1. - Pierre Auguste Renoir
Pierre Auguste Renoir foi um pintor francês expoente do movimento impressionista. Nasceu em 25 de fevereiro de 1841 em Limoges e morreu em 03 de dezembro de 1919 em Cagnes sur Mer.
Renoir era de uma família de trabalhadores com talentos manuais. O pai, a mãe e irmã eram alfaiates, um irmão era ourives e o outro desenhista de moda. Renoir começou sua carreira logo cedo em 1854, pintando porcelanas em uma loja e ainda pintando as decorações de cafés com cenas mitólogicas.
Em 1862, ele começou a estudar arte com Charles Gleyre, em Paris. Lá ele conheceu Alfred Sisley , Frédéric Bazille e Claude Monet .
Renoir |
Desde o início sua obra foi influenciada pelo sensualismo, delicadeza e beleza dos traços. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos.
Apesar de sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma. Ele procurava a plenitude da cor e tinha uma pincelada enérgica e ligeira, com motivos que lembram o mestre Ingres, por sua beleza e sensualidade.
2. - Renoir no L'Orangerie (Coleção Paul Guillaume-Jean Walter)
Em 1921, Paul Guillaume exortou a geração mais jovem de pintores a recorrer aos mestres do Impressionismo: “Que pensem nos mais velhos; que se lembrem de Manet, Cézanne, Renoir! ". Nessa perspectiva, e na linha de Apollinaire que declarou sobre Renoir ser “o maior pintor da época”, Paul Guillaume ampliou sua coleção comprando quadros do artista.
A prosperidade de sua galeria na década de 1920 deu-lhe acesso a pintores impressionistas, que antes eram muito caros para ele. Ele enriqueceu sua coleção com algumas obras-primas da década de 1890, como Les Jeunes Filles au piano , bem como telas no estilo barroco tardio de Renoir, que fascinaram muitos artistas como Derain e Pierre Bonnard.
Em seus apartamentos, pinturas de Renoir pairavam entre obras modernas e efígies africanas. Assim como outros grandes colecionadores modernos – Leo e Gertrude Stein, Albert Barnes, Louise e Walter Arensberg, Renoir é assim convocado ao lado das figuras da vanguarda.
Após sua morte, sua viúva completou o conjunto de Renoirs vendendo peças radicais e emblemáticas da coleção, em particular as composições cubistas de Picasso ou as pinturas metafísicas de Chirico.
3. - Algumas Obras de Renoir no l'Orangerie
3.1 - Les Jeunes Filles au piano (Meninas ao piano) - 1892
Amante da música como a maioria dos impressionistas, Renoir frequentemente retratava meninas ao piano. Este tema deriva das assembleias de músicos pintadas nos séculos XVII e XVIII, talvez também das obras dos seus contemporâneos Paul Cézanne (1839-1906), Edouard Manet (1832-1883) ou Edgard Degas (1834-1917). Renoir, portanto, retoma um tema tradicional, que combina as linhas geométricas do piano vertical com os movimentos ondulantes das meninas. Mas ele evita colocar muitos detalhes lá para se concentrar nas duas figuras femininas.
Vista de perfil, uma jovem loira decifra uma partitura que toca com a mão direita. Ao seu lado, uma garota de cabelos escuros debruçada sobre o piano acompanha a partitura com os olhos. A pintura pode ter sido pintada na casa de Renoir, que deu a sua esposa um piano como presente de casamento em 1890. Existem pelo menos outras seis versões desta pintura.
Renoir, sem dúvida, usou as mesmas modelos que as do "Retrato de duas meninas" no Musée de l'Orangerie.
Les jeunes filles au piano, Renoir, 1892 |
3.2 - Retrato de Duas garotas
Renoir gostava muito de representar duas jovens unidas na mesma ocupação. Este foi um de seus temas favoritos da década de 1890. Ele repetiu várias vezes os motivos das meninas em várias poses: segurando uma carta, ao piano, colhendo flores, e muitas vezes repetiu as mesmas modelos.
Assim é com essas duas meninas. Ele opõe aqui a jovem loira da esquerda, de perfil, com o queixo erguido, mantendo uma conversa, à jovem da direita. Esta de cabelos castanhos é retratada quase de frente, com a cabeça inclinada e usando um chapéu.
As atitudes e rostos das duas meninas são encontradas em várias pinturas de Renoir, assim como a cortina verde ao fundo. Esta pintura é contemporânea das grandes "Moças ao piano" também mantida no Musée de l'Orangerie. Provavelmente são as mesmas modelos.
Renoir gosta de um certo tipo feminino aqui: um rosto com olhos amendoados, nariz pequeno e bochechas ainda redondas, que ele pinta com nitidez. Tudo isso revela a influência dos retratos suaves de Jean-Dominique Ingres (1780-1867).
Retrato de duas garotas, Renoir, 1890 a 1892 |
3.3 - Gabrielle e Jean, 1895~1896
Esta obra faz parte de um vasto conjunto pintado por volta de 1895-1896 em que Renoir reuniu Jean, seu segundo filho, e Gabrielle, a fiel serva da família. O pintor compilou assim um verdadeiro álbum da primeira infância de seu filho. Jean Renoir manteve imagens precisas desse período: "Quando eu ainda era muito jovem, três, quatro ou cinco anos, ele não escolheu a pose, mas aproveitou uma ocupação que parecia me manter calado". Renoir podia contar com a cumplicidade ativa de Gabrielle que sempre encontrava um jeito de prender a atenção do jovem modelo.
Aqui ela segura a criança no colo e o ocupa com figurinhas da fazenda. Na pintura do Musée de l'Orangerie, as figuras mal são esboçadas e se misturam ao plano da mesa. Você mal reconhece uma vaca na mão de Gabrielle. Também o fundo é apenas sugerido. À direita, podemos ver uma tela impressa que Renoir colocou atrás de seus modelos para dar fundo às suas composições.
Há outra versão de Gabrielle e Jean (Coleção particular) que parece mais bem-sucedida em que a criada está segurando um galo e onde as estatuetas são muito mais claras.
Gabrielle e Jean, Renoir, 1895 ~ 1896 |
3.4 - Claude Renoir brincando, 1905
Renoir gostava de pintar sua família em suas atividades diárias. Aqui seu terceiro filho Claude, conhecido como Coco, é rapidamente esboçado brincando com soldadinhos de brinquedo. De acordo com as memórias de Jean Renoir, o pintor gostava muito de soldadinhos de brinquedo. Esses soldados passaram de mão em mão, de Pierre o filho mais velho a Claude e segundo o testemunho do comerciante Ambroise Vollard foram muito arrastados pelo chão no estúdio do pintor.
O fundo, indeterminado, é escovado em traços largos, a mesa e os brinquedos mal esboçados, toda a atenção do pintor está voltada para o rosto e o cabelo da criança. Claude usa cabelos compridos como seu irmão mais velho antes dele. Renoir queria que seus filhos mantivessem os cabelos compridos, em princípio como proteção contra golpes e quedas, mas sobretudo pelo prazer de pintá-los, "dourado", disse ele.
Claude Renoir brincando, Renoir, 1905 |
4. - Referência
Praticamente todo o texto sobre os quadros retirado de comentários do próprio Museu L'Orangerie
Museu de L'Orangerie - https://www.musee-orangerie.fr
Sobre o perfil de Renoir
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre-Auguste_Renoir
Vejam também - Renoir, Impressionismo III
https://historiacomgosto.blogspot.com/2016/05/renoir-impressionistas-iii.html