1. - Introdução
Uma coleção fantástica de estátuas, obras e artefatos da história egípcia antiga, com peças de mais de 4.000 anos de existência e em bom estado de conservação. Uma verdadeira viagem ao passado, com um enriquecimento cultural e histórico fabuloso.
O Museu possui 120 mil itens, com uma quantidade representativa em exposição, sendo o restante em almoxarifados.
O governo egípcio estabeleceu primeiramente o museu em 1835, construído perto do Jardim Ezbekeyah e depois mudou-o para a Cidadela do Cairo. O Museu mudou-se ainda umas três vezes até que em 1902 estabeleceu-se na localização atual na Praça Tahir.
O Novo Museu Egípcio
Com cerca de 168.000 metros quadrados, está sendo construído o Novo Museu Egípcio que será composto por três grandes galerias. Situado na área de Gizé, o museu ficará próximo das pirâmides. Todo o acervo do Museu Egípcio será transferido para essa nova localização. A inauguração deverá acontecer entre 2019 e 2021. Ainda não tem-se uma data certa.
2. - A distribuição do Museu
Existem dois andares principais no museu, o térreo e o primeiro andar. No térreo há uma extensa coleção de artefatos do Novo Reino, o período de tempo entre 1550 e 1069 aC. Esses artefatos são geralmente maiores que itens criados nos séculos anteriores. Esses itens incluem estátuas, mesas e sarcófagos, além de uma coleção de papiros e moedas.
No primeiro andar há artefatos das duas últimas dinastias do Egito, incluindo itens dos túmulos dos faraós Tutmósis III , Tutmósis IV , Amenófis II, Hatshepsut e do cortesão Maiherpri, bem como muitos artefatos do Vale dos Reis, em particular, o material das sepulturas intactas de Tutankhamon. Duas salas especiais contêm várias múmias de reis e de outros membros da família real do Novo Reino.
3. - Algumas obras em destaque
a) Estátua de Khufu (Quéops)
Dados: 4th dinastia (2613 bC a 2494 bC) Material: Marfim Dim: altura 7,5 cm, largura, 2,5 cm
b) A Tríade de Menkaure
c) Estátua de Khafre (Quéfren)
Data: 4th dinastia, material: pedra diorita, altura: 168 cm, largura: 57 cm;
d) Estátua do Príncipe Rahotep e da Princesa Nofret
Rahotep pode ter sido o filho do Rei Senefru, o qual teria sido o irmão do rei Khufu. Ele mantinha os títulos de Alto Sarcedote de Ra em Heliopolis, General de Exército, e Chefe de Construção. Ele é visto usando um kilt curto, cabelo curto, um bigode fino, e um amuleto com coração em torno de seu pescoço.
A esposa de Rahotep, Nofret, é descrita como aquela familiarizada com o Rei. Ela é vista usando uma peruca que cai aos ombros, decorado com um diadema floral e um colar. A distinção dos nobres e privilegiados também é marcado na pele colorida das duas estátuas. O marrom na pele do rei e o creme na pele da rainha. Isso era uma convenção.
e) Estátua do Escriba sentado
f) Estátua de Ka-Aper (Sheikh el-Balad)
data: 5th dinastia, material: madeira sicômoro, altura 112 cm. No Egito antigo, Ka-APer era um chefe sacerdote, mas o nome Sheikh el-Balad veio dos trabalhadores de Marriette porque ele parecia muito o supervisor da Vila. Ele é mostrado com um kilt longo. Ele segura um cajado na sua mão esquerda.
g) Cortejo
Esse modelo representa um cortejo provavelmente de um funeral real, onde as pessoas estão carregando as oferendas para o túmulo.
h) Cabeça de Hatshepsut
Quando o seu pai morreu Hatshepsut teria cerca de vinte e quatro anos. Casou com seu meio-irmão, Tutmés II, seguindo um costume que existia no Antigo Egito que consistia em membros da família real casarem entre si.
Após a morte de Tutmés II, cujo reinado é pouco conhecido, o enteado de Hatshepsut, Tutmés III, era ainda uma criança que não estava apta a governar.
Por esta razão Hatshepsut, na qualidade de grande esposa real do rei Tutmés II, assumiu o poder como regente na menoridade de Tutmés III. Mais tarde, Hatshepsut decidiu assumir a dignidade de faraó e governar em seu direito.
Os pinos removidos, a tampa foi levantada. A penúltima cena foi divulgada - uma múmia muito bem embrulhada do jovem rei, com máscara de ouro de expressão triste, mas tranquila, simbolizando Osíris ... a máscara carrega os atributos desse deus, mas a semelhança é a de Tut.Ankh.Amen - plácida e bela , com as mesmas características que encontramos em suas estátuas e caixões. A máscara caiu um pouco para trás, assim seu olhar é direto para o céu.
Em dezembro de 1925, a máscara foi removida do túmulo, colocada em uma caixa e transportada 635 quilômetros até o Museu Egípcio, no Cairo, onde permanece em exibição pública.
i) Cabeça de Akhenaton
Data: Novo reinado 18th dinastia (1352 a 1336 a.C), arenito, altura: 150 cm;
Akhenaton tem um rosto comprido, feições alongadas, olhos grandes e repuxados.
j) Máscara de Ouro de Tutankhamun
A câmara funerária de Tutancâmon foi encontrada na necrópole tebana no Vale dos Reis em 1922 e inaugurada em 1923. Outros dois anos seriam necessários para que a equipe de escavação, liderada pelo arqueólogo inglês Howard Carter, abrisse o pesado sarcófago que continha a múmia de Thuntancâmon. Em 28 de outubro de 1925, eles abriram o interior de três caixões para revelar a máscara de ouro, vista pelas pessoas pela primeira vez em aproximadamente 3.250 anos. Carter escreveu em seu diário:
Os pinos removidos, a tampa foi levantada. A penúltima cena foi divulgada - uma múmia muito bem embrulhada do jovem rei, com máscara de ouro de expressão triste, mas tranquila, simbolizando Osíris ... a máscara carrega os atributos desse deus, mas a semelhança é a de Tut.Ankh.Amen - plácida e bela , com as mesmas características que encontramos em suas estátuas e caixões. A máscara caiu um pouco para trás, assim seu olhar é direto para o céu.
Em dezembro de 1925, a máscara foi removida do túmulo, colocada em uma caixa e transportada 635 quilômetros até o Museu Egípcio, no Cairo, onde permanece em exibição pública.
Ela contém incrustações de vidro colorido e pedras preciosas, incluindo lápis-lazúli , quartzo, obsidiana , cornalina , feldspato , turquesa , amazonita , faiança e outras pedras.
k) Busto de Ramsees II quando menino
Esse busto faz parte de uma estátua sentada de Ramsés II. Ele é mostrado usando uma peruca arredondada na qual está fixada a cobra que representa o poder real. |
l) Máscara de ouro de Psusenes I
|
A máscara de Psusenes I aparece com a cobra real. Ela contém a falsa barba divina e também um colar com decorações florais.Os olhos são feitos de pedras brancas e pretas. A máscara é feita de duas partes de ouro fixadas juntas através de cinco pregos vistos por trás. |
4. - Referências
Egyptian Museum - Global Press House
Fotos - História com Gosto
Wikipedia : Dinastias, faraós, ...,.