Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Museu Egípcio Antigo - Mais de 4.000 anos de Arte e História

1. - Introdução


Uma coleção fantástica de estátuas, obras e artefatos da história egípcia antiga, com peças de mais de 4.000 anos de existência e em bom estado de conservação. Uma verdadeira viagem ao passado, com um enriquecimento cultural e histórico fabuloso.

O Museu possui 120 mil itens, com uma quantidade representativa em exposição, sendo o restante em almoxarifados.

O governo egípcio estabeleceu primeiramente o museu em 1835, construído perto do Jardim Ezbekeyah e depois mudou-o para a Cidadela do Cairo. O Museu mudou-se ainda umas três vezes até que em 1902 estabeleceu-se na localização atual na Praça Tahir.


foto da fachada do Museu Egípcio antigo


O Novo Museu Egípcio


Com cerca de 168.000 metros quadrados, está sendo construído o Novo Museu Egípcio que será composto por três grandes galerias. Situado na área de Gizé, o museu ficará próximo das pirâmides. Todo o acervo do Museu Egípcio será transferido para essa nova localização. A inauguração deverá acontecer entre 2019 e 2021. Ainda não tem-se uma data certa.

2. - A distribuição do Museu


Existem dois andares principais no museu, o térreo e o primeiro andar. No térreo há uma extensa coleção de artefatos do Novo Reino, o período de tempo entre 1550 e 1069 aC. Esses artefatos são geralmente maiores que itens criados nos séculos anteriores. Esses itens incluem estátuas, mesas e sarcófagos, além de uma coleção de papiros e moedas.


foto do salão de entrada - térreo do Museu Egípcio Antigo


No primeiro andar há artefatos das duas últimas dinastias do Egito, incluindo itens dos túmulos dos faraós Tutmósis III , Tutmósis IV , Amenófis II, Hatshepsut e do cortesão Maiherpri, bem como muitos artefatos do Vale dos Reis, em particular, o material das sepulturas intactas de Tutankhamon. Duas salas especiais contêm várias múmias de reis e de outros membros da família real do Novo Reino.


foto do salão do corredor térreo do Museu Egípcio foto das alas laterais do pavimento superior do Museu Antigo


3. - Algumas obras em destaque


a) Estátua de Khufu (Quéops)


Dados: 4th dinastia (2613 bC a 2494 bC) Material: Marfim Dim: altura 7,5 cm, largura, 2,5 cm



Estátua de Khuphu - Quéops Apesar de outros fragmentos representando o rei terem sido achados, essa estatueta de marfim é considerada ser a única escultura completa do rei Khuphu (Quéops), o construtor da grande pirâmide de Gizé.
Sua expressão facial é séria e transmite poder. Ele está sentado no trono que tem o seu nome inscrito nos dois lados. Ele está usando a coro vermelha do Baixo Egito. Na mão direita ele tem um malo cerimonial que é um símbolo de autoridade. 

b) A Tríade de Menkaure


Dados: 4th dinastia (2613 bC a 2494 bC) Material: Grauvaque, rocha sedeimentar de cor cinza Dim: altura 96 cm, largura, 38 cm

escultura da Tríade de Menkaure - Mostra o Faraó Menkaure entre as chamadas deusas Hathor  e Cynopolis Essa tríade esculpida mostra o Rei Menkaure entre as deusas Hathor a sua direita e a personificação de Cynopolis, o 17o nome do Egito Superior, à sua esquerda. 

O Rei Menkaure usa a coroa do Egito Superior e tem uma falsa barba. Ele usa um Kilt e segura dois objetos cilindricos em suas mãos. 

As duas damas usam vestidos colados no corpo. Hathor usa sua coroa normal, composta de um disco solar entre os dois chifres, enquanto a outra dama ressalta um chacal.


c) Estátua de Khafre (Quéfren)


Data: 4th dinastia, material: pedra diorita, altura: 168 cm, largura: 57 cm;

Estátua de Quéfren Essa estátua do Rei Khafre foi esculpida em pedra dioritana 4th dinastia do Antigo Reino. A estátua foi achada no Vale do Templo em Gizé, próximo à esfinge. É uma das peças mais fascinantes do museu egípcio. O grande faraó Khafre está sentado em seu trono usando o capuz real, um kilt curto e a falsa barba. De cada lado do  trono está esculpido o símbolo de unificação do Alto Egito com o Baixo Egito.


d) Estátua do Príncipe Rahotep e da Princesa Nofret


Data: 4a dinastia, altura: 120 cm, material: calcário pintado;

Rahotep pode ter sido o filho do Rei Senefru, o qual teria sido o irmão do rei Khufu. Ele mantinha os títulos de Alto Sarcedote de Ra em Heliopolis, General de Exército, e Chefe de Construção. Ele é visto usando um kilt curto, cabelo curto, um bigode fino, e um amuleto com coração em torno de seu pescoço.



Linda estátua colorida do príncipe Rahotep e sua espora Nofret. Os dois estão sentados com o braço dobrado sobre o peito. ele usa apenas um kilt curto e o dorso desnudo.  Ela usa uma túnica branca um diadema floral e um colar

A esposa de Rahotep, Nofret, é descrita como aquela familiarizada com o Rei. Ela é vista usando uma peruca que cai aos ombros, decorado com um diadema floral e um colar. A distinção dos nobres e privilegiados também é marcado na pele colorida das duas estátuas. O marrom na pele do rei e o creme na pele da rainha. Isso era uma convenção. 

e) Estátua do Escriba sentado


estátua do escriba sentado Data: 5th Dinastia (2.494 bC a 2.343 bC).
Essa estátua é a representação idealizada de um escriba legal e oficial público. Em uma posição sentada o escriba põe o seu olhar fixo no horizonte. A face do escriba mostra confiança e determinação. Os escribas tinham uma posição admirada dentro das funções que não eram da realeza.
No Louve também tem uma estátua de um escriba sentado que é muito famosa.


f) Estátua de Ka-Aper (Sheikh el-Balad)


data: 5th dinastia, material: madeira sicômoro, altura 112 cm. No Egito antigo, Ka-APer era um chefe sacerdote, mas o nome Sheikh el-Balad veio dos trabalhadores de Marriette porque ele parecia muito o supervisor da Vila. Ele é mostrado com um kilt longo. Ele segura um cajado na sua mão esquerda.

Estátua de Ka-Aper em madeira sicômoro de 1,12m foco frontal no rosto Estátua de Ka-Aper em madeira sicômoro visto de corpo inteiro usando un kilt mais comprido e segurando um cajado


g) Cortejo


Esse modelo representa um cortejo provavelmente de um funeral real, onde as pessoas estão carregando as oferendas para o túmulo.


cerca de vinte pequenas esculturas simbolizando um cortejo funerário.As pessoas carregam caixas na cabeça parecendo que são os pertneces para o morto, no caso família real, levarem para outra vida


h) Cabeça de Hatshepsut


Hatshepsut nasceu em Tebas. Era a filha mais velha do rei Tutmés I (Tutmósis I) e da rainha Amósis.

Quando o seu pai morreu Hatshepsut teria cerca de vinte e quatro anos. Casou com seu meio-irmão, Tutmés II, seguindo um costume que existia no Antigo Egito que consistia em membros da família real casarem entre si. 

Após a morte de Tutmés II, cujo reinado é pouco conhecido, o enteado de Hatshepsut, Tutmés III, era ainda uma criança que não estava apta a governar. 

Por esta razão Hatshepsut, na qualidade de grande esposa real do rei Tutmés II, assumiu o poder como regente na menoridade de Tutmés III. Mais tarde, Hatshepsut decidiu assumir a dignidade de faraó e governar em seu direito.
esscultura da cabeça de Hatshepsut Acredita-se que essa cabeça fazia parte de uma estátua colossau de Hatshepsut. Apesar de ser mulher, Hatshepsut governou como uma faraó e inclusive usava a tradicional falsa barba nas suas representações. Isso foi uma exceção e m toda história egípcia, e os seus sucessores inclusive mandaram apagar uma grande parte de suas representações.  


i) Cabeça de Akhenaton  


Data: Novo reinado 18th dinastia (1352 a 1336 a.C), arenito, altura: 150 cm;

escultura da cabeça de Akhenaton. Akhenaton mostra as feições alongadas O rei Akhenaton promoveu uma transformação radical nos costume religiosos e sociais do seu tempo. Aboliu o culto a múltiplos deuses e instituiu o culto somente a Aton, representado por um disco solar. O próprio Aton era o intermediário entre o Deus e o povo. Ele desagradou uma imensidão de sacerdotes, todos muito poderosos, que se sediavam na cidade de Luxor.

Akhenaton era casado com Nefertiti e pai de Thuntakamon.


Logo após a sua morte o culto aos vários deuses foi sendo gradualmente restaurado e tudo ficou como antes.

Akhenaton tem um rosto comprido, feições alongadas, olhos grandes e repuxados.

j) Máscara de Ouro de Tutankhamun


A câmara funerária de Tutancâmon foi encontrada na necrópole tebana no Vale dos Reis em 1922 e inaugurada em 1923. Outros dois anos seriam necessários para que a equipe de escavação, liderada pelo arqueólogo inglês Howard Carter, abrisse o pesado sarcófago que continha a múmia de Thuntancâmon.  Em 28 de outubro de 1925, eles abriram o interior de três caixões para revelar a máscara de ouro, vista pelas pessoas pela primeira vez em aproximadamente 3.250 anos. Carter escreveu em seu diário:

Os pinos removidos, a tampa foi levantada. A penúltima cena foi divulgada - uma múmia muito bem embrulhada do jovem rei, com máscara de ouro de expressão triste, mas tranquila, simbolizando Osíris ... a máscara carrega os atributos desse deus, mas a semelhança é a de Tut.Ankh.Amen - plácida e bela , com as mesmas características que encontramos em suas estátuas e caixões. A máscara caiu um pouco para trás, assim seu olhar é direto para o céu.  

Em dezembro de 1925, a máscara foi removida do túmulo, colocada em uma caixa e transportada 635 quilômetros até o Museu Egípcio, no Cairo, onde permanece em exibição pública.


foto da famosa Máscara de Ouro de Thuthancamon
Máscara de Thuthancamon, foto de MikReev,
 wikipedia

A face representa a imagem padrão do faraó, e a mesma imagem foi encontrada por escavadores em outras partes da tumba, em particular nas estátuas dos guardiões. Ele usa um pano de cabeça nemes , encimado pela insígnia real de uma cobra  e abutre, simbolizando o domínio de Tutancâmon, tanto do Baixo Egito quanto do Alto Egito, respectivamente.

As orelhas são perfuradas para prender brincos, uma característica que parece ter sido reservada para rainhas e crianças em quase todas as obras de arte egípcias antigas. 
Ela contém incrustações de vidro colorido e pedras preciosas, incluindo lápis-lazúli , quartzo, obsidiana , cornalina , feldspato , turquesa , amazonita , faiança e outras pedras.

k) Busto de Ramsees II quando menino

Data: 19th dinastia, material: granito cinza, altura 80 cm;

Esse busto faz parte de uma estátua sentada de Ramsés II. Ele é mostrado usando uma peruca arredondada na qual está fixada a cobra que representa o poder real.

escultura do busto de Ramsés II quando menino


l) Máscara de ouro de Psusenes I


foto da máscara de ouro de Psusenes I
Máscara de Psusenes I, foto de Nrblex, wikimedia
A máscara de Psusenes I aparece com a cobra real. Ela contém  a falsa barba divina e também um colar com decorações florais.Os olhos são feitos de pedras brancas e pretas. A máscara é feita de duas partes de ouro fixadas juntas através de cinco pregos vistos por trás. 

4. - Referências


Egyptian Museum - Global Press House

Fotos - História com Gosto

Wikipedia : Dinastias, faraós, ...,.