I. - O Sacrifício de Isaac
Sacrifício de Isaac é o nome de uma conhecida pintura de Rembrandt, que se encontra no Museu do Museu Hermitage de São Petersburgo. Notabilíssimo, pela doçura e transparência das meias tintas espalhadas no rosto do anjo, pela modelação das figuras e efeitos prodigiosos de luz.
A tela representa Abraão prestes a cumprir uma ordem de Deus que, para provar sua obediência, exigiu que ele sacrificasse seu único filho, Isaac. Este episódio está descrito na Bíblia em Gênesis, 22.
O Sacrifício de Isaac, Rembrandt, 1665, Museu Hermitage, São Petersburgo |
II. - Detalhes da Pintura
A mão do Pai
O pai coloca sua mão sobre o rosto de seu filho que está nú e amendrontado para cobrir os seus olhos. A luz ilumina o corpo de Isaac que está indefeso e com suas mão atadas atrás do corpo.
É notável também, a oposição entre a brutalidade das mãos de Abraão, ao segurar o pescoço do rapaz completamente indefeso, com o leve toque que ao anjo é necessário para frear o movimento assassino.
É notável também, a oposição entre a brutalidade das mãos de Abraão, ao segurar o pescoço do rapaz completamente indefeso, com o leve toque que ao anjo é necessário para frear o movimento assassino.
A mão do Anjo
A mão direita do anjo segura gentilmente o pulso de um aturdido Abraão. A faca de estilo oriental está ainda voltada para a garganta de Isaac, mas ela cai ao chão. A Biblia menciona apenas que o anjo falou a Abraão, não que ele segura físicamente a mão de Abraão. Caravaggio já havia pintado a intervenção do anjo dessa maneira em 1603.
Além disso, o anjo não puxa o braço de Abraão, mas apenas o segura que, devido ao ímpeto do movimento, solta o punhal. O anjo não poderia estar puxando o braço do patriarca dado o panejamento de suas vestes que ainda retrata o movimento de chegada.
As fisionomias
Ressalta-se também o olhar atônito do patriarca, acompanhado de sua testa enrugada, como que se questionando o que poderia estar errado, se ele está cumprindo os desígnios de seu Deus. Essa expressão é oposta ao olhar seguro e tranquilo, assim como à suavidade da tez do anjo. Todos os gestos do quadro estão perfeitamente estudados e combinados.
Ressalta-se também o olhar atônito do patriarca, acompanhado de sua testa enrugada, como que se questionando o que poderia estar errado, se ele está cumprindo os desígnios de seu Deus. Essa expressão é oposta ao olhar seguro e tranquilo, assim como à suavidade da tez do anjo. Todos os gestos do quadro estão perfeitamente estudados e combinados.
III. - Barroco
Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.
Uma das características do estilo barroco nas pinturas era o de pintar o momento exato do gesto ou ação retratada com um tom de dramaticidade. Na obra de Rembrandt, essa tendência é nítida, já que, como afirma Flavio Botton, a imagem "congela no exato momento em que o anjo se manifesta e decide-se a sorte de Isaac, assim como a de Abraão.
Ao cabo, vemos que todo o episódio era mais uma das muitas provas de fé solicitadas por Deus nas escrituras. Salva-se Isaac do sacrifício, mas também se salva Abraão, que tem sua fé comprovada pelo Senhor. Esta passagem tem sido comparada pelos teólogos como análoga à paixão de Cristo, ou seja, em ambas se vê o sacrifício do único filho pelo pai, pelo bem maior da humanidade, segundo a teologia católica."
IV. - A cópia Rembrandt + Discípulo, Pinacoteca de Dresden
a) Ela tem um inscrição: "Rembrandt cambiado. Y sobrepintado. 1636"
b) É uma réplica com variantes do quadro conservado no Hermitage e concluído um ano antes, em 1635. Segundo a anotação, Rembrandt iniciou esse segunod quadro e, posteriormente, outro o terminou. Quando verificamos com profundidade os detalhes fica mais evidente o trabalho do discpipulo.
c) Embora aparentemente se tenha pouco de Rembrandt no segundo quadro, surpreende-se alguns aspectos como a qualidade da mão e antebraço de Abraão segurando a cabeça do filho que apresenta uma leveza maior que no primeiro quadro
d) Está comprovado que em princípio se respeitou o traçado original e foi depois repintado por um discípulo / ajudante quando se produziram as mudanças.
V. - Referências
How to read a paint - Patrick de Rinck - Ed. Thames & Hudson
Wikipedia - O Sacrifício de Isaac, Rembrandt
A cópia da Pinacoteca de Dresden
-https://rembrandtfecit2.blogspot.com/2019/05/rembrandtel-sacrificio-de-isaac.html
-https://rembrandtfecit2.blogspot.com/2019/05/rembrandtel-sacrificio-de-isaac.html
VI - Outros quadros de Rembrandt em HistoriacomGosto
O retorno do Filho Pródigo
Ronda Noturna
"Lição de Anatomia do Doutor Tulp" - Exibido no Mauritshuis, Haia
https://historiacomgosto.blogspot.com/2016/04/licao-de-anatomia-do-dr-nicolaes-tulp.html