I. - O Cristo Pantocrator
Pantocrator vem de Pantokrátor, 'todo-poderoso', 'onipotente', de pan, 'tudo', e kràtein, 'dominar', e na iconografia do cristianismo, refere-se a uma forma de representação de Jesus, que é retratado com a mão direita, em posição de bênção — com o polegar voltado para si, os dedos médio e indicador em posição oblíqua, quase vertical, e os outros dedos dobrados em direção à palma da mão.
Essa posição da mão direita, com dois dedos erguidos, indica a sua dupla natureza (divina e humana), enquanto a sua participação na Trindade, como segunda Pessoa, é indicada pelos três dedos unidos nas pontas; na mão esquerda, estão as Sagradas Escrituras.
O ícone mais antigo
O ícone mais antigo representnado Jesus, o Todo Poderoso (Pantokrator), está representado no Mosteiro de Santa Catarina no Monte Sinai que é também o mosteiro mais antigo que continua em atividade.
Cristo Pantocrator, Século VI, mosteiro ortodoxo de Santa Catarina, Monte Sinai foto de Eduardo Aguiar Pacheco em wikipedia |
O Cristo Pantocrator encontra-se várias vezes no Novo Testamento em grego.
II. - O Mosteiro de Santa Catarina, Monte Sinai
O Mosteiro Ortodoxo da Transfiguração, mais tarde chamado de Mosteiro de Santa Catarina, em honra à mártir cristã, foi construído no sopé do Monte Sinai, no Egito, por ordem do imperador bizantino Justiniano I, entre os anos 527 e 565. É atualmente o mosteiro cristão mais antigo ainda em uso para a sua função inicial. A sua localização numa região desértica é característica da antiga tradição do ascetismo.
Mosteiro de Santa Catarina, Monte Sinai, 527 a 565, foto de Berthold Werner em wikipedia |
O mosteiro foi construído por ordem do imperador bizantino Justiniano I (r. 527-565) à volta de uma capela que abrigava a sarça ardente construída por Helena, a mãe de Constantino. A sarça que ainda hoje ali está é, supostamente, a original. A capela também é conhecida como "Capela de Santa Helena" e o local é sagrado para os cristãos e muçulmanos.
Uma mesquita fatímida foi construída dentro do mosteiro, mas jamais foi utilizada, pois ela não está corretamente orientada na direção de Meca.
O mosteiro tem ainda a segunda maior colecção do mundo de iluminuras (a maior é a do Vaticano), com cerca de 3500 volumes em grego, copta, arménio, árabe, hebraico, Línguas eslavas e outros idiomas.
Veja também a História do Monaquismo Cristão em HistóriacomGosto
III. - O Ícone mais grandioso e bem conservado
Catedral de Monreale - Sicília
A catedral de Monreale na Sicília, Itália, foi construída a partir de 1174 por ordem de Guilherme II da Sicília. A lenda narra que certo dia Guilherme adormeceu sob uma árvore no campo e em sonho lhe apareceu a Virgem Maria, que disse: "Neste lugar onde dormes está escondido o maior tesouro do mundo. Escava-o e com ele constrói um templo em minha homenagem". Seguindo o mandado, ao acordar o rei ordenou que o local fosse escavado e ali encontrou um tesouro de moedas de ouro, empregadas na construção do santuário. Para a decoração foram chamados mestres árabes, venezianos e bizantinos especializados na técnica do mosaico, cobrindo a abside e as paredes com painéis de excepcional valor artístico.
Catedral de Monreale, Sicília, foto de Bjs em wikipedia |
Visão geral da catedral de Monreale, Sicília, foto de Jerzy Strzelecki em wikipedia |
A Catedral foi utilizada como locação para o filme Fratello Sole, Sorella luna de Franco Zefirelli em 1972.
O ícone de Jesus Pantocrator
Cristo na catedral de Monreale, Sicília, foto de Elesi em shutterstock.com |
A grandiosa imagem do Cristo Pantocrator (Onipotente), centro de convergência do Antigo e do Novo Testamento está representada em mosaicos na imensa ábside do presbitério, no centro de toda a concepção arquitetônica e decorativa da catedral. Daí, Ele domina os olhares dos que entram no templo.
As proporções da imagem são impressionantes: a cabeça com a barba mede 3m; a mão direita mede 1,80m, sendo 7m a altura total e 13,30m a largura total até a base.
A sua cabeça é envolvida por um nimbo de ouro cruciforme onde está escrito à direita e à esquerda em grego: Jesus Cristo (IC XC) O Pantocrator (Παντοκράτωρ). Ele estende a mão direita e abençoa ao modo grego.
O cabelo cai nas costas por detrás das orelhas que ficam à mostra. A barba é curta deixando aparecer o queixo. Com a mão esquerda, Ele segura o livro do Evangelho aberto na página onde em grego e em latim se lê: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas” (JO 8,12). Os fiéis sempre o veneraram como grande maravilha e o chamam de O Pai Eterno de Monreale.
Entre as várias representações do Pantocrator esta é uma das mais célebres e das mais inesquecíveis. Tem o rosto comprido, os olhos largos e penetrantes, o nariz levemente arqueado; a sobrancelha, o olhar, o bigode e a boca direita compreendem uma expressão severa de justo juiz, enquanto o conjunto esquerdo nos transmite a misericórdia. (fonte: comunidade shalom).
IV. - Outros significados simbólicos do ícone do Pantokrator
Cristograma
Cristograma é um monograma, abreviação ou combinação de letras para o nome de Jesus Cristo, por exemplo IES ou IS (Iesous) como aparece nos manuscritos gnósticos em língua copta ou ICXC, IECOUS XRICTOC no cristianismo oriental.
Παντοκράτωρ = Pantokrator
Παν = Pan, το = to , κρά = kra , τωρ = tor.
Mensagem de Cristo
As escrituras podem ser representadas fechadas ou abertas. Quando o livro está aberto normalmente é no trecho "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas". Há várias referências bíblicas de Jesus como a origem da luz, o que também é sugerido pela luminosidade dos mosaicos de ouro ao redor de Cristo.
Gesto de Benção
A mão direita de Cristo está levantada num gesto de benção característico do cristianismo ortodoxo oriental. Além do significado de Cristo como divino e humano (dois dedos para cima) e sua participação na trindade (três dedos juntos), alguns artistas caracterizam a representação dos dedos pela sua posição significando as letras (I, C, X e C) do Cristograma (IC XC), "Jesus Cristo".
Algumas variações também podem ser realizadas na demonstração de Jesus como Rei de Todos e Juiz do Céu e da Terra.
V. - Outros ícones famosos do "Cristo Pantocrator"
a) Capela Palatina - Palermo
Capela Palatina ) é a capela real dos reis ítalo-normandos da Sicília, situada no térreo do Palácio dos Normandos, em Palermo.
A capela foi encomendada por Rogério II da Sicília in 1132 e foi construída sobre outra capela mais antiga (agora a cripta), construída em 1080. Foram oito anos de construção e muitos mais para que a decoração de mosaicos e obras de arte ficasse completa. Os mosaicos do transepto ilustram fatos dos Atos dos Apóstolos e cada um deles está cercado por uma moldura. Os outros mosaicos, datados de 1160 e 1170 apresentam inscrições em Latim. O santuário foi dedicado a São Pedro.
Capela Palatina, Palermo, Itália, foto de JeniFoto em shutterstock.com |
A capela combina vários estilos de forma harmoniosa: arquitetura normanda, islâmica e bizantina.Outro destaque da capela é o trono carolíngio.
O Cristo Pantocrator de Palermo
Jesus Cristo (IC XC) Pantocrator de Palermo |
b) Basilica de Santa Sofia (Hagia Sophia)
A igreja da "Santa Sabedoria", ou Hagia Sophia, foi concluída e consagrada pelo Imperador Justiniano em 27 de dezembro de 537, e permaneceu como a maior Catedral do mundo por cerca de 1000 anos, até que a Catedral de Sevilla tivesse sido concluída em 1520. Duas igrejas do período bizantino já haviam sido destruídas pelo fogo, nesse mesmo local, antes da construção da atual basílica.
O edifício foi uma mesquita entre 29 de maio de 1453 e 1931 quando foi secularizada. Ela reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935.
Mosaicos com a figura central do Jesus Cristo Pantocrator(IC XC), Santa Sofia, Istambul foto de Cincila em shutterstock.com |
c) Igreja de Chora Church - Istambul
Uma das mais belas igrejas do período bizantino, a Igreja de São Salvador in Chora, Istambul, foi construída originalmente no início do século V e fazia parte de um mosteiro que ficava fora dos muros da cidade. O nome "chora" significa exatamente isso; "no campo", ou seja fora dos muros da cidade. Entretanto, quando no Teodósio II construiu suas paredes de terra nos anos de 408-409, a igreja foi incorporada pelas defesas da cidade, mas manteve o nome de "Chora". A maior parte das estruturas da construção atual datam do período enter 1077 e 1081.
VI. - Referências
Tudo sobre ARTE - editora Sextante
O Cristo de Monreale - comunidade shalom: https://comshalom.org/jesus-cristo-o-pantocrator-de-monreale/
Cristo Pantocrator - Wikipedia