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sábado, 25 de julho de 2020

O Sacrifício de Isaac - Rembrandt

I. - O Sacrifício de Isaac


Sacrifício de Isaac é o nome de uma conhecida pintura de Rembrandt, que se encontra no Museu do Museu Hermitage de São Petersburgo. Notabilíssimo, pela doçura e transparência das meias tintas espalhadas no rosto do anjo, pela modelação das figuras e efeitos prodigiosos de luz. 

A tela representa Abraão prestes a cumprir uma ordem de Deus que, para provar sua obediência, exigiu que ele sacrificasse seu único filho, Isaac. Este episódio está descrito na Bíblia em Gênesis, 22. 

quadro completo do Sacrifício de Isaac mostrado no museu Hermitage
O Sacrifício de Isaac, Rembrandt, 1665, Museu Hermitage, São Petersburgo

II. - Detalhes da Pintura


A mão do Pai

O pai coloca sua mão sobre o rosto de seu filho que está nú e amendrontado para cobrir os seus olhos. A luz ilumina o corpo de Isaac que está indefeso e com suas mão atadas atrás do corpo.

É notável também, a oposição entre a brutalidade das mãos de Abraão, ao segurar o pescoço do rapaz completamente indefeso, com o leve toque que ao anjo é necessário para frear o movimento assassino.


Parte do quadro com foco na mão da Abraão sobre todo o rosto do Filho



A mão do Anjo

A mão direita do anjo segura gentilmente o pulso de um aturdido Abraão. A faca de estilo oriental está ainda voltada para a garganta de Isaac, mas ela cai ao chão. A Biblia menciona apenas que o anjo falou a Abraão, não que ele segura físicamente a mão de Abraão. Caravaggio já havia pintado a intervenção do anjo dessa maneira em 1603.

trecho do quadro mostrando a mão do anjo segurando a mão de Abraão e fazendo que ele solte a adaga e não conretize o movimento


Além disso, o anjo não puxa o braço de Abraão, mas apenas o segura que, devido ao ímpeto do movimento, solta o punhal. O anjo não poderia estar puxando o braço do patriarca dado o panejamento de suas vestes que ainda retrata o movimento de chegada. 

As fisionomias

Ressalta-se também o olhar atônito do patriarca, acompanhado de sua testa enrugada, como que se questionando o que poderia estar errado, se ele está cumprindo os desígnios de seu Deus. Essa expressão é oposta ao olhar seguro e tranquilo, assim como à suavidade da tez do anjo. Todos os gestos do quadro estão perfeitamente estudados e combinados. 


trecho do quadro mostrando as fisionomias do anjo e de Abraão



III. - Barroco 


Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.

Uma das características do estilo barroco nas pinturas era o de pintar o momento exato do gesto ou ação retratada com um tom de dramaticidade. Na obra de Rembrandt, essa tendência é nítida, já que, como afirma Flavio Botton, a imagem "congela no exato momento em que o anjo se manifesta e decide-se a sorte de Isaac, assim como a de Abraão. 

Ao cabo, vemos que todo o episódio era mais uma das muitas provas de fé solicitadas por Deus nas escrituras. Salva-se Isaac do sacrifício, mas também se salva Abraão, que tem sua fé comprovada pelo Senhor. Esta passagem tem sido comparada pelos teólogos como análoga à paixão de Cristo, ou seja, em ambas se vê o sacrifício do único filho pelo pai, pelo bem maior da humanidade, segundo a teologia católica."


IV. - A cópia Rembrandt + Discípulo, Pinacoteca de Dresden


Nesta obra temos algumas peculiaridades

a) Ela tem um inscrição: "Rembrandt cambiado. Y sobrepintado. 1636"



b) É uma réplica com variantes do quadro conservado no Hermitage e concluído um ano antes, em 1635. Segundo a anotação, Rembrandt iniciou esse segunod quadro e,  posteriormente, outro o terminou. Quando verificamos com profundidade os detalhes fica mais evidente o trabalho do discpipulo.   

c) Embora aparentemente se tenha pouco de Rembrandt no segundo quadro, surpreende-se alguns aspectos como a qualidade da mão e antebraço de Abraão segurando a cabeça do filho que apresenta uma leveza maior que no primeiro quadro  

d) Está comprovado que em princípio se respeitou o traçado original e foi depois repintado por um discípulo / ajudante quando se produziram as mudanças.  




réplica do quadro de Rembrandt na pinaciteca de Dresden. É aceito que Rembrandt começou esse quadro e outro o terminou


V. - Referências

How to read a paint - Patrick de Rinck - Ed. Thames & Hudson

Wikipedia - O Sacrifício de Isaac, Rembrandt



VI - Outros quadros de Rembrandt em HistoriacomGosto

O retorno do Filho Pródigo

Ronda Noturna

"Lição de Anatomia do Doutor Tulp"  - Exibido no Mauritshuis, Haia
https://historiacomgosto.blogspot.com/2016/04/licao-de-anatomia-do-dr-nicolaes-tulp.html