I - O Romantismo Francês
O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX.
Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo.
Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.
O termo romântico refere-se ao movimento estético, ou seja, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.
O romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais. (fonte: wikipedia)
Realismo
Bonjour Mr. Coubert, 1854, Gustave Coubert, Musée Fabre |
Já o realismo, surgiu nas últimas décadas do século XIX na França, em reação ao romantismo.
Entre 1850 e 1900 ele predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes.
Os integrantes desse movimento repudiaram a artificialidade do neoclassicismo e do romantismo, pois sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa não inspirada em modelos do passado. O movimento manifestou-se também na escultura e, principalmente, na pintura e em alguns aspectos sociais. (fonte: wikipedia)
II. - Delacroix
Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês. Na sua obra convergem a voluptuosidade de Rubens, o refinamento de Veronese, a expressividade cromática de William Turner e o sentimento patético de seu grande amigo Géricault.
autorretrato, Delacroix |
O pintor, que como poucos soube sublimar os sentimentos por meio da cor, escreveu: "…nem sempre a pintura precisa de um tema". E isso seria de vital importância para a pintura das primeiras vanguardas.
Delacroix nasceu em Saint-Maurice, numa família de grande prestigio social, e seu pai virou ministro da república. Acreditava-se que seu pai natural teria sido na realidade o príncipe Talleyrand, seu mecenas.
O fato é que Delacroix teve uma educação esmerada, que o transformou num erudito precoce: frequentou grandes colégios de Paris, teve aulas de música no Conservatório e de pintura na Escola de Belas-Artes.
Também aprendeu aquarela com o professor Souliere trabalhou no ateliê do pintor Pierre-Narcisse Guérin, onde conheceu Géricault. Visitava quase todos os dias o Louvre, para estudar as obras de Rafael Sanzio e Rubens.
Seu primeiro quadro foi A Barca de Dante — a obra deste escritor italiano foi um dos temas preferidos do romantismo. A tela lembra A Barca da Medusa, de Géricault, para quem o pintor havia posado. (fonte: wikipedia)
III. - Três obras de Delacroix
a) A Barca de Dante, 1822
"A barca de Dante" ou "Dante e Virgílio nos infernos", é uma pintura a óleo sobre lona, da autoria de Eugène Delacroix e pintada em 1822. Foi o seu primeiro quadro realizado, quando ele tinha 24 anos. Foi inspirado em uma passagem do livro de Dante Alighieri, a Divina Comédia.
A cena retrata o escritor Dante acompanhado por Virgílio, seu guia em sua jornada ao Inferno. A obra é fiel à descrição da cena no livro de Alighieri, que é retratado por Delacroix, fã de suas obras. O escritor é retratado como um pensador e intelectual, apesar de sua expressão de medo.
Delacroix utilizou cores quentes em contraste com cores frias na obra, inspirando-se no barroco. As expressões faciais dos personagens também se contrastam. Dante, de capuz vermelho, aparenta estar assustado e Virgílio mantém a serenidade
A Barca de Dante, Delacroix, 1822, Museu do Louvre |
b) Jovem Orfã no Cemitério, 1824
A Menina Órfã no Cemitério evoca um dramático momento romântico. A mulher que serviu como modelo foi uma mendiga que o artista conheceu nas ruas de Paris. Esta obra, foi uma pintura preparatória para "Os massacres de Scio" (que foi pintada posteriormente em 1824 também).
Podemos notar as suas pinceladas na vestimenta, no movimento dos cabelos e na representação de paisagem ao fundo, que dá para perceber um contraste entre a luminosidade do céu ao entardecer e o aspecto sombrio do cemitério.
A torção de seu rosto pode ser observada em outros quadros também, como: Liberdade guiando o povo e Medeia Furiosa. A luminosidade também contribui para a sensualidade da órfã. (fonte: wikipedia)
Jovem Orfã no Cemitério, Delacroix, 1824, Museu do Louvre |
c) A Liberdade guiando o Povo, 1830
"A queda da bastilha, que deu início à Revolução Francesa, ocorreu em 1789. A Primeira República Francesa foi proclamada em setembro de 1792 e o rei Luís XVI foi executado no ano seguinte.
As ameaças externas moldaram o curso da revolução e Internamente, os sentimentos populares radicalizaram a revolução significativamente, culminando com a ascensão de Maximilien Robespierre, dos jacobinos e de uma ditadura virtual imposta pelo Comitê de Salvação Pública, que estabeleceu o chamado Reino de Terror entre 1793 e 1794, período no qual entre 16 mil e 40 mil pessoas foram mortas.
Após a queda dos jacobinos e a execução de Robespierre, o Diretório assumiu o controle do Estado francês em 1795 e manteve o poder até 1799, quando foi substituído pelo Consulado, sob o comando de Napoleão Bonaparte.
A Restauração Francesa ou Restauração Bourbon é o nome dado ao período histórico francês entre a queda de Napoleão Bonaparte em 1814 até a Revolução de Julho em 1830. Os Bourbons foram restaurados ao trono, com o irmão do rei Luís XVI executado, se tornando o rei Luís XVIII.
A Revolução de Julho de 1830, também conhecida como as Três Gloriosas (em francês Les Trois Glorieuses), é a designação dada aos acontecimentos dos dias 27, 28 e 29 de julho de 1830, conhecidos como os três dias gloriosos, durante os quais o povo de Paris e as sociedades secretas republicanas, liderados pela burguesia liberal, realizaram uma série de levantes contra Carlos X que culminaram com a sua abdicação e o fim do período conhecido como Restauração Francesa." (fonte: wikipedia)
O Quadro de Delacroix se refere a essa Revolução de Julho, ele evoca as lutas de rua que aconteceram durante os dias revolucionários.
La liberté guidant le peuple, Delacroix, 1830, Museu do Louvre, Paris |
"Delacroix retratou a Liberdade, como figura alegórica de uma deusa e como uma robusta mulher do povo. O monte de cadáveres funciona como uma espécie de pedestal, do qual a Liberdade se lança, descalça e com o peito meio descoberto, da tela para o espaço do espectador.
Ela usa barrete frígio que se tornara símbolo da liberdade durante a Primeira República Francesa (1789-1794). Ela segura pelo mastro uma bandeira tricolor, que ocupa o eixo médio da tela. A pintura tem sido vista como um marco do fim da Era do Iluminismo, já que muitos estudiosos identificam o fim da Revolução Francesa como o início da Era Romântica.
Distinguem-se quatro outros personagens à beira da barricada. Há dois meninos de rua - um deles, usando uma boina e segurando duas pistolas, pode ter sido a inspiração para o personagem Gavroche, de Les Misérables de Victor Hugo; o outro, abaixado, quase rente ao solo, usa um boné de policial e segura uma espada. Há também um homem de cartola, o que sugere se tratar de um burguês, e, atrás dele, um proletário, usando uma boina e com um sabre na mão.
Atrás, pode-se ver um estudante da prestigiosa École Polytechnique, identificado pelo tradicional bicorne. O que todos têm em comum é o olhar intenso e determinado. Ao longe, emergindo da densa névoa, veem-se as torres de Notre-Dame.
A identidade do homem da cartola tem sido amplamente debatida. A sugestão de que seria um auto-retrato de Delacroix foi eliminada pelos historiadores da arte moderna e não há consenso sobre este ponto." (fonte: wikipedia)
IV. - Referências
Delacroix / Romantismo / realismo = Wikipedia