Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

A arte na Grécia Antiga (período arcaico) - Esculturas "Kore"

I. - Período Arcaico



O sétimo e sexto século antes de Cristo, foi um período de grandes mudanças tanto social como política na Grécia. Foi a época que a estrutura da sociedade grega foi definitivamente formada. O conceito de cidade-estado foi fixado e a natureza da cultura Grega foi determinada.


na foto mostra-se um detalhe da escultura grega feita no friso do Pathernon. Vê-se dois homens sentados conversando e uma mulher tamém sentada ao lado
Detalhe do friso do Pathernon, Museu da Acrópole, Atenas


A Arquitetura, a cerâmica, e as esculturas são três áreas de grande impacto nesse período. No post vamos abordar especificamente as esculturas.

II. - Escultura Arcaica - A escultura Kore ou as Korai


O Kouros é um tipo de estátua muito característica da escultura grega. O termo significa jovem e a escultura normalmente retrata jovens adultos. A forma é inspirada principalmente nas esculturas egípcias da época.

No início eram retratados as figuras masculinas e depois passou-se a retratar também as figuras femininas. Escultura "Kore"(mulher jovem) representa a versão feminina do Kouros.

No museu da Acrópole que visitamos em detalhe temos muitas esculturas Kore ou muitas Korai (plural de Kore). No museu arqueológico nacional predomina as estátuas masculinas (Kouros). 

Como dessa vez não visitamos o museu arqueológico nacional, vamos detalhar apenas as Korai.

As esculturas Kore


O termo Kore ou Koré, com plural Korai (do grego, mulher jovem), é uma tipologia escultórica do Período Arcaico da Grécia Antiga, que consiste numa estátua feminina em pé, esculpida em mármore, vestida, e pode carregar na mão uma oferenda .

Assim como o semelhante masculino, a kore denota uma profunda influência da estatuária egípcia pelo seu carácter maciço e rigidez corporal e, embora esta estátua grega arcaica transmita a mesma artificialidade que as semelhantes egípcias, o trabalho do material é aqui um pouco mais rude.


Primeira escultura mostrada é a Kore 675. Está em pé vista de frente com uma manta drapeada e com detalhes no vestido
Kore 675


O rosto, estereotipado, que não tem por objetivo ser o retrato de uma pessoa real, é envolto por um cabelo de volumetria pouco natural, como se tratasse de uma peruca. A estátua é pintada, a pele feminina é deixada a branco, o que indica que as mulheres da antiguidade tinham menos liberdade que os homens para andar livres e consequentemente acabavam trancadas em casa sem ver muito sol.

A kore teve uma evolução formal ao longo do tempo tornando-se, em épocas posteriores, numa figura de formas mais suaves e arredondadas, em que o tecido da roupa e o corpo se ajustam com maior naturalidade. Nesta altura o corpo deixa de parecer ser talhado de um bloco de contornos agudos, para se parecer mais com uma coluna, onde as linhas são mais fluídas.

Ao contrário do kouros, que apresenta sempre a mesma tipologia (homem nu de pé), a kore tem mais variações, acima de tudo no que diz respeito à indumentária e ao cabelo, que espelham a moda dos diferentes locais onde é produzida.

III. - As Korai do Museu de Acrópoles


Foram encontradas fragmentos de cerca de 200 estátuas Korai normalmente segurando oferendas às deusas e datadas do período de 580 bC até 490 bC. Parece que a maioria  fazia uma ligação com as jovens da sociedade grega que prestavam serviços no templo com as oferendas às Deusas. Algumas delas estavam quase intactas.

Kore 679 / Peplophoros


A mais famosa das Korai é a "Peplophoros", assim chamada porque até recentemente foi considerada que ela estava vestida com um "peplos Dórico" ao invés do tecido "chiton" que as outras usam. Entretanto, pesquisas mais recentes dos pigmentos preservados nesse trabalho trouxeram uma nova luz, desde que elas revelaram que ela não usa um "peplos" mas uma manta grega (ependytes) que é aberta na frente para mostrar o vestuário decorado com painéis preenchidos com animais (reais / imaginários) 



escultura chamada kore 679 é das mais famosas korais existentes. Deram o nome de Peplophoros. Nessa foto vê-se a cintura e a cabeça


outra foto da peplophoros, agora vista de corpo inteiro. A escultura está quase perfeita. Apenas parte do braço esquerdo está quebrado


O que significa Peplos ?


Um peplos é uma peça de vestuário de corpo inteiro estabelecido como traje típico para as mulheres na Grécia antiga em 500 aC. Era um longo pano tubular com a extremidade superior dobrada na metade do caminho, de modo que o que era o topo do tubo estava agora pendurado abaixo da cintura, e o fundo do tubo estava no tornozelo. 


A peça foi então reunida ao redor da cintura e a borda superior dobrada presa sobre os ombros. O topo dobrado do tubo proporcionava a aparência de uma segunda peça de roupa. (As estátuas cariátides usam essa roupa típica).

Recriação das cores como deviam ser no passado

Como na arte antiga, vestuários desse tipo, com essas decorações, eram feitos apenas para deusas. Recentemente tem sido proposto que a Kore 679 na realidade não é uma kore mas uma estátua da deusa artemísia.


recriação da kore 679 colocando cores nas suas roupas como acfredita-se que era na antiguidade
foto Marsyas em wikimedia commons

Kore 680

A kore 680 tem uma fruta na sua mão direita como uma oferenda à uma Deusa. Essa escultura é um bom exemplo das vestimentas da época. Ela usa o chiton, semelhante a uma túnica sob as vestimentas a qual ela joga para trás com um gracioso gesto da mão esquerda. O chiton é como um xale que cai sobre o corpo das korai seguindo as suas formas. A kore 680 também usa uma manta.


kore 680, estátua de corpo inteiro segurando uma fruta na mão direita


Kore 682


A Kore 682 é alta, com penteado e vestimenta meticulosamente arranjados, nos quais traços dos pigmentos originais estão preservados. Como a maioria das Korai, ela usa chiton e um himation, uma moda introduzida em Atenas de Ionia em torno de 530 bC.



estátua da kore 682 indicando ser uma mulher bem alta


outra foto da kore 682 com foco no rosto


Kore 685


A Kore 685 é uma das últimas do período arcaico (500/490 bC).

Suas duas mãos estavam estendidas para frente deixando a sua vestimenta mais colada ao corpo.

O sorriso característico do período arcaico quase não aparece nos seus lábios.


kore 685 mostrando uma mulher de corpo inteiro. O detalhe é que nessa escultura é mostrada a vestimenta colada ao corpo mostrando as formas femininas



IV. - Referências


Greek Art and Archaeology - Dimitris Plantzos - Kapon Editions

Wikipedia - Kore sculpture

The Acropolis Through its Museum  -  Kapon Editions