quarta-feira, 2 de maio de 2018

Cinco ótimos flash mobs musicais - I

1. - O que é flash mob


Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um certo lugar para realizar uma ação inusitada e previamente combinada,  se dispersando em seguida tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social, notadamente pelas redes sociais digitais.

2. - Flash mobs


2.1 - Bolero de Ravel


Bolero (Boléro, no título original francês) é uma obra musical de um único movimento escrita para orquestra por Maurice Ravel. Originalmente composta para um Ballet, a obra, que teve sua première em 1928, é considerada a obra mais famosa de Ravel.



Origem

A origem do Bolero provém de um pedido da dançarina Ida Rubinstein, que encomendou a Ravel a criação de um balé a caráter espanhol. Ravel pensou poder arranjar alguns extratos de Iberia, um conjunto de peças para piano de Isaac Albéniz, mas ele não pôde obter os direitos para fazer como desejava, pois Albéniz havia dado os direitos de arranjo a seu pupilo Ferdinand Enrique Arbos.

Em vez disso, Ravel compôs uma nova obra.

A estreia deu-se em Paris, na Ópera Garnier, em 22 de Novembro de 1928 sob direcção de Walther Straram, com coreografia de Bronislava Nijinska e cenários de Alexandre Benois. 

Uma das dançarinas foi Ida Rubinstein, e a peça causou escândalo devido à sensualidade da coreografia.

- Filme Retratos da Vida (les uns e les autres)


Les Uns et les Autres é um filme francês de 1981 de Claude Lelouch. O filme é um épico musical e é amplamente considerado como o melhor trabalho do diretor de Un Homme et une Femme. Ganhou o Grande Prêmio Técnico no Festival de Cannes de 1981. 



- Copenhague

Como uma das primeiras orquestras sinfônicas profissionais de sempre, Copenhagen Phil (Sjællands Symfoniorkester) fez um flash mob na Estação Central de Copenhague em 2 de maio de 2011, tocando o Bolero de Ravel. O maestro é Jesper Nordin. Confira o nosso novo flash mob .




O Bolero é tocado diariamente na Praia do Jacaré em Cabedelo-PB durante o pôr-do-sol, pelo músico Jurandy do Sax.

2.2 - Tributo a Michael Jackson 


Depois da morte de Michael Jackson, os fãs em várias partes do mundo se mobilizaram para prestar sua homenagem fazendo flash mobs em vários países. Selecionamos para apresentação um em um filme (thriler em De repente 30) e um em Estocolmo que achamos o mais espontâneo de todos. Vejam abaixo.

- Filme "De repente 30"


Uma menina que está cansada dos limites sociais do ginásio se transforma em uma mulher adulta durante a noite. Neste conto de fadas, a adolescente Jenna quer um namorado e, quando é incapaz de encontrar um, fantasia ser adulta. De repente, seu desejo secreto se torna uma realidade e ela se transforma em uma mulher de 30 anos. Porém a idade adulta, que também tem seus desafios entre o relacionamento de homens e mulheres, não é tão fácil quanto parece. (wikipedia)





- Tributo a Michael Jackson - "Beat-it" - Estocolmo



Este é o clipe oficial do BOUNCE & Friends. Mais de 300 dançarinos se conheceram às 15h30, foram informados e depois aprenderam a coreografia em 30 min. Menos de 1 hora depois, eles o fizeram. Eles ainda repetiram à noite.

Esse vídeo reflete o espírito inicial dos flash mobs onde acontecia uma mobilização espontânea, sem muito ensaio, e que logo depois se dispersava.



2.3 "Ode to Joy" - Nona Sinfonia de Beethoven



A Sinfonia n.° 9 em ré menor, op. 125, Coral, é a última sinfonia completa composta por Ludwig van Beethoven. Completada em 1824, a sinfonia coral mais conhecida como Nona Sinfonia ou ainda, "A Nona", é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas de Beethoven.


A nona sinfonia de Beethoven incorpora parte do poema An die Freude ("À Alegria"), uma ode escrita por Friedrich Schiller, com o texto cantado por solistas e um coro em seu último movimento. Foi o primeiro exemplo de um compositor importante que tenha utilizado a voz humana com o mesmo destaque que a dos instrumentos, numa sinfonia, criando assim uma obra de grande alcance, que deu o tom para a forma sinfônica que viria a ser adotada pelos compositores românticos.

Trecho do Filme - O Segredo de Beethoven



Em especial, a música do último movimento, "Ode à Alegria", foi rearranjada por Herbert von Karajan para se tornar o hino da União Europeia. Outra prova de sua importância na cultura atual foi o valor de 3,3 milhões de dólares atingido pela venda de um dos seus manuscritos originais, feita em 2003 pela Sotheby's, de Londres. Segundo o chefe do departamento de manuscritos da Sotheby's à época, Stephen Roe, a sinfonia "é um dos maiores feitos do homem, ao lado do Hamlet e do Rei Lear de Shakespeare".



- Flashmob - Aniversário do Banco Sabadell


No 130º aniversário da fundação do Banco Sabadell, foi feita uma homenagem para a cidade de origem, por meio da campanha "Som Sabadell" (Somos Sabadell). 



Este é o flashmob que foi organizado como um ponto culminante com a participação de 100 pessoas da Orquestra Sinfônica de Vallès, dos côros Lieder, Amics de l'ópera e Coral Belles Arts



Letra de Ode to Joy

Baixo
Ó, amigos, não nesse tom!
Em vez disso, cantemos algo mais delicioso
cantar e sons alegres
Alegre! Alegre!
BaixoQuarteto e coro
Alegria, formosa centelha divina,
Filha do Elíseo,
Ébrios de fogo entramos
Em teu santuário celeste!
Tua magia volta a unir
O que o costume rigorosamente dividiu.
Todos os homens se irmanam
Ali onde teu doce voo se detém.
Quem já conseguiu o maior tesouro
De ser o amigo de um amigo;
Quem já conquistou uma mulher amável
Rejubile-se conosco!
Sim, mesmo que ele chama de uma alma
Sua própria alma em todo o mundo!
Mas aquele que falhou nisso
Que fique chorando sozinho!
Alegria bebem todos os seres
No seio da Natureza;
Todos os bons, todos os maus,
Seguem seu rastro de rosas.
Ela nos deu beijos e vinho e
Um amigo leal até a morte;
Deu força para a vida aos mais humildes
E ao querubim que se ergue diante de Deus!
Tenor e coro
Alegremente, como seus sóis voem
Através do esplêndido espaço celeste
Se expressem, irmãos, em seus caminhos,
Alegremente como o herói diante da vitória.
Coro
Abracem-se milhões!
Enviem este beijo para todo o mundo!
Irmãos, além do céu estrelado
Mora um Pai Amado.
Milhões, vocês estão ajoelhados diante Dele?
Mundo, você percebe seu Criador?
Procure-o mais acima do Céu estrelado!
Sobre as estrelas onde Ele mora!


2.4- Sirtaki - "Zorba, o Grego"



Sirtaki

Sirtaki (συρτάκι) é uma dança popular de origem grega, criada em 1964 para o filme Zorba, o grego. Não é uma dança tradicional grega, mas uma mistura de ritmos lentos e rápidos da dança foclórica grega hasapiko. A dança e a música (por Míkis Theodorakis) é também chamada de "Zorba's dance".

O nome sirtáki vem da palavra grega syrtos, um nome comum de um grupo cretano.

O filme "Zorba, o Grego"



Estrelado por um dos melhores atores do cinema, Anthony Quinn, o filme Zorba, o Grego, é inesquecível. Veja um pequeno resumo abaixo. 



"Viajando para inspecionar uma mina abandonada em Creta que pertence ao seu pai, o autor inglês Basil encontra Zorba, um camponês exuberante que alega ter experiência em mineração. Na antiga vila do pai de Basil, ele se vê atraído por uma jovem viúva e Zorba se ocupa com a mulher que administra o hotel. Quando as coisas dão errado, Zorba ensina a Basil como aproveitar a vida, mesmo sob as circunstâncias mais difíceis."




Obs: Apesar de suas características físicas, e de ter interpretado tão bem os papéis de Zorba e de Onassis no Cinema, Anthony Quinn não é grego. Ele nasceu no México e naturalizou-se americano.


Flash Mob - Festival Grego em Otawa


A Comunidade Grega de Ottawa promoveu um flash mob da dança de Zorba, o grego, no mercado de Byward para promover o festival da Grécia de 2011. O tempo cooperou e todos que estiveram lá se divertiram bastante. Vejam que não é um grupo permanente mas o próprio pessoal da comunidade liderado por um especialista.





2.5 -  ?????

RESPONDA NOS COMENTÁRIOS: Que flash mob você gosta, indica ou gostaria de ver publicado aqui ???



3. - Referências


Zorba, o Grego  /  Sirtaki  /  Flash Mobs == Wikipedia

Vídeos Musicais = Youtube


2 comentários: