I. - Leonardo volta para Florença (1500 a 1506)
Com a deposição de Ludovico Sforza, Leonardo, juntamente com seu assistente Salai e o matemático Luca Pacioli, abandonou Milão e fugiu para Veneza, passando por Mântua. Em Veneza ele passou um breve período em que foi empregado como arquiteto e engenheiro militar, planejando métodos de defender a cidade de um ataque naval.
Nessa época Leonardo vinha trabalhando também no quadro "A Virgem e o Fuso" para o secretário do Rei Francês Luís XII, Florimond Robertet.
a) Virgem do Fuso
Virgem do fuso, coleção particular |
Como Leonardo já adotava em Florença um estilo de Ateliê em que os alunos executavam pinturas desenhadas / pintadas pelo Mestre e no final ninguém assinava, foram feitas muitas cópias pelos alunos e acredita-se que o quadro inteiramente feito por Leonardo perdeu-se.
Entretanto, das quinze cópias que restaram, o quadro ao lado que está em uma coleção privada de Nova Yorque, é um em que se acredita haver várias intervenções de Leonardo.
Nesse quadro ressalta-se a contemplação do menino Jesus para o fuso em forma de cruz. Leonardo cria uma carga emocional, como se o menino olhando para o fuso contemplasse um objeto de sua futura Paixão.
b) Virgem com Sant'Anna e São João Batista / rascunho à giz preto.
A Virgem, o Menino, Sant’Ana e São João Batista (1499 - 1500), é um desenho de Leonardo da Vinci encontrado em uma das folhas dos seus diários.
É uma combinação de dois temas populares na pintura florentina do século XV: a Virgem (Maria), com o Menino (Jesus, o seu filho), e São João Batista (filho de Isabel, prima de Maria) com Santa Ana (mãe da Virgem). No desenho Santa Ana sorri para sua filha Maria, enquanto esta tem os olhos fixos em seu filho Jesus que, por sua vez, olha para João Batista. O gesto de Sant’Ana ao apontar seu dedo indicador para os céus aparece em duas das últimas pinturas de Leonardo: São João Batista e Baco.
O desenho foi feito a lápis de lenha e giz preto e branco, sobre oito folhas de papel coladas e encontra-se exposto na Galeria Nacional de Londres.
Virgem com Santa'Ana, Galeria Nacional de Londres |
Conforme comentamos no início, Vasari cita que quando Leonardo terminou esse desenho, ele foi colocado em exposição e a população de Florença fazia fila para ver a grande obra do mestre.
c) Leonardo em Roma
Em 1502, Leonardo passou a trabalhar para César Bórgia, filho do papa Alexandre VI, atuando como arquiteto e engenheiro militar, e viajando por toda a Itália com seu patrão; foi nessa viagem que conheceu Nicolau Maquiavel. O violento ambiente de guerras vivido por César Bórgia, não foi apreciado por Leonardo e esse voltou para Florença.
d) Leonardo em Florença, Michelangelo e a Batalha de Anghiari
Durante os dezessete anos em que Leonardo permaneceu em Milão, Michelangelo tornou-se o grande nome artístico de Florença. Ele estudou no ateliê de Ghirlandaio, recebeu patrocínio dos Médicis e viajou para Roma em 1496 onde esculpiu sua Pietá, que retrata Maria sofrendo com Jesus morto nos braços.
No início de 1500, os dois artistas tinham voltado para Florença. Michelangelo, com 25 anos era um renomado e petulante escultor. Leonardo, com 48 anos era um pintor genial e que gostava de ser elogiado. O que sucedeu-se foi um desencontro entre os dois pois Michelangelo demonstrava um grande desdém por Leonardo.
Michelangelo questionava Leonardo pelo cavalo de grandes dimensões que ele projetou mas não foi concluído, atribuindo o problema ao projeto de Leonardo. Esse por sua vez considerava Michelangelo um pintor-escultor pois seus traços e suas linhas na pintura eram duras e bem definidas contrariando a técnica de "sfumato" de Leonardo.
O Líder da "Signoria", Soderini, e os demais membros do Conselho tomaram uma decisão de contratar os dois grandes gênios, Leonardo e Michelangelo, para pintarem um quadro em frente ao outro, retratando cada um, cena de uma batalha gloriosa vivida por Florença.
Foi assim que Leonardo recebeu primeiro a encomenda de pintar um grande mural representando a Batalha de Anghiari, enquanto Michelangelo posteriormente receberia a encomenda de pintar a Batalha de Cascina.
Batalha de Anghiari, cópia / desenho de Peter Paul Rubens, Museu do Louvre |
Segundo consta, Leonardo fez o desenho nas paredes do palácio, mas teve bastante dificuldades na aplicação das tintas sobre a parede. Consta que elas craquelaram e Leonardo, que não dominava bem a técnica de pintura sobre parede em grandes dimensões, foi tomado de um profundo desânimo. Abandonou o quadro e não o terminou.
A composição da seção central, do quadro de Leonardo, é mais conhecida por meio de um desenho de Peter Paul Rubens que está no Louvre, em Paris. Este trabalho, datado de 1603, foi baseado em uma gravura de 1553 por Lorenzo Zacchia, que foi tirada da pintura em si ou possivelmente derivada de um desenho de Leonardo. Rubens conseguiu retratar a fúria, as emoções intensas e a sensação de poder presumivelmente presentes na pintura original.
O quadro de Michelangelo
Michelangelo também nunca completou o seu trabalho. Ele produziu, no entanto, uma ilustração da composição pretendida.
O desenho foi copiado por vários artistas, sendo o exemplar mais notório ainda existente o de seu pupilo, Sangallo.
O desenho foi copiado por vários artistas, sendo o exemplar mais notório ainda existente o de seu pupilo, Sangallo.
II. - Leonardo regressa à Milão (1506 a 1513)
Em 1506, desgostoso com seus irmãos e com a vida em Florença, Leonardo retornou a Milão com a desculpa que precisava resolver pendencias de um trabalho. Nessa época governava Milão o rei francês Luís XII, admirador da pintura da "Santa Ceia" e dos trabalhos de Leonardo.
O pai de Leonardo havia falecido em 1504, sem nunca ter legitimado Leonardo. Ele não deixou nenhum testamento e por isso juridicamente Leonardo não teve direito a nenhuma parte da herança. Além de Leonardo, ele deixou nove filhos e duas filhas, esses todos filhos legítimos das duas últimas esposas de Ser Piero da Vinci.
Leonardo voltou a Florença em 1507 para tratar de pendencias com seus irmãos e logo retornou a Milão, por solicitação do governador francês Charles d'Amboise, para resolver problemas de trabalhos inconclusos. Leonardo, em Milão, passou a viver em sua própria casa, na região da Porta Orientale, na paróquia de São Bábila.
Após mercenários suíços expulsarem os franceses em 1512, Massimiliano Sforza filho de Ludovico, ascendeu ao poder, e Leonardo ficou sem patrono. No ano seguinte foi convidado por Juliano de Médici, filho de il Magnifico, para viajar para Roma, que estava sob o controle do papa Leão X, um Médici.
a) Virgem com Santana
A Virgem e o Menino com Santa Ana, óleo sobre madeira, foi pintada em Milão entre 1508 e 1513. Leonardo nunca finalizou este painel. Leonardo havia conquistado total maestria ao modelar o rosto humano. A Virgem e Santa Ana nesta pintura têm as mesmas características que as mulheres que ele já havia pintado. Os rostos são calmos e serenos. A paisagem é parecida com a do quadro "Mona Lisa".
Nesse quadro percebe-se a utilização da técnica Chiaroscuro , um jogo de luz e sombra que dá ainda mais vida à arte do célebre pintor.
Virgem com Sant'ana, Museu do Louvre |
Em 2011 o quadro foi submetido a trabalhos de restauro. Depois de apresentado os resultado, o museu foi acusado de ter danificado o quadro com uma limpeza extrema que deu à obra cores diferentes das originais e um brilho que não é comum aos trabalhos da época do Renascimento.
Estudos de Anatomia
O desejo insaciável de saber, de entender tudo o que viu, levou Leonardo a explorar vários campos de conhecimento. O corpo humano o fascinava, como uma máquina perfeita e muito mais complicada do que aquelas feitas de engrenagens.Leonardo queria entender o que havia por dentro, como funcionava e o que acontecia quando finalmente o corpo parava de funcionar com a morte.
Por esta razão, primeiro em Milão, no final do século XV , e depois em Florença, no início do século XVI, ele costumava ir secretamente para os necrotérios e, usando tesouras e bisturis, dissecava cadáveres; pelo menos trinta, como relatado por seus contemporâneos.
Em seus desenhos, ele também mostra as ferramentas usadas por cirurgiões, serras e retratores. A anatomia estava em sua infância, as ideias sobre o corpo humano eram muito confusas. Ele pode ser justamente considerado o fundador da ciência, juntamente com o belga Andreas Vesalius ( 1514 - 1564 ), cuja obra De humani corporis fabrica surgiu em 1543 .
O Homem de cem anos
Sabe-se precisamente do relato de um Florentino em suas experiências, era um ancião com mais de cem anos e nenhuma doença: "Este homem velho, poucas horas antes de sua morte, ele me disse que era mais de cem anos, e ele não sente nenhuma doença, nada apenas fraqueza; e assim sentado em uma cama no Hospital de Santa Maria Nova de Florença, sem mais movimento ou após qualquer acidente, ele faleceu desta vida. E eu os fiz perceptíveis, para ver a causa de tal morte doce ".
Estudo em três etapas
Leonardo estudou anatomia em três períodos distintos: em Milão, entre 1480 e 1490, concentrando-se particularmente nos músculos e ossos. Posteriormente, em Florença, entre 1502 e 1507, ele dedicou-se a estudar em particular os aspectos mecânicos do corpo. Finalmente, de 1508 para 1513 , em Milão e Roma, tornou-se interessado no estudo dos órgãos internos e circulação sanguínea .
As ilustrações
Leonardo inventou a ilustração anatômica; ele também inventou uma maneira de ilustrar que ainda hoje é usado por designers modernos, a chamada "imagem explodida": um exemplo é visto como Leonardo representava uma cabeça seccionada, desenhando o crânio e o cérebro em seqüência para mostrar como eles entravam no um dentro do outro. Ele estudou os ossos, músculos, artérias, veias, capilares; ele foi capaz de compreender alterações senis e até mesmo identificar arteriosclerose .
Ele fez um dos primeiros desenhos científicos de um feto no útero. Como artista, Leonardo observou e registrou cuidadosamente os efeitos da idade e da emoção humana sobre a fisiologia, estudando em particular os efeitos da raiva. Ele também desenhou muitas figuras importantes que tinham deformidades faciais ou sinais de doença.
III - O novo discípulo
Em 1507, em Milão, Leonardo conheceu um jovem de quatorze anos chamado Francesco Melzi. Filho de um distinto membro da nobreza eles tinham uma grande casa de campo em que Leonardo costumava se hospedar. Leonardo estava com 55 anos, sem filhos e sem herdeiro. O jovem Francesco era um aspirante a artista que com a permissão do pai foi praticamente adotado por Leonardo. Não sabemos inclusive se existiu algum acordo formal.
O fato é que dali por diante o jovem Francesco Melzi acompanharia Leonardo até a sua morte mostrando total dedicação. O jovem Melzi foi herdeiro de Leonardo e logo depois casou-se e teve vários filhos. Com todos os ensinamentos de Leonardo, Francesco Melzi tornou-se um bom artista mas nunca veio a ser um mestre da pintura.
IV. - Leonardo em Roma (1513 a 1516)
Em 1513, com seu patrono derrotado, Leonardo decidiu ir a Roma, onde o Papa agroa era Leão X, membro da família Médici, de Firenze. Ele foi atendendo um pedido de Giuliano Medici, irmão do Papa e comandante das tropas papais.
Leonardo e seus pupilos Salai e Melzi, residiam em apartamentos dentro do Vaticano.
Durante esses três anos em Roma, Leonardo pesquisou sobre anatomia, arquitetura, hidráulica e a dinâmica dos espelhos.
Denunciado pela dissecação de cadáveres, Leonardo foi proibido de continuar suas experiências pela proibição da Igreja.
Como a fortuna dos Médicis tinha uma grande parte relacionada com a industria de corantes, Leonardo tentou modelar um refletor solar parabólico que aceleraria o processo de ebulição essencial para a fabricação de corantes. O projeto não foi concluído.
Denunciado pela dissecação de cadáveres, Leonardo foi proibido de continuar suas experiências pela proibição da Igreja.
Como a fortuna dos Médicis tinha uma grande parte relacionada com a industria de corantes, Leonardo tentou modelar um refletor solar parabólico que aceleraria o processo de ebulição essencial para a fabricação de corantes. O projeto não foi concluído.
V - A Mona Lisa (1503 - )
Como é o maior trabalho de Leonardo e um dos quais ele conservou e trabalhou ao longo do tempo, abrimos um capítulo especial sobre a Mona Lisa.
O trabalho na Mona Lisa começou em 1503 quando Leonardo voltou para Florença. Entretanto, quando ele mudou-se para Milão levou-a consigo e continuou trabalhando nela durante toda a sua estadia na cidade. Na realidade, Leonardo nunca finalizou o quadro e nunca entregou-o ao seu cliente. Conservando-o com ele durante toda a sua vida.
O trabalho na Mona Lisa começou em 1503 quando Leonardo voltou para Florença. Entretanto, quando ele mudou-se para Milão levou-a consigo e continuou trabalhando nela durante toda a sua estadia na cidade. Na realidade, Leonardo nunca finalizou o quadro e nunca entregou-o ao seu cliente. Conservando-o com ele durante toda a sua vida.
Identificada tradicionalmente como sendo de Lisa Gherardini, nascida em 1479 e esposa de Francesco Bartolomeo del Giocondo, a pintura considerada a mais famosa do mundo, vai muito além dos limites tradicionais de gênero retrato.
Mona Lisa, Museu do Louvre |
No entanto, o aspecto formal - o novo layout, a atitude da nobreza e dignidade do modelo resultante - tomou uma ação decisiva no retrato florentino das próximas duas décadas.
Os artistas retrataram formas externas sem o brilho da alma ou, quando caracterizaram a própria alma, procuraram atingir o espectador através de gestos, objetos simbólicos, escritos. Só em Gioconda se emana um enigma: a alma está presente mas inacessível ». (fonte: Wikipedia italiana).
VI. - Leonardo se instala em Amboise
Em outubro de 1515, Francisco I da França reconquistou Milão; Leonardo estava presente no encontro entre Francisco I e o Papa Leão X, em 19 de dezembro, ocorrido em Bolonha.
Foi de Francisco que Leonardo recebeu a encomenda de construir um leão mecânico, que pudesse caminhar para a frente, e abrir seu peito, revelando um ramalhete de lírios. Em 1516, passou a trabalhar diretamente a serviço de Francisco, e foi-lhe concedido o solar de Clos Lucé, próximo à residência do rei, no Castelo de Amboise. Foi aqui que ele passou os três últimos anos de sua vida, acompanhado por seu amigo e aprendiz, o conde Francesco Melzi, e sustentado por uma pensão que totalizava 10 000 escudos
Palácio de Clós Lucé, foto wikimedia commons |
Leonardo morreu em Clos Lucé, em 2 de maio de 1519. Francisco havia se tornado um grande amigo;
Foi enterrado na Capela de Saint-Hubert, no Castelo de Amboise. Melzi foi o principal herdeiro e inventariante, e recebeu, além de todo o dinheiro de Leonardo, todos os seus cadernos, ferramentas, sua biblioteca e seus objetos pessoais.
Leonardo também lembrou-se de seu antigo pupilo e companheiro, Salai, e de seu criado, Battista di Vilussis; cada um recebeu uma metade das vinhas de Leonardo, sendo que de Salai tornaram-se posses as pinturas que acompanhavam o mestre desde então, como exemplo, a Mona Lisa.
VII. - Referências
Leonardo da Vinci - Walter Isaacson
Leonardo da Vinci / Virgem do fuso / Mona Lisa - Wikipédia italiana e brasileira
A vida de Leonardo da Vinci: Filme RAI, Youtube;
Vida e Obra de Leonardo da Vinci I (Florença)
Vida e Obra de Leonardo da Vinci II (Milão)
https://historiacomgosto.blogspot.com/2018/04/vida-e-obra-de-leonardo-da-vinci-ii.html