I. As flores de Van Gogh - Pomares floridos e outras árvores
Pomares floridos é uma série de pinturas que o artista holandês Vincent van Gogh executou em Arles , no sul da França , na primavera de 1888.
Van Gogh chegou a Arles em fevereiro de 1888 em uma tempestade de neve; Em duas semanas o tempo mudou e as árvores frutíferas estavam em flor.
Apreciando o simbolismo do renascimento, Van Gogh trabalhou com otimismo e zelo em cerca de quatorze pinturas de árvores floridas no início da primavera.
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Pessegueiro rosa florido, Van Gogh, 1888, Kroler Muller Museum, Oterlo, Holanda "Lembrança de Mauve" |
Ele também fez pinturas de árvores floridas em Saint-Rémy no ano seguinte, em 1889.As árvores floridas eram especiais para Van Gogh; elas representavam o despertar e a esperança. Ele as apreciava esteticamente e encontrava alegria em pintar árvores floridas. As pinturas de 'árvores e pomares em flor' que ele fez refletem influências impressionistas, divisionistas e japonesas de xilogravura .
II. Alguns quadros de árvores floridas, pomares e vasos de flores
a) Pessegueiro florido, 1888, Arles, Abril a Maio de 1888
Van Gogh pintou muitos pomares durante suas primeiras semanas em Arles (FR). Há uma versão anterior, quase idêntica, desta pintura, que Van Gogh completou de uma só vez.
'Eu trabalhei em uma, não, 20 telas ao ar livre em um pomar – campo de lilás arado, uma cerca de junco – dois pessegueiros rosa contra um glorioso céu azul e branco. Provavelmente a melhor paisagem que já fiz', escreveu .
Ao voltar para casa, viu a notícia de falecimento de Anton Mauve (1838-1888), que era casado com sua prima. Mauve era um pintor bem conhecido de quem Van Gogh havia tomado aulas. Ele dedicou o primeiro trabalho a Mauve (pessegueiro rosa florido - lembrança de Mauve) e fez esta nova versão mais tarde para enviar a Theo.
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Pessegueiro florido, Van Gogh, 1888, (seria o centro do tríptico) |
Van Gogh pode ter imaginado vários trípticos de suas pinturas de pomares e árvores floridas. No entanto, apenas um agrupamento de trípticos foi documentado, um que Vincent imaginou e esboçou para o apartamento de Theo. Esse pessegueiro acima, vertical, seria o centro com outros dois quadros de pomares ao lado. Nesse quadro acima o rosa brilhante da pintura se desvaneceu com o tempo e parece mais branco do que rosa agora.
Possível lateral esquerda do tríptico
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Pomar florido, Van Gogh, 1888, Museu Van Gogh, Amsterdã |
Possível lateral direita do tríptico
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Pomar com árvores de damasco florido, Van Gogh, 1888, Museu Van Gogh, Amsterdã
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b) "Árvore de pêra florida" pensada para um tríptico.
Van Gogh escolheu Blossoming Pear Tree (Àrvore de Pêra florida) como a peça central de um agrupamento, No entanto, não há informações ligando esta pintura a outras.
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Árvore de Pêra florida, Van Gogh, 1888, Museu Van Gogh, Amsterdã |
É difícil exagerar o impacto que a arte japonesa teve em Van Gogh. Em uma carta a Theo, ele disse: "Todo o meu trabalho é de certa forma fundado na arte japonesa, e não sabemos o suficiente sobre gravuras japonesas. Em decadência em seu próprio país, rotulado em coleções já impossíveis de encontrar no próprio Japão, A arte japonesa está se enraizando novamente entre os artistas impressionistas franceses."
c) Amendoeiras em flor
Amendoeiras em Flor é um grupo de várias pinturas feitas em 1888 e 1890 por Vincent van Gogh em Arles e Saint-Rémy , sul da França de amendoeiras em flor.
Ramo de Amendoeira brotando em um copo / vaso de vidro
Embora as árvores frutíferas estivessem prestes a florescer quando Vincent chegou a Arles, a cidade havia acabado de receber uma camada de neve, levando Van Gogh para dentro de casa em sua primeira semana em Arles, onde ele trabalhou em natureza morta, como um galho de uma amêndoa.
Para refletir os primeiros sinais da primavera, ele usou pinceladas delicadas e tons pastel para Blossoming Almond Branch in a Glass .
Em Art Inspiring Transmutations of Life , Bruce Ross avalia o efeito dos impressionistas na obra de van Gogh,
O brilhante Ramo de Amêndoas Florescidas em Copo de Van Gogh incorpora esses fluxos enquanto explora os valores estéticos japoneses. Um raminho quebrado é colocado em um copo simples. O raminho é destacado por uma linha vermelha ao longo da parede bege e um generoso espaço vazio. Não há intenção decorativa formal. O nome de Van Gogh, também em vermelho brilhante, paira acima de um raminho no canto superior esquerdo como se fosse um símbolo de esperança. Van Gogh transformou a natureza morta com a ajuda desses valores. Ele imbuiu uma forma baseada na morte para uma forma focada na vida e na possibilidade. Seu uso de cores brilhantes reflete isso. Há um caráter individual e, portanto, essencial para seu tema, um raminho de botões de amêndoa e flores desabrochando. Esta natureza morta lembra a arte japonesa de arranjo de flores, ikebana, em sua simplicidade e esperança evocada, bem como no uso formal do espaço vazio.
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Blossoming Almond Branch in a Glass 1888, Museu Van Gogh , Amsterdã |
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Ramo de amêndoa em flor em um copo com um livro coleção particular, 1888 |
Amendoeira florida
"Amendoeira florida" foi feita para comemorar o nascimento de seu sobrinho e xará, filho de seu irmão Theo e da cunhada Jo.
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Amendoeira florida, Vincent van Gogh, 1890, Museu Van Gogh, Amsterdã
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III. - Referências
Todo o texto dessa publicação foi resumida dos dois textos seguintes da Wikipedia
Pomares floridos
https://en.wikipedia.org/wiki/Flowering_Orchards
Amendoeiras floridas
https://en.wikipedia.org/wiki/Almond_Blossoms