Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2019

A obra de James Tissot - Das "Mulheres Francesas" à "Vida de Jesus Cristo"

1. - James Tissot


James Joseph Jacques Tissot foi um pintor francês nascido em Nantes em outubro de 1836 e faleceu em  Buillon8 de agosto de 1902.

Tissot era de família de origem italiana: seu pai foi bem ­sucedido comerciante de tecidos e sua mãe fabricava chapéus. O envolvimento da família com a moda francesa fez com que Tissot se tornasse pintor conhecido por suas obras que destacavam o figurino das damas de sua época, pintados com minúcias e detalhes marcantes.

Ele então se tornou famoso inicialmente como um pintor de gênero de mulheres elegantemente vestidas mostrado em várias cenas da vida cotidiana. Entretanto, o seu maior trabalho ao qual dedicou a maior parte da sua vida foram as obras bíblicas sobre a vida de Jesus Cristo e sobre o Antigo Testamento.

Pequeno Histórico

Tissot estudou na École des Beaux Arts em Paris com os mestres IngresFlandrin e Lamothe, e expôs no Salão de Paris pela primeira vez na idade dos 23 anos. Em 1861 ele exibiu O encontro de Fausto e Marguerita, que foi adquirido pelo Estado francês para a Galeria de Luxemburgo. 


 autorretrato de James Tissot
autorretrato James Tissot
Tissot lutou na Guarda Nacional na guerra Franco-Prussiana, saindo em defesa da cidade de Paris; em seguida, como Courbet e muitos intelectuais e artistas, ele aderiu à dita, Comuna de Paris. 

Esse fato obrigou o artista a partir para Londres onde chegou com excelente reputação de retratista e bons contactos (1871). Lá estudou com Seymour Haden, desenhou caricaturas para a Revista Vanity Fair, pintou retratos, como também telas temáticas.


Em 1874, Degas pediu-lhe para se juntar a eles na primeira exposição organizada pelos artistas que ficaram conhecidos como os impressionistas, mas Tissot recusou. Ele continuou a estar perto desses artistas, no entanto.

Em 1875-6, Tissot conheceu Kathleen Newton, uma divorciada que se tornou a companheira do pintor e modelo frequente. Ele compôs uma gravura dela em 1876, intitulada Portrait of Mrs N. , mais comumente intitulada La frileuse .

Ela se mudou para a casa de Tissot em St. John's Wood em 1876 e viveu com ele até sua morte nos últimos estágios de consumo em 1882.

2. - Obras sobre mulheres charmosas


Após a morte de Kathleen Newton, Tissot retornou a Paris. Uma grande exposição do seu trabalho teve lugar em 1885 na Galerie Sedelmeyer, onde ele mostrou 15 grandes pinturas de uma série chamada La Femme à Paris .


pintura parisiense A Dama de Honra
A dama de honra, 1884 
pintura rio Tâmisa onde mostra uma moça saindo de um barco a remo onde tinham dois remadores
Rio Tâmisa, 1874, particular

 quadro O Baile
O Baile, 1880, Musée d'Orsay

 quadro O Hush de 1875
Hush, 1875, Galeria Manchester
 quadro a Galeria do HSM Calcutá
A Galeria do HSM Calcutá, 1876, Tate Modern


3. - Caricaturas


Na revista Vanity Fair James Tissot fez várias caricaturas de personagens famosas conforme mostrado abaixo:

caricatura de Vitorio Emanuel II
Vitorio Emanuel II, Itália
 quadro da caricatura de Charles Darwin
Charles Darwin, Inglaterra

quadro de Isabel II da Espanha
Isabel II, Espanha


4. - Obras Bíblicas


Vida de Jesus Cristo


Em 1885, Tissot teve um renascimento de sua fé católica, o que o levou a passar o resto de sua vida fazendo pinturas sobre eventos bíblicos. Numa época em que artistas franceses trabalhavam com impressionismo , pontilhismo e lavagens pesadas de óleo, Tissot estava se movendo em direção ao realismo em suas aquarelas. 

Para ajudar na conclusão das ilustrações bíblicas, Tissot viajou para o Oriente Médio em 1886, 1889 e 1896 para fazer estudos sobre a paisagem e as pessoas. Sua série de 365 ilustrações em aquarela (guache) mostrando a vida de Cristo foram aclamadas pela crítica e entusiasmadas audiências em Paris (1894-1895), Londres (1896) e Nova York (1898-1898), antes de serem compradas pelo Museu do Brooklyn em 1900

Eles foram publicados em uma edição francesa em 1896-187 e em inglês em 1897-8, trazendo grande riqueza e fama a Tissot. Em julho de 1894, Tissot recebeu a Légion d'honneur , a mais prestigiada medalha da França. 

Anunciação e Retorno do Egito

aquarela da Anunciação    aquarela Retorno do Egito

Batismo e Milagres de Jesus


aquarela Milagre de Jesus - provavelmente cura de um cego   aquarela batismo de Jesus
 outro milagre de Jesus - provvavelmente cura de um aleijado

Pregações de Jesus e Lamentação

 Jesus subindo a montanha    Jesus sentado em uma pedra na colina lamentando

Crucificação

 aquarela da crucificação de Jesus


Ascenção ao céu

 aquarela da Ascenção de Jesus ao Céu



Antigo Testamento

Tissot passou os últimos anos de sua vida trabalhando em pinturas de temas do Antigo Testamento. Embora ele nunca tenha completado a série, ele exibiu 80 dessas pinturas em Paris em 1901 e as gravuras posteriores foram publicadas em 1904.

Obs: Publicaremos algumas gravuras do Velho Testamento em um outro post para esse não ficar muito carregado.