1. - James Tissot
James Joseph Jacques Tissot foi um pintor francês nascido em Nantes em outubro de 1836 e faleceu em Buillon, 8 de agosto de 1902.
Tissot era de família de origem italiana: seu pai foi bem sucedido comerciante de tecidos e sua mãe fabricava chapéus. O envolvimento da família com a moda francesa fez com que Tissot se tornasse pintor conhecido por suas obras que destacavam o figurino das damas de sua época, pintados com minúcias e detalhes marcantes.
Ele então se tornou famoso inicialmente como um pintor de gênero de mulheres elegantemente vestidas mostrado em várias cenas da vida cotidiana. Entretanto, o seu maior trabalho ao qual dedicou a maior parte da sua vida foram as obras bíblicas sobre a vida de Jesus Cristo e sobre o Antigo Testamento.
Pequeno Histórico
Tissot estudou na École des Beaux Arts em Paris com os mestres Ingres, Flandrin e Lamothe, e expôs no Salão de Paris pela primeira vez na idade dos 23 anos. Em 1861 ele exibiu O encontro de Fausto e Marguerita, que foi adquirido pelo Estado francês para a Galeria de Luxemburgo.
autorretrato James Tissot |
Tissot lutou na Guarda Nacional na guerra Franco-Prussiana, saindo em defesa da cidade de Paris; em seguida, como Courbet e muitos intelectuais e artistas, ele aderiu à dita, Comuna de Paris.
Esse fato obrigou o artista a partir para Londres onde chegou com excelente reputação de retratista e bons contactos (1871). Lá estudou com Seymour Haden, desenhou caricaturas para a Revista Vanity Fair, pintou retratos, como também telas temáticas.
Em 1874, Degas pediu-lhe para se juntar a eles na primeira exposição organizada pelos artistas que ficaram conhecidos como os impressionistas, mas Tissot recusou. Ele continuou a estar perto desses artistas, no entanto.
Em 1875-6, Tissot conheceu Kathleen Newton, uma divorciada que se tornou a companheira do pintor e modelo frequente. Ele compôs uma gravura dela em 1876, intitulada Portrait of Mrs N. , mais comumente intitulada La frileuse .
Em 1875-6, Tissot conheceu Kathleen Newton, uma divorciada que se tornou a companheira do pintor e modelo frequente. Ele compôs uma gravura dela em 1876, intitulada Portrait of Mrs N. , mais comumente intitulada La frileuse .
Ela se mudou para a casa de Tissot em St. John's Wood em 1876 e viveu com ele até sua morte nos últimos estágios de consumo em 1882.
2. - Obras sobre mulheres charmosas
Após a morte de Kathleen Newton, Tissot retornou a Paris. Uma grande exposição do seu trabalho teve lugar em 1885 na Galerie Sedelmeyer, onde ele mostrou 15 grandes pinturas de uma série chamada La Femme à Paris .
|
| ||||
|
|
|
3. - Caricaturas
Na revista Vanity Fair James Tissot fez várias caricaturas de personagens famosas conforme mostrado abaixo:
|
| ||||
|
4. - Obras Bíblicas
Vida de Jesus Cristo
Em 1885, Tissot teve um renascimento de sua fé católica, o que o levou a passar o resto de sua vida fazendo pinturas sobre eventos bíblicos. Numa época em que artistas franceses trabalhavam com impressionismo , pontilhismo e lavagens pesadas de óleo, Tissot estava se movendo em direção ao realismo em suas aquarelas.
Para ajudar na conclusão das ilustrações bíblicas, Tissot viajou para o Oriente Médio em 1886, 1889 e 1896 para fazer estudos sobre a paisagem e as pessoas. Sua série de 365 ilustrações em aquarela (guache) mostrando a vida de Cristo foram aclamadas pela crítica e entusiasmadas audiências em Paris (1894-1895), Londres (1896) e Nova York (1898-1898), antes de serem compradas pelo Museu do Brooklyn em 1900.
Eles foram publicados em uma edição francesa em 1896-187 e em inglês em 1897-8, trazendo grande riqueza e fama a Tissot. Em julho de 1894, Tissot recebeu a Légion d'honneur , a mais prestigiada medalha da França.
Batismo e Milagres de Jesus
Antigo Testamento
Tissot passou os últimos anos de sua vida trabalhando em pinturas de temas do Antigo Testamento. Embora ele nunca tenha completado a série, ele exibiu 80 dessas pinturas em Paris em 1901 e as gravuras posteriores foram publicadas em 1904.
Obs: Publicaremos algumas gravuras do Velho Testamento em um outro post para esse não ficar muito carregado.
Obs: Publicaremos algumas gravuras do Velho Testamento em um outro post para esse não ficar muito carregado.
5. - Referências
James Tissot - Wikipedia Inglesa
Site: - https://arteeuropeiadevanguarda.blogspot.com/2012/09/biografia-tissot-james-jacques-joseph.html