I. - Leonardo em Milão
Em 1482, com trinta anos, Leonardo deixou Florença e foi para Milão. Leonardo levava uma Lira de braço, enviada por Lourenço de Médici como um presente diplomático.
Com 125 mil habitantes, Milão era muito maior que Florença. Entretanto, ao contrário de Florença, que era dominada por banqueiros, Milão tinha uma corte, era um ducado. Ela era governada pela família Sforza e quem comandava a cidade era Ludovico Sforza, em nome de seu sobrinho de sete anos, o herdeiro.
Vista de Milão e do Castelo Sforza, foto de Samuel Borges em Shutterstock.com |
Um outro fator positivo encontrado em Milão foi o fato que a cidade não possuía muitos artistas e ateliês, isso abria um enorme caminho para Leonardo.
Pedido de Emprego
Logo ao chegar, Leonardo encaminhou uma carta ao duque Ludovico, oferecendo os seus serviços como engenheiro militar, arquiteto, escultor e somente no final colocou que também pintava como qualquer bom pintor da época. Ludovico não deu muita bola inicialmente para Leonardo e o deixou de lado.
Projeto para a cidade de Milão
Como Leonardo teve bastante dificuldades de encontrar alguma encomenda de trabalho no seu início em Milão, ele se dedicou aos seus estudos de equipamentos militares e também aos de construção. Em especial ele projetou uma cidade ideal, como se fosse para a reconstrução de Milão, onde ele propôs a construção de uma séries de canais que atravessariam e abasteceriam toda a cidade. A ideia de Leonardo era construir as ruas largas em um nível mais alto e os canais de abastecimento em um nível inferior.
cidade do futuro - fonte: www.historiadigital.org.br |
O construtor de espetáculos
A entrada de Leonardo na corte se deu através da produção de espetáculos. Desde seu tempo de aprendiz com Verrochio, Leonardo costumava participar na criação de peças e era apaixonado por teatro. Ele gostava de tudo, cenografia, música, texto, coreografia, cenários, mecanismos automáticos, ...,.
Leonardo gastou vários anos nessas criações, o que lhe trazia alguma satisfação e, principalmente, remuneração para o seu sustento e admiração da corte com a sua capacidade de criar efeitos especiais deslumbrantes.
II. - Virgem dos Rochedos (1483)
A encomenda original para que Da Vinci pintasse A Madona das Rochas veio de uma organização conhecida como a Confraria da Imaculada Conceição, provavelmente em 1483, que precisava de uma tela para ser peça central de um tríptico em um altar da Igreja de São Francisco, em Milão. Os contratantes deram dimensões específicas a Leonardo, e o tema desejado para a pintura – Virgem Maria, São João Batista ainda bebê, Uriel (anjo) e o Menino Jesus, abrigados em uma caverna.
Versão do Louvre e versão de Londres
Existem duas pinturas atendendo essas especificações. A primeira que foi pintada se encontra no Louvre e, a segunda se encontra em Londres.
Composicionalmente, todas as figuras são ligeiramente maiores na pintura de Londres do que na pintura do Louvre. A principal diferença de composição entre as duas pinturas é que, enquanto na pintura de Londres, a mão direita do anjo repousa sobre o joelho, na pintura do Louvre a mão é levantada, o indicador apontando para João. Os olhos do anjo são voltados para baixo de forma contemplativa na pintura de Londres, mas na imagem do Louvre estão voltados para o olhar na direção geral do espectador.
Composicionalmente, todas as figuras são ligeiramente maiores na pintura de Londres do que na pintura do Louvre. A principal diferença de composição entre as duas pinturas é que, enquanto na pintura de Londres, a mão direita do anjo repousa sobre o joelho, na pintura do Louvre a mão é levantada, o indicador apontando para João. Os olhos do anjo são voltados para baixo de forma contemplativa na pintura de Londres, mas na imagem do Louvre estão voltados para o olhar na direção geral do espectador.
Na pintura de Londres, todas as formas são mais definidas, incluindo as formas corporais das figuras vestidas. As rochas são pintadas em detalhes meticulosos, enquanto as formas do fundo da pintura no Louvre são mais nebulosas. O contraste entre luz e sombra nas figuras e rostos na pintura de Londres é muito mais nítido.
Os rostos e formas na pintura do Louvre são mais delicadamente pintados e sutilmente borrados pelo sfumato . A iluminação na pintura do Louvre é mais suave e parece mais quente, mas isso pode ser o resultado do tom do verniz na superfície. De acordo com o tratamento conservador das obras de Leonardo, a versão do Louvre não sofreu restaurações ou limpezas significativas.
Os rostos e formas na pintura do Louvre são mais delicadamente pintados e sutilmente borrados pelo sfumato . A iluminação na pintura do Louvre é mais suave e parece mais quente, mas isso pode ser o resultado do tom do verniz na superfície. De acordo com o tratamento conservador das obras de Leonardo, a versão do Louvre não sofreu restaurações ou limpezas significativas.
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- Uma delas diz que Leonardo vendeu a primeira para outro comprador e depois pintou a segunda para honrar a encomenda.
- A segunda diz que as freiras que encomendaram a obra não ficaram satisfeitas com o resultado, o anjo apontando para João Batista, e então Leonardo preparou outra sem esse detalhes.
O fato é que houve disputas entra Leonardo e os contratantes pelo pagamento total da pintura e é mais provável que tenha acontecido a primeira versão;
Duas coisas que diferem da versão de Leonardo do "Homem Vitruviano" são a precisão científica e a distinção artística. O homem de Leonardo parece estar em movimento. O olhar é intenso. Ele lembra uma conexão cósmica, como se fosse o homem perfeito criado para a eternidade do Universo.
III. - O Homem Vitruviano
Em 1487, foi lançado um concurso para a construção de um tibúrio (torre principal acima da cúpula) para a catedral gótica de Milão. Nessa ápoca a sua fachada ainda não havia sido construída tal qual a conhecemos hoje. Leonardo apresentou um projeto que chamou atenção pois era bonito mas não obedecia ao estilo gótico que havia sido especificado. Ela lembrava mais o estilo da catedral de Florença. Em 1490, os organizadores resolveram pedir ajuda de um arquiteto especialista de Siena, Francesco di Georgio, para os ajudar a escolher o projeto.
O Duomo de Milão na época de Leonardo |
Nesse período, Leonardo fez amizade com Francesco e foi com ele a Pávia atender uma solicitação de consultoria para a construção da Igreja local. No caminho conversaram sobre um Compendio de arquitetura que Francesco estava fazendo, e também sobre um volume que havia no castelo de Pavia, do século I a.c., de autoria de Vitruvius. É o único livro de arquitetura da antiguidade que existia e que sobreviveu até os dias atuais. Ele é conhecido atualmente como "Os dez livros sobre arquitetura" de Vitruvius.
Uma das coisas que atraiu Leonardo para esse livro, era sua observação que as plantas dos templos deveriam refletir as proporções do corpo humano.
Vitruvius escreveu: "O desenho de um templo é determinado pela simetria. Deve haver uma correlação precisa entre seus componentes, assim como ocorre no caso de um homem de formas perfeitas".
As proporções de Vitruvius:
- um palmo é o comprimento de quatro dedos;
- um pé é o comprimento de quatro palmos;
- um côvado é o comprimento de seis palmos;
- um passo são quatro côvados;
- a altura de um homem é quatro côvados;
- o comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura;
- a distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem;
- a distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem;
- a distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem;
- o comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem;
- a distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem;
- a distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem;
- a distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem;
- o comprimento da mão é um décimo da altura de um homem;
- a distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto;
- a distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto;
- o comprimento da orelha é um terço do da face;
- o comprimento do pé é um sexto da altura;
Algumas versões do Homem Vitruviano
Tanto Francesco di Giorgio como outro amigo de Leonardo, Giacomo Andrea, fizeram desenhos do homem vitruviano, mas podemos dizer que somente o de Leonardo atingiu todo o rigor estabelecido por Vitruvius.
Tanto Francesco di Giorgio como outro amigo de Leonardo, Giacomo Andrea, fizeram desenhos do homem vitruviano, mas podemos dizer que somente o de Leonardo atingiu todo o rigor estabelecido por Vitruvius.
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A versão de Leonardo da Vinci (verão de 1490)
Duas coisas que diferem da versão de Leonardo do "Homem Vitruviano" são a precisão científica e a distinção artística. O homem de Leonardo parece estar em movimento. O olhar é intenso. Ele lembra uma conexão cósmica, como se fosse o homem perfeito criado para a eternidade do Universo.
De acordo com Isaacson, "O Homem Vitruviano de Leonardo é a materialização de um momento em que a arte e a ciência se combinaram para permitir que a mente de um mortal pudesse abordar questões atemporais sobre quem somos e qual o nosso lugar no Universo".
IV. - Monumento Equestre
No segundo trimestre de 1489, Leonardo conseguiu a encomenda que ele queria. A produção de um monumento de grandes proporções para homenagear o fundador da dinastia Sforza. Um cavalo de bronze e um cavaleiro de 75 toneladas com cerca de sete metros de altura. Quase o dobro da escultura que Verrochio havia realizado. Leonardo tinha uma verdadeira fixação pela figura do cavalo em movimento e queria realizar com isso a grande obra de sua vida.
Leonardo fez muitos desenhos de cavalos, e também gastou muito tempo estudando como faria a moldagem de um monumento tão grande. Finalmente, em dezembro de 1493, ele havia produzido uma versão em argila em tamanho real e já havia decidido como iria realizar todo o processo. Entretanto, logo depois, em 1494, o projeto foi cancelado. Os franceses invadiram a Itália e todo o bronze reservado para moldar o cavalo foi enviado por Ludovico para seu irmão em Ferrara para produzir três canhões pequenos.
Milão foi conquistada pelos franceses em 1499. O modelo de argila produzido por Leonardo foi utilizado pelos franceses para praticar tiro ao alvo e logo foi destruído.
V. - Leonardo e a Matemática
Como já foi citado, Leonardo nunca teve uma educação formal e por isso ele tinha dificuldades com aritmética e álgebra. Leonardo tinha facilidades com a geometria por causa de seus desenhos. Mesmo assim, Leonardo não foi um matemático que criou alguma demonstração ou teorema novo. Ele apenas sabia usar bem a geometria e tentava inclusive provar suas idéias sobre grandezas proporcionais utilizando a geometria.
Leonardo não criou nenhum teorema novo na física como Galileu, Newton e outros. Ele observava e tentava pela experiência explicar / reproduzir os fenômenos observados, mas não abstraía para uma lei geral devido ás limitações de sua formação.
Apesar disso tudo, Leonardo se distinguia pelas suas ideias, pois pela experimentação e analogias ele as conseguia fazer funcionar. Ele tinha um ótimo conhecimento das aplicações de fusos e engrenagens e com elas conseguia criar seus mecanismos.
VI - Dama com Arminho (1489)
Dama com Arminho é uma pintura feita no ano de 1489-1490. A obra, feita em óleo sobre madeira, é um retrato de Cecília Gallerani, encomendada pelo amante dela, Ludovico Sforza.
Cecília fez parte de uma família abastada de Siena, admirada pelos dotes artísticos dos quais dispunha: falava latim, escrevia poemas e cantava.
Na pintura, o que predomina é, no entanto, o estilo de Da Vinci, comum aos demais pintores renascentistas. As feições da retratada não permitem definir o sexo da personagem, sobretudo pela simbologia das mãos. Os dedos alongados não possuem características que podem ser atribuídas à feminilidade.
A técnica de pintura utilizada pelo artista tinha como objetivo sustentar o belo por meio do esfumado, ou, sfumato renascentista - como era conhecido. Por esse motivo, é possível compreender o retrato de Gallerani como uma eufemização do eu interior da jovem, que seria apresentado de forma agressiva caso a técnica prezasse pelo alto contraste entre as cores utilizadas.
Dama com Arminho, Leonardo da Vinci, 1485-1490, Museu Czartoryski, Cracóvia, Polônia |
As feições faciais da moça, diferentemente de outras obras de arte, não traz maçãs do rosto bem destacadas, lábios carnudos e avermelhados ou qualquer traço de maquiagem. A suavidade do rosto da jovem, que parece estar reduzido aos traços mais simples de um rosto, distanciam a figura feminina do olhar do observador. A técnica do sfumato também pode ser percebida no arminho, que é o animal que ela segura. Ele está encaixado no colo dela como se também posasse para o retrato, embora, no momento da confecção deste, o animal não estivesse presente. (fonte Wikipedia - A Dama com Arminho)
VII. - A Última Ceia - Igreja de Santa Maria delle Grazie (Milão, 1495~1498)
A pintura mais famosa de Leonardo, da década de 1490, é A Última Ceia (1495–1498), pintada no refeitório dos padres dominicanos de Santa Maria delle Grazie em Milão. É uma obra fundamental da história da Arte.
A pintura apresenta a Última Ceia, partilhada por Jesus com seus discípulos, antes de sua captura e execução. Mostra o momento específico em que Jesus, de acordo com o relato bíblico, teria dito aos apóstolos que um deles o trairia. Leonardo mostra a consternação que esta afirmação provocou entre os doze seguidores de Jesus.
Uma das coisas que mais se destaca nesse quadro é a capacidade de Leonardo de transmitir a ideia de movimento através dos gestos dos representados. Outro grande destaque é o trabalho com perspectiva para que dê aos observadores uma boa visão da cena em qualquer posição da sala.
A pintura apresenta a Última Ceia, partilhada por Jesus com seus discípulos, antes de sua captura e execução. Mostra o momento específico em que Jesus, de acordo com o relato bíblico, teria dito aos apóstolos que um deles o trairia. Leonardo mostra a consternação que esta afirmação provocou entre os doze seguidores de Jesus.
Uma das coisas que mais se destaca nesse quadro é a capacidade de Leonardo de transmitir a ideia de movimento através dos gestos dos representados. Outro grande destaque é o trabalho com perspectiva para que dê aos observadores uma boa visão da cena em qualquer posição da sala.
O romancista Matteo Bandello observou Leonardo trabalhando na obra, e escreveu que
"Por diversas ocasiões, presenciei Leonardo dirigir-se logo pela manhã para se dedicar à pintura de A Última Ceia. Costumava permanecer ali, desde o nascer do sol até o entardecer, sem deixar os pincéis descansarem de suas mãos, pintando sempre, sem comer nem beber. Depois, por três ou quatro dias, não voltava a tocar no trabalho" — Matteo Bandello
Isto, de acordo com Vasari, estava além da compreensão do prior, que o atormentou até que Leonardo pedisse a intervenção de Ludovico. Vasari descreve como Leonardo, atormentado com a dúvida de sua capacidade de retratar os rostos de Cristo e do traidor Judas, disse ao duque que seria obrigado a usar o próprio prior como seu modelo.
Quando terminada, a pintura foi aclamada como uma obra-prima do desenho e da caracterização, porém rapidamente deteriorou-se, a tal ponto que, cem anos depois de seu término, a obra foi descrita por um observador seu como "completamente arruinada".
Leonardo, em vez de usar a técnica mais confiável do afresco, utilizou-se da têmpera sobre uma superfície feita basicamente de gesso — o que resultou num material sujeito ao mofo e a esfarelar-se. Apesar disso, a pintura continua a ser uma das obras de arte mais reproduzidas de todos os tempos, e incontáveis cópias suas são feitas corriqueiramente, das maneiras mais variadas — de tapetes a camafeus.
Em 1999, uma pequena equipe de especialistas, liderada pela conhecida restauradora de arte italiana Pinin Brambilla, concluiu a enorme tarefa de restaurar a obra-prima de Leonardo da Vinci, "A Última Ceia". (fonte BBC Brasil).
Vídeo Explicativo
VIII. - Referências
Leonardo da Vinci - Walter Isaacson
Leonardo da Vinci / Ultima Ceia / Virgem dos Rochedos - Wikipédia
A vida de Leonardo da Vinci: Filme RAI, Youtube;
Santa Ceia (youtube) / Produzido por RYP Austrália. Criado por Rohan Brophy e Bruce Peterson.
Outras publicações da série
Vida e Obra de Leonardo da Vinci I (Florença)
https://historiacomgosto.blogspot.com.br/2018/04/vida-e-obra-de-leonardo-da-vinci-i.html
Vida e Obra de Leonardo da Vinci III (Florença / Milão / Roma / Amboise)
Leonardo da Vinci / Ultima Ceia / Virgem dos Rochedos - Wikipédia
A vida de Leonardo da Vinci: Filme RAI, Youtube;
Santa Ceia (youtube) / Produzido por RYP Austrália. Criado por Rohan Brophy e Bruce Peterson.
Outras publicações da série
Vida e Obra de Leonardo da Vinci I (Florença)
https://historiacomgosto.blogspot.com.br/2018/04/vida-e-obra-de-leonardo-da-vinci-i.html
Vida e Obra de Leonardo da Vinci III (Florença / Milão / Roma / Amboise)