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sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Botticelli e o "Nascimento de Vênus"

I - O Renascimento Italiano


Chama-se renascimento o movimento cultural desenvolvido na Europa entre 1300 e 1650 - portanto no final da idade Média e na Idade Moderna. 

Na verdade o renascimento significou muito mais que o simples reviver da cultura clássica: nesse período ocorreram em todos os campos da arte e das ciências, inúmeras realizações que superaram essa herança. O ideal do humanismo foi, sem dúvida, o móvel de tais realizações e tronou-se o próprio espírito do renascimento.

Num sentido amplo o renascimento pode ser visto como a valorização do ser humano em oposição ao divino e sobrenatural.

Pintura


A pintura do renascimento confirma as tendências vindas do período anterior: A introdução da perspectiva, a utilização do claro escuro e o realismo nas telas. Além disso, a partir do renascimento deu-se o surgimento e a valorização do estilo pessoal, contribuindo para o surgimento dos grandes nomes conhecidos.


II - Sandro Botticelli 


Sandro Botticelli (1445-1510) é considerado o artista que melhor expressou, por meio do desenho, um ritmo suave e gracioso para as figuras pintadas. Seus temas - tirados tanto da antiguidade grega como da tradição cristã - foram escolhidos segundo o potencial de expressar o seu ideal de beleza. (Graça Proença, História da Arte)

quadro com as feições de Sandro Boticelli
Dedicou boa parte da carreira às grandes famílias florentinas, especialmente a Família Médici, para os quais pintou retratos. Entre tais obras, destacam-se Retrato de Giuliano de Medici e A adoração dos Magos. O último rendeu-lhe a atenção da Família Médici, que o colocou sob sua proteção e patronato. A sua relação com a Família Médici foi, sem dúvida, útil para que obtivesse proteção e condições para produzir várias de suas obras-primas.



Participou dos círculos intelectual e artístico da corte de Lourenço de Médici, recebendo a influência do neoplatonismo cristão lá presente, o qual pretendeu conciliar com as ideias clássicas. Tal síntese expressa-se em A Primavera e O Nascimento de Vênus, ambas realizadas sob encomenda para enfeitar uma residência dos Médici e que hoje estão expostas na Galeria Uffizi, em Florença, na Itália. Até hoje não há consenso na interpretação dessas pinturas, embora creia-se que Vênus pode ser vista como fonte do amor divino, tanto do ponto de vista cristão quanto pagão. Assim como o batismo é o "Renascer em Deus", o nascimento de Vênus remete a esperança do "renascimento".

III - Nascimento de Vênus


Obra icônica do Renascimento italiano, muitas vezes tomada como um símbolo da própria Florença e de sua arte, talvez na antiguidade estivesse ligada à igualmente famosa "Primavera" de Botticelli, com a qual compartilha a proveniência histórica, o formato e algumas referências filosóficas. Representa uma das mais altas criações estéticas do pintor florentino, bem como um ideal universal de beleza feminina.

O Nascimento de Vênus sempre foi considerado a ideia perfeita da beleza feminina na arte,  assim como David é considerado o cânone da beleza masculina. Uma vez que ambas as obras são mantidas em Florença, os florentinos se orgulham de possuir os cânones da beleza artística dentro dos muros da cidade. (fonte: Wikipédia italiana)


Descrição

Soprado por Zephir e Chloris a deusa Vênus, nua, é carregada sobre a água por uma concha gigante. Ela pisa em terra firme onde existem árvores como pés de laranja, enquanto uma chuva de rosas cai sobre ela. Uma jovem mulher corre para lhe acolher e cobri-la




quadro O Nascimento de Vênus, mostra uma bela mulher sendo soprada por Zephir e Clóris dentro de uma imensa concha aberta pelo mar. Possivelmente é a deusa Vênus. Ela está despida com uma mão sobre o seio. Uma chuva de rosas cai sobre ela.Uma mulher corre para cobrí-la.
Nascimento de Vênus, Sandro Botticelli, 1485 a 1486, Galleria degli Uffizzi, Florença


No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas em uma concha, sendo empurrada para a margem por Zéfiro, o Vento Oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores. 


Alguns especialistas argumentam que a deusa nua não representaria a paixão terrena, carnal, e sim a paixão espiritual. Apresenta-se de forma similar a antigas estátuas de mármore (cujo candor teria inspirado o escultor do século XVIII Antonio Canova), esguia e com longos membros e traços harmoniosos.


O efeito causado pelo quadro, no entanto, foi de paganismo, já que foi pintado em época em que a maioria da produção artística se atinha a temas católicos. Por isso, chega a ser surpreendente que o quadro tenha escapado das fogueiras de Savonarola, que consumiram outras tantas obras de Botticelli que teriam "influências pagãs".


A anatomia da Vênus, assim como vários outros detalhes menores, não revela o realismo clássico estrito de Leonardo da Vinci ou Rafael. O pescoço é irrealisticamente longo e o ombro esquerdo posiciona-se em ângulo anatomicamente improvável. Não se sabe se tais detalhes constituíram erros artísticos ou licença artística, mas não chegam a atrapalhar a beleza da obra, e alguns chegam a sugerir que seriam presságios do vindouro Maneirismo.


IV. - Detalhes do Quadro


O rosto da Vênus


o rosto de Vênus

Vênus, a deusa do amor, traz beleza para o mundo. A beleza é considerada divina. Na Florença de Botticelli essa era o pensamento corrente que tentava conciliar as ideias classicas com o pensamento Cristão.

A postura


parte do quadro mostrando Vênus em pé em uma forma esguia

A postura de Vênus relembra uma escultura clássica, a Venus pudica, na qual a deusa cobre seus seios e genitais com seus braços, e com o longo cabelo que desce até o joelho. 


Zephir e Chloris


Zephir e sua companheira Chloris  transmitem  movimento quando eles voam através da cena.

Zephir era o único vento permitido de entrar no jardim de Vênus. É Zephir que proporciona as fragrancias perfumadas e que cobre a terra com toda espécie de flores.


rostos de Zephir, o vento, e Chloris

Chloris é raptada por Zephir no Jardim das Hespérides. Depois eles se casam e se tornam capazes de usufruir a primavera por toda eternidade. 

No quadro Zephir e Chloris representam também o amor terreno / carnal a ser purificado pela deusa.

Uma deusa do tempo


A figura feminina que corre para cobrir Vênus pode ser a deusa Primavera


Essa figura pode ser uma das Horai, deusas das estações do tempo.

No caso ela seria a primavera. Seu vestido e o manto que ela leva para Vênus são decorados com flores da primavera.

Ela usa também uma guirlanda de mirtilo ao redor do seu pescoço.

As flores


Temos na cena  flores caindo e folhas nas árvores, dando a noção da primavera ou do paraíso.

flores que estão caindo sobre Vênus

folhas das árvoes ao redor



V - Outras publicações relacionadas


- História resumida de Florença: 
Essa postagem faz um resumo da História de Florença desde a sua fundação atá o Renascimento
https://historiacomgosto.blogspot.com.br/2016/07/historia-resumida-de-florenca-da.html


- Batistério de São João e as Portas do Paraíso
O Batistério de São João, em Florença, tem suas portas com esculturas da história bíblica.
https://historiacomgosto.blogspot.com.br/2016/06/o-batisterio-de-sao-joao-e-porta-do.html


- A Catedral (Duomo) de Florença: 
O Duomo de Florença tem uma das maiores cúpulas de catedral do mundo. Projetado por Bruneleschi, foi um feito extraordinário.

- Dante Alighieri e a Divina Comédia
Dante, com a sua Divina Comédia, conseguiu tornar o idioma da Florença o idioma padrão da Itália.
https://historiacomgosto.blogspot.com/2018/11/dante-alighieri-divina-comedia.html


- Galeria Uffizzi - Construção e Obras


- Michelangelo Buonarroti - Seis Esculturas  
Mostra-se seis esculturas de Michelangelo.
- Leonardo da Vinci - Sua história em Florença
Nessa postegem mostra-se a história de Leonardo da Vinci em Florença.

  https://historiacomgosto.blogspot.com/2018/04/vida-e-obra-de-leonardo-da-vinci-i.html

- A Primavera de Sandro Botticelli
Além do Nascimento de Vênus, a pintura da "Primavera" foi realizada com o mesmo conceito  e técnica por Botticelli.

 
 

V - Referências


Wikipédia - Sandro Botticelli / Nascimento de Vênus (Português e Italiano)

How to read a Painting - D E Rinck - Thames & Hudson