1. - Mulher com sombrinha - Claude Monet
Mulher com guarda-sol - Madame Monet e seu filho, às vezes conhecida como "O passeio" (francês: La Promenade ) é uma pintura a óleo sobre tela de Claude Monet de 1875. O trabalho impressionista retrata sua esposa Camille Monet e seu filho Jean Monet no período de 1871 a 1877 enquanto viviam em Argenteuil, capturando um momento de passeio em um dia ventoso de verão.
"A pincelada leve e espontânea de Monet cria salpicos de cor. O véu da Sra. Monet é soprado pelo vento, assim como seu vestido branco esvoaçante; a grama ondulante do prado é ecoada pela parte inferior verde de sua sombrinha. Ela é vista como se estivesse de baixo, com uma forte perspectiva ascendente, contra nuvens brancas fofas em um céu azul. Um menino, o filho de sete anos de Monet, é colocado mais longe, escondido atrás de uma elevação no chão e visível apenas da cintura para cima, criando uma sensação de profundidade."
Mulher com sombrinha, Claude Monet, 1875, Galeria Nacional de Washington |
2. - História - Mulher com Sombrinha - versão 2
A pintura original foi uma das 18 obras de Monet exibidas na segunda exposição impressionista em abril de 1876, na galeria de Paul Durand-Ruel.
"Em Mulher com sombrinha – Madame Monet e seu filho , a habilidade de Monet como pintor de figuras fica também evidente. Ao contrário das convenções artificiais do retrato acadêmico, Monet delineou as feições de seus modelos tão livremente quanto seus arredores. A espontaneidade e naturalidade da imagem resultante foram elogiadas quando apareceu na segunda exposição impressionista em 1876." (comentário de https://www.nga.gov/collection/art-object-page.61379.html)
Dez anos depois, Monet voltou a um assunto semelhante, pintando um par de cenas com a filha de sua segunda esposa, Suzanne Monet , em 1886, com um guarda-sol em um prado em Giverny ; eles estão no Musée d'Orsay. Os dois quadros são conhecidos como: "Mulher com sombrinha, voltada para esquerda" e "Mulher com sombrinha, voltada para a direita".
Modo de exibição no Museu d'Orsay
O Museu d'Orsay que possue o par de quadros pintados em 1886, publicou em 2016, uma pesquisa na sua página do facebook sobre qual a opinião dos leitores sobre a melhor forma de posicionar os dois quadros. As duas mulheres de frente uma para outra ou as duas de costas uma para outra ?
Participando aqui dessa brincadeira do Museu d'Orsay fazemos essa consulta aos leitores: Em qual posição vocês preferem ?
a) As duas de costas
|
|
b) as duas de frente
|
|
3. - Impacto da pintura inicial
A primeira versão da pintura foi descrita como uma das obras mais conhecidas e reverenciadas de Monet e do impressionismo como um todo. Mary Mathews Gedo em Monet and His Muse: Camille Monet in the Artist's Life disse que era de "alta qualidade" e teve um "impacto poderoso". artchive.com o descreveu como uma "obra-prima" que "triunfa maravilhosamente ao transmitir a sensação de um instantâneo no tempo" Mary Tompkins Lewis em Critical Readings in Impressionism and Post-Impressionism: An Anthology disse que era "sua maior e mais imponente" pintura da década, além de ser "assombrosa, profundamente introspectiva" cmonetgallery.com o via como "representante de Monet e do impressionismo de várias maneiras" e que "Monet estava olhando para o mundo e descrevendo-o de uma maneira que não havia sido feita antes".
4. - Referências
Wikipedia - https://en.wikipedia.org/wiki/Woman_with_a_Parasol_%E2%80%93_Madame_Monet_and_Her_Son
site da Galeria de Arte Nacional de Washington - comentário sobre o quadro
https://www.nga.gov/collection/art-object-page.61379.html