020/02/victor-meirelles-o-primeiro-grande.html
Pedro Américo: Em desenvolvimento
Almeida Júnior: A pintura brasileira e sua cultura regional
https://historiacomgosto.blogspot.com/2019/02/pintura-brasileira-almeida-junior-e.html
Benedito Calixto: O Pintor e sua Obra
https://historiacomgosto.blogspot.com/2018/01/benedicto-calixto-de-jesus-o-pintor-e.html
Eliseu Visconti: Introduzindo o impressionismo no Brasil
https://historiacomgosto.blogspot.com/2020/02/eliseu-visconti-introduzindo-o.html