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quarta-feira, 9 de junho de 2021

A lenda de Cupido (Eros) e Psique - esculturas de Canova

 1. - A lenda de Cupido e Psique


Filha de um rei, Psique, cujo nome em grego antigo significa alma , é extraordinariamente bela, a ponto de assustar todos os seus pretendentes. A deusa do amor Afrodite / Vênus , louca de ciúme , enviou Eros / Cupido (deus do amor, filho de Penia e Poros) para colocar uma flecha no coração da jovem para fazê-la se apaixonar pelo mortal mais feio e desprezível que existe. Eros se apaixona perdidamente pela bela assim que a vê e começa um relacionamento amoroso com ela em um suntuoso palácio. Ele a faz prometer não tentar descobrir sua identidade.


escultura de cupido e psique visão frontal
Psique reanimada pelo beijo de cupido,
Antonio Canova, 1787-1793, Louvre



Mas aos poucos Psiquê se sente solitária e decide pedir ao amante que lhe dê permissão para convidar as irmãs. Já que eles acreditavam que ela estava morta, Cupido aceita, e Psiquê se apressa em convidá-las para o palácio. As duas irmãs mais jovens têm muito ciúme das riquezas de Psiquê e dizem a ela que Eros é certamente um monstro que está esperando o momento certo para matá-la. Psiquê começa então a questionar a sinceridade de Cupido e, durante a noite, enquanto ele está deitado ao lado dela, ela enfrenta o proibido por curiosidade e, subjugada pela beleza sobrenatural de seu amante, ilumina seu rosto. Então, inadvertidamete deixa escapar uma gota de óleo quente que cai no ombro alado do jovem deus. Eros, desonrado, voa pela janela sem olhar.


escultura de cupido e psique visão lateral
A escultura de Eros e Psiquê vista pela lateral



Em vingança, Afrodite obriga Psiquê a fazer diferentes trabalhos, o último dos quais é buscar um pouco da beleza de Prosérpina , a deusa do Inferno, mas ela não deve em caso algum abrir a caixa que a contém. Psiquê prossegue até que a curiosidade vença; ela então abre a pequena caixa, mas ela está vazia, ela contém apenas o sono do Submundo que entorpece todos os seus membros, um por um, até que desmorona inerte no chão. Eros não pode esperar mais pelo retorno de sua amada. Ao vê-la deitada no chão, ele corre até ela e a desperta desse sono mágico com um beijo.


rostos de cupido e psique na escultura
Os rostos de Cupido e Psique

Essa obra "Psique reanimada pelo beijo de Cupido" no museu do Louvre, retrata esse momento. 


2. - Antonio Canova


Antonio Canova foi o expoente máximo da escultura neoclássica européia, pois quis devolver à escultura, a simplicidade e a pureza características da antiguidade.

 

Nasceu em Possagno, república de Veneza, em 1º de novembro de 1757. Órfão desde a infância, foi trabalhar como aprendiz no ateliê de Giuseppe Bernardi, também chamado Torretti, que lhe proporcionou uma formação eminentemente barroca. Em 1779 mudou-se para Roma e estudou as grandes obras clássicas, que exerceram sobre ele profunda impressão. O grupo “Dédalo e Ícaro”, realizado em seu próprio ateliê veneziano, foi a primeira obra a assinalar o abandono do estilo barroco.

 

foto de antonio canova
Antonio Canova


Após dois anos de viagens, quando visitou Nápoles e as ruínas de Herculano e Pompéia, Canova regressou a Roma em 1781 e realizou a obra que lhe deu grande prestígio, “Teseu e o Minotauro”, cuja perfeição anatômica foi possível graças a sua prática diária de desenho.

 

Recebeu depois a incumbência de realizar dois monumentos funerários, dos Papas Clemente XIII e Clemente XIV, ambos em Roma. Dessa época romana é também a escultura “Eros e Psiquê”, da qual realizou duas versões. Nela o artista demonstrou total domínio da estética clássica, sobretudo na textura que deu à pele das figuras e na espontaneidade do panejamento. Quando Roma foi invadida pelos franceses, Canova transferiu-se para Viena, mas em 1802 aceitou o convite de Napoleão para pintar, em Paris, retratos do imperador e de sua família, idealizados à maneira das esculturas romanas.

 

Essa característica se pode observar em Paulina Borghese como Vênus vencedora, e nas duas estátuas de Napoleão, uma em bronze e outra em mármore, nu e de corpo inteiro, completadas em 1811.

 

A convite do Papa, depois da queda definitiva de Napoleão, Canova regressou a Paris, onde conseguiu a devolução das obras de arte italianas confiscadas durante a invasão napoleônica, fato que lhe valeu o título de marquês de Ischia.

 

Antonio Canova faleceu em Veneza em 13 de outubro de 1822. Embora sua obra, como a de todos os neoclássicos, tenha sido acusada de fria, mais tarde a crítica do século XX reconheceria nele um escultor acadêmico de suma maestria e elegância. (fonte:  


3. - Cópias de "Cupido reanimando psique"


  • Museu de Arte de Villa Carlotta de Tremezzo às margens do Lago de Como, na Itália (cópia)
  • Museu Hermitage de São Petersburgo (cópia)
  • Metropolitan Museum of Art de Nova York (cópia)
  • Museu Sainte-Croix de Poitiers (cópia)
  • Cemitério de Montparnasse em Paris , Tumba 2 de Lesieutre -Kirsz


4. - Outra escultura de Cupido e Psique



outra versão da escultura feita por Canova, Cupido e psique em pé
Cupido e Psique, Canova, Louvre, 1796 e 1797



Essa outra escultura é conhecida como "Cupido e Psique em pé". Uma segunda versão dessa escultura está no museu Hermitage em São Petersburgo.


5. - Referências


Cupido e Psique - Wikipedia francesa

Antonio Canova - https://segredosdeparis.com/eros-e-psique-museu-do-louvre