Páginas

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A lógica Aristotélica

1. - Aristotéles


Aristóteles ( Estagira, 384 a.C. — Atenas, 322 a.C.) foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. 

busto de AristotélesJuntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. 

Em 343 a.C. tornou-se tutor de Alexandre da Macedónia, na época com treze anos de idade, que foi o mais célebre conquistador do mundo antigo. 

Em 335 a.C. Alexandre assumiu o trono e Aristóteles voltou para Atenas onde fundou o Liceu.

Resumo histórico

Aristóteles era natural de Estagira, e filho de Nicômaco, amigo e médico pessoal do rei macedônio Amintas III, pai de Filipe II. É provável que o interesse de Aristóteles por biologia e fisiologia decorra da atividade médica exercida pelo pai e pelo tio, e que remontava há dez gerações.

Com cerca de 16 ou 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia. Como muitos outros jovens da época, foi para lá prosseguir os estudos.

Aristóteles decidiu-se pela academia platônica e nela permaneceu vinte anos, até a morte de Platão, no primeiro ano da 108a olimpíada (348 a.C.)


Em 335 a.C. Aristóteles funda sua própria escola em Atenas, em uma área de exercício público dedicado ao deus Apolo Lykeios, daí o nome Liceu. Os filiados da escola de Aristóteles mais tarde foram chamados de peripatéticos. Os membros do Liceu realizavam pesquisas em uma ampla gama de assuntos, os quais eram de interesse do próprio Aristóteles: botânica, biologia, lógica, música, matemática, astronomia, medicina, cosmologia, física, história da filosofia, metafísica, psicologia, ética, teologia, retórica, história política, do governo e da teoria política, retórica e as artes


quadro de Aristotéles ensinando a Alexandre
Aristóteles ensinando a Alexandre
Quando Alexandre morreu em 323 a.C, começou em Atenas uma perseguição a todos aqueles que lhe eram ligados. Por causa dessa ligação, Aristóteles foge de Atenas e se dirige a Cálcides, onde sua mãe tinha uma casa, explicando, "Eu não vou permitir que os atenienses pequem duas vezes contra a filosofia"se referindo ao julgamento de Sócrates em Atenas. 

Ele morreu em Cálcis, na ilha Eubeia de causas naturais naquele ano.  Aristóteles nomeou como chefe executivo seu aluno Antípatro e deixou um testamento em que pediu para ser enterrado ao lado de sua esposa

2. - A Lógica Aristotélica


Aristóteles foi quem primeiro desenvolveu o estudo da lógica no século IV a.c. Ele basicamente estabeleceu regras conectando a verdade / falsidade em proposições com a dedução de uma conclusão a partir destas.

Exemplo: Toda bola de futebol é redonda. A bola de Joãozinho é de futebol. Logo, podemos concluir que a bola de Joãozinho é redonda.

Esse tipo de argumentação é chamado de silogismo e trata de deduções ou inferências a partir das proposições.

A lógica de Aristóteles permaneceu válida e completa por cerca de 2.000 anos, até que no final do século XIX, Gottlob Frege  e Bertrand Russel a aperfeiçoaram para a sua utilização na dedução e provas de teoremas matemáticos.

Para garantir a validade das conclusões existem oito regras do silogismo que devem ser aplicadas. Não bastam as proposições serem verdadeiras, elas tem que ser suficientes / globais para suportarem a dedução.


3. - Teste Desafio da Semana: Quais conclusões são válidas ?


O desafio é: Usando apenas a nossa intuição, o bom senso e os princípios da lógica nas frases abaixo, tiradas do livro "Temas de Filosofia", apontar quais as deduções abaixo são válidas (argumentos suportam a conclusão).


a) Todo brasileiro é sul-americano,
Ora, todo paulista é brasileiro.
Logo todo paulista é sul-americano.

b) Todos os mamíferos são mortais,
Ora todas as cobras são mortais.
Logo todas as cobras são mamíferos.

c) Todas as plantas verdes tem clorofila.
Ora, algumas coisas que tem clorofila são comestíveis.
Logo, algumas plantas verdes são comestíveis.

d) Nenhum brasileiro é argentino,
Ora, algum brasileiro é sul-americano.
Logo, algum sul-americano não é argentino.


Fonte: Proposições tiradas do livro "Temas de Filosofia", Maria Lucia de Arruda e Maria Helena Pires Martins, editora Moderna


4. - Referência

Wikipédia: Aristóteles

Livro "Temas de Filosofia", Maria Lucia de Arruda e Maria Helena Pires Martins, editora Moderna