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sexta-feira, 10 de maio de 2019

Ronda Noturna - Rembrandt van Rijn

I. Ronda Noturna


A "Ronda Noturna" é uma pintura a óleo sobre tela do pintor holandês Rembrandt, pintada entre 1639 e 1642. A pintura mede 380 cm de altura e 454 cm de largura e mostra a Guarda Cívica de Amsterdã sob comando do capitão Frans Banning Cocq. Geralmente considerada como uma das grandes obras de Rembrandt, "A Ronda Noturna" é uma das pinturas mais conhecidas do Barroco. 

A peça é de propriedade do município de Amsterdã e faz parte da exposição permanente do Rijksmuseum, principal museu especializado em pintura holandesa.



quadro Ronda Noturna de Rembrandt no Rijksmuseum
Ronda Noturna, Rembrandt, 1639 a 1642, Rijksmuseum


II. - Representação


A obra foi uma encomenda da Corporação de Arcabuzeiros de Amsterdã para decorar o grande salão da  sede da companhia. Por este motivo, Rembrandt concebeu uma tela de grandes dimensões, com cerca de 5 metros de comprimento e 3.87 metros de altura.
A tela mostra a milícia do capitão Frans Banning Cocq no momento em que este dá a ordem para marchar ao alferes Willem van Ruytenburch. Atrás deles aparecem os 18 integrantes da Companhia, que pagaram em média cem florins ao pintor para aparecer no quadro, uma soma mais que considerável para a época. Os dois oficiais provavelmente pagaram mais, pelo lugar privilegiado que ocupam no quadro. Ao todo, Rembrandt cobrou 1600 florins por este quadro.  
Pelo fato da companhia de arcabuzeiros ser uma instituição municipal, a tela continua a ser propriedade do município de Amsterdã, que a empresta ao Rijksmuseum sem contraprestação econômica.
Os personagens aparecem captados pelo pintor holandês de tal modo que é possível os contemplar na cena rotineira, no momento em que diariamente a companhia se preparava para formar e sair, e seguir ordenadamente para percorrer a cidade na sua missão de vigilantes da ordem. Além disso, no quadro aparecem três crianças correndo e um cão que animam a cena.
A obra, que devia ter sido concluída no dia do banquete de inauguração da sede da companhia foi, junto a outros retratos corporativos, parte da comemoração da chegada em 1638 à Amsterdã da rainha mãe Maria de Médici, viúva de Henrique IV da França, exilada por ordem do seu filho Luís XIII e de seu aliado, o cardeal Richelieu. Esta visita régia à capital holandesa foi celebrada pelas suas autoridades com grande pompa. 
O pagamento pelo trabalho atrasou-se devido ao fato que a obra não cobriu as expectativas dos membros da milícia e por não estar perfeitamente definida a presença da maioria deles. Apesar da sua qualidade, também passou despercebida pela crítica na época.

escultura recriando Ronda Noturna para comemorar 400 anos do nascimento de Rembrandt
Esculturas de Alexander Taratynov e Mikhail Dronov para comemorar
o quarto centenário de nascimento de Rembrandt (2005).

A cena da companhia é parte fundamental da tradição holandesa de retratos coletivos que surgiu na chamada "Idade de Ouro da arte dos Países Baixos". Pintores contemporâneos como Frans Hals dedicaram-se quase exclusivamente a este tipo de retratos por encomenda a óleo. (fonte:wikipedia).

III - Rembrandt van Rijn



autorretrato de Rembrandt
Rembrandt Harmenszoon van Rijn, nasceu em Leida, Holanda em 15 de julho de 1606 e faleceu em Amsterdã em 4 de outubro de 1669. Foi um pintor e um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história holandesa.

Filho de dono de moinho, tanto o pai (igreja reformada) como a mãe (católica) eram religiosos. Ele logo cedo demonstrou tendência para a pintura. No final de 1631 mudou-se para Amsterdã e já passou a trabalhar como pintor retratista, obtendo sucesso. Em 1634 casou-se com sua sobrinha Saskia de uma família de respeitável condição financeira. Saskia morrreu em 1646 e Rembrandt passou por um período perturbado em sua vida pois ele a amava muito.

Sem ser um bom administrador de seus bens, Rembrandt atolou-se em dívidas sendo forçado a vender até a casa em que morava. De acordo com o testamento de Saskia, Rembrandt para continuar a usufruir de seu dote / herança não podia casar novamente. Rembrandt passou a ter apenas romances não oficiais. Com a sua consciência religiosa, imagina-se que ao pintar o quadro do filho pródigo, Rembrandt fazia também um retrospecto de sua vida, colocando-se como os dois filhos necessitados do perdão do Pai.


A pintura mostrada é o "Autoretrato - Rembrandt van Rijn" propriedade do Mauritshuis

IV - O Museu  Rijksmuseum


O Rijksmuseum (“Museu do Estado”, em holandês) é o museu nacional dos Países Baixos, localizado em Amsterdã na Praça dos Museus. O Rijksmuseum é dedicado à artes e história. Ele tem uma larga coleção de pinturas da idade de ouro holandesa e uma substancial coleção de arte asiática.

O museu foi fundado em 1800 na cidade da Haia para exibir a coleção do primeiro-ministro. Foi inspirado no exemplo francês. Ficou conhecido pelos holandeses como Galeria de Arte. Em 1808 o museu mudou-se para Amsterdã pelas ordens do rei Louis Napoleón, irmão de Napoleão Bonaparte. As pinturas daquela cidade, como "A Ronda Noturna" de Rembrandt, tornaram-se parte da coleção.


foto externa do Museu Rijksmuseum de Amsterdã
Rijksmuseum, Amsterdã, foto de Marco Almbauer em wikimedia commons.


V - Outras obras famosas de Rembrandt


Na relação das grandes obras de Rembrandt podemos também destacar os seguintes quadros:

"O Retorno do Filho Pródigo"           - Exibido no Museu Hermitage em São Petersburgo  

"Ronda Noturna" -                          - Exibido no Rijksmuseum em Amsterdã

"Jeremias lamentando a destruição de Jerusalém" - Exibido no Rijksmuseum em Amsterdã

"O retrato de Jan Six"                     - Exibido no Rijksmuseum em Amsterdã

"Lição de Anatomia do Doutor Tulp"  - Exibido no Mauritshuis, Haia


VI - Referências


Wikipedia  - Ronda Noturna / Rijksmuseum