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segunda-feira, 5 de outubro de 2020

O Impressionismo Americano - Theodore Robinson

 1. - Theodore Robinson


Theodore Robinson foi um pintor americano nascido a 3 de junho de 1852 em Irasburg, Vermont e foi um dos primeiros artistas americanos a assumir o Impressionismo no final da década de 1880. Ele passou um período em Giverny e desenvolveu uma estreita amizade com Claude Monet. Várias de suas obras são consideradas obras-primas do impressionismo americano.


quadro La Debacle - O Fiasco mostra uma jovem sentada à beira de uma pequena ponte
La Debacle, 1892, Theodore Robinson 



2. - Histórico


foto de Theodore Robinson
Theodore Robinson
Theodore Robinson estudou arte em Chicago e depois de ganhar dinheiro suficiente “ Fazendo retratos pastel e ampliando fotografias.” mudou-se para Nova York

Em 1874, foi para Nova York para assistir às aulas na National Academy of Design e na Art Students League. 

Em 1876, viajou para Paris para estudar com Carolus-Duran e na École des Beaux-Arts, com Jean-Léon Gérôme . Ele exibiu suas pinturas pela primeira vez no Salão de 1877 em Paris, e passou o verão daquele ano em Grez-sur-Loing .

Após viagens a Veneza e Bolonha , ele retornou aos Estados Unidos em 1879 por vários anos. Em 1881 mudou-se para um estúdio em Nova York e tornou-se pintor profissional e professor de arte. Nesse período, Robinson pintava de maneira realista


Giverny


Em 1884, Robinson voltou para a França, onde viveu por oito anos, visitando a América apenas ocasionalmente. Robinson frequentava muito Giverny , que se tornou um centro da arte impressionista francesa sob a influência de Claude Monet.  

Não se sabe exatamente quando ou como Robinson conheceu Monet, mas em 1888 a amizade deles foi suficiente para Robinson se mudar para Giverny se tornando vizinho do famoso impressionista. 

 quadro mostrando uma visão do alto da vila de giverny, com algumas casas em meio ao verde
Giverny, T. Robinson, 1889, Philips Collection, Washington D.C.


A arte de Robinson mudou para uma forma impressionista mais tradicional durante este tempo, provavelmente devido à influência de Monet. Embora vários artistas americanos tenham se reunido em Giverny, nenhum era tão próximo de Monet quanto Robinson. Monet ofereceu conselhos a Robinson e também solicitou a Robinson opiniões sobre seus próprios trabalhos em andamento. 

Retorno aos Estados Unidos


Robinson deixou a França e Monet pela última vez em 1892, embora pretendesse ainda retornar. De volta aos Estados Unidos, Robinson conseguiu um cargo de professor na Brooklyn Art School e deu aulas de verão em Napanoch, Nova York , perto das montanhas Catskill , onde pintou várias cenas de canais. Ele também ensinou no Evelyn College em Princeton, New Jersey , e mais tarde na Academia de Belas Artes da Pensilvânia, na Filadélfia.  

Com a cidade de Nova York como base, Robinson circulou entre um número crescente de artistas americanos em busca do impressionismo. 

 autorretrato de Theodore Robinson
Autorretrato, Theodore Robinson, 1884-1887

Entre as décadas de 1890 e 1910, o impressionismo americano se desenvolveu em “colônias de artistas”, isto é, em grupos de pintores vivendo juntos e compartilhando o mesmo estilo. Eles foram formados em pequenas cidades onde o custo de vida era razoável, onde paisagens ofereciam temas para pinturas e onde os pintores podiam encontrar clientes para comprá-los. A Colônia de Arte La Cos Cob e Old Lyme (Connecticut), localizadas em Long Island Sound, New Hope (Pensilvânia), Delaware ou Brown County (Indiana) são exemplos dessas colônias de artistas nos Estados Unidos.

Robinson passou um tempo na vizinha Cos Cob Art Colony em Connecticut. Lá, ele pintou uma série de cenas de barcos no Riverside Yacht Club, que passaram a ser consideradas entre suas melhores obras.

Entre os pintores impressionistas americanos, Mary Cassatt (1844-1926) ocupa um lugar especial. Ela viveu na França e também conviveu com os maiores pintores da época.

Em 1895, Robinson desfrutou de um período produtivo em Vermont e, em fevereiro de 1896, escreveu a Monet sobre o retorno a Giverny, mas em abril morreu de um ataque agudo de asma na cidade de Nova York. Ele foi enterrado em sua cidade natal, Evansville, Wisconsin . Ele tinha 43 anos.


3. - Algumas Obras de Theodore Robinson


3.1 At the Piano ("Ao Piano"), 1887.


quadro Ao Piano mostra uma moça sentada com um longo vestido branco tocando piano
Ao Piano, T Robinson, 1887, Smithsonian American Art Museum
Washington D.C.


A superfície brilhante do piano, o tecido luminescente do vestido da mulher e a imagem dos dedos acariciando as teclas de marfim evocam uma variedade de texturas e sons. Theodore Robinson pintou esta cena de sua modelo favorita tocando piano no apartamento de seu amigo rico em Paris“ Archie” Chanler. Robinson estava apaixonado por Marie, mas nunca se casou com ela. Os dois passaram muito tempo juntos em Giverny, onde seu relacionamento gerou muita fofoca entre os turistas americanos hospedados no elegante Hotel Baudy.” (Johnston, In Monet's Light: Theodore Robinson at Giverny , 2004 )


3.2 - La Vachére (1888)



É interessante notar que este trabalho destaca um dilema para Robinson. Ele é um pintor impressionista ou um pintor acadêmico? A pintura parece ser em parte impressionismo na maneira como as árvores e folhagens são representadas como manchas de cor e em parte acadêmica na maneira como ele retrata a mulher. Ela é simplesmente um estudo figurativo dentro de um cenário impressionista. A pintura foi exibida no Salão de Paris de 1889.

(fonte: https://mydailyartdisplay.wordpress.com/2017/04/15/theodore-robinson-part-3-monet-giverny-and-robinsons-muse-marie/



quadro la vachere - a vaqueira, mostra uma bela moça em primeiro plano entre árvores com uma vaca por trás dela
La Vachére, T. Robinson, 1888, Smithsonian American Art Museum
Washington D.C.


3.3 La Débâcle "o Fiasco" (1892)


Em 1892, Robinson concluiu uma de suas pinturas mais conhecidas e amadas. Tinha o estranho título de La Débâcle e mais tarde um subtítulo de "Marie em Little Bridge" foi adicionado. 

A assistente para este trabalho foi novamente sua musa, Marie, grande amor e modelo regular de Robinson. Na pintura, vemos uma jovem vestida com elegância sentada na fundação de pedra da ponte sobre o rio Epte, que passa perto de Giverny. 

Algo ou alguém a perturbou, embora não tenhamos ideia do que ou quem seja. Em sua mão está o romance mais recente escrito por Emile Zola, intitulado La Débâcle que tinha acabado de entrar à venda naquele ano. O título do livro refere-se à derrota vergonhosa da França em sua batalha com a Prússia em 1870. 

!802 foi também o ano em que Robinson deixou Giverny e a França pela última vez, mas com ele em sua última viagem de volta à América estava esta pintura.

(fonte https://mydailyartdisplay.wordpress.com/2017/04/15/theodore-robinson-part-3-monet-giverny-and-robinsons-muse-marie/)


quadro la debacle - o fiasco, mostra uma moça sentada perto de uma pequena ponte com um livro no colo. A moça tem um vestido com tons de azul e violeta que são os mesmos usado para o fundo do horizonte
La Debacle, 1892, Theodore Robinson 


3.4 Cortejo Nupcial (1892)


Também em 1892, Robinson produziu outro de seus trabalhos mais conhecidos, "The Wedding March". A pintura foi baseada no casamento do pintor americano Theodore Earl Butler com uma das enteadas de Monet, Susan Hoschedé. Em uma carta ao amigo, ele descreveu o evento:

“… Houve uma cerimônia dupla - primeiro na Mairie (prefeitura) - depois na igreja. Quase toda a festa de casamento estava de gala …… A maioria dos aldeões e todos os pensionistas estavam lá - armas foram disparadas, dois mendigos abriram as portas da carruagem e receberam esmolas…


 quadro cortejo nupcial mostra algumas pessoas aparentemente saindo da prefeitura e indo para a igreja. Na frente o homem está de fraque e a mulher com vestido de noiva, logo após vem uma criança e depois outro casal com homem de fraque e mulher de vestido longo
 Cortejo Nupcial, Theodore Robinson, 1888, Fundação Arte Americana,
Chicago


Embora se possa pensar que Robinson pintou a obra usando uma fotografia da marcha processional, na verdade ele a pintou de memória. Na pintura, vemos a procissão da Mairie, ou Prefeitura, com seus lados laranja, em seu caminho para a velha igreja normanda na rua que desde então foi chamada de rue Claude Monet. Na representação, vemos o próprio Monet acompanhando a noiva em primeiro plano, enquanto Butler e Madame Hoschedé fecham a retaguarda. A menina não identificada do meio é considerada a filha mais nova de Hoschedé. 

(fonte:https://mydailyartdisplay.wordpress.com/2017/04/15/theodore-robinson-part-3-monet-giverny-and-robinsons-muse-marie/

3.5 - Low Tide at Riverside Yacht Club (1894)


Este trabalho faz parte de uma série de cenas costeiras pintadas por Theodore Robinson em Cos Cob, Connecticut, uma colônia de artistas americanos populares. Ele revela como o pintor sintetizou a influência anterior de Claude Monet com um novo interesse pelas gravuras japonesas. Como Robinson observou depois de adquirir sua primeira impressão em 1894, "Minha impressão japonesa aponta em uma direção que devo tentar e tomar: um objetivo de refinamento e um tipo de precisão visto nas melhores obras antigas e modernas."

quadro maré baixa - mostra alguns barcos em uma praia de rio, com as águas baixas alguns barcos estão na areia molhada enquant outros ainda estão sobre um pouco de água
"Low Tide ...", Theodore Robinson, 1894, Metropolitan Museum of Art,
Nova Yorque



4. - Referências

Wikipedia - https://en.wikipedia.org/wiki/Theodore_Robinson

La vachere, La debacle e Cortejo Nupcial;

- https://mydailyartdisplay.wordpress.com/2017/04/15/theodore-robinson-part-3-monet-giverny-and-robinsons-muse-marie/