Páginas

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Parque Nacional dos Lagos Plitvice - O Melhor da Natureza II

I.- Parque Nacional dos Lagos Plitvice - (Plitvice Jezera)



O Parque Nacional Plitvice está situado na Croácia a cerca de 140 Km de Zagreb. Trata-se de um parque nacional que se estende por 20000 hectares de bosques e  lagos, no coração dos Balcãs. 

Os lagos dividem-se em dois grandes grupos, os lagos superiores e os lagos inferiores. Desde 1949 ele se tornou Parque Nacional e, a partir de  1979,  Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO.

São 16 lagos nos mais diferentes tons de azul e verde, conectados por cachoeiras de todos os tamanhos, assim agrupados: lagos superiores (12 lagos) e lagos inferiores (4 lagos). 

Os passeios são feitos pelas passarelas que cruzam os lagos, em caminhos de terra que ficam nas margens e uma parte em barco. Existem 5 roteiros disponíveis para a visitação com duração de 2 a 5 horas. 



foto de mapa na entrada dos Lagos Plitvice


2. - Características do Parque



a) Geologia do Parque Nacional



O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice pertence à área dos alpes e dos karst dináricos e, devido à sua geologia específica, geomorfologia e hidrologia, é realmente uma das entidades de karst mais impressionantes do mundo. Além da rocha dolomítica, prevalecem os calcários mesossóicos com inserções de dolomita. A relação entre dolomitas menos porosas ou contendo água e sedimentos de calcário jurássico poroso no karst influenciou a paisagem  geral da área existente hoje. As barreiras de tufa constituem um fenômeno que permite que a água permaneça dentro dos lagos.


 diagrama de um relevo cárstico
O que são Karst (s)

karst, também conhecido como relevo cárstico, é um tipo de relevo geológico caracterizado pela dissolução química (corrosão) das rochas, que leva ao aparecimento de uma série de características físicas, tais como cavernas, dolinas, vale seco, vales cegos, cones ..,.



b) Barreiras de tufa



A tufa calcária é uma rocha calcária muito porosa. Forma-se quando a água flui à superfície das regiões calcárias carregada de carbonato de cálcio dissolvido ao encontrar-se com a atmosfera. Ocorre então a liberação do CO2 dissolvido (processo favorecido pela existência de vegetação), pelo que a componente calcária precipita, formando a rocha.

As águas do lago Plitvice são supersaturadas com carbonato de cálcio dissolvido, sob a forma de bicarbonato de cálcio. À medida que a água é dispersa em grande escala nas barreiras de tufas, minerais e carbonato de cálcio (calcita) são emitidos sob a forma de pequenos cristais de aglomeração.  

foto de uma pequena queda d'agua no lago


O elemento invisível e, ao mesmo tempo, essencial deste processo de criação de tufas específicas e complexas são as chamadas "algas azul-verdes" (cianobactérias), algas eucarióticas, várias bactérias, protozoários (organismos monocelulares) e multi organismos microscópicos de células. 
Esses organismos representam uma comunidade de vida que se desenvolve em rochas, plantas (musgos) e detritos submersos. 
O processo de formação de tufas remonta à história geológica, às condições de clima quente e úmido, semelhante ao atual. A idade da precipitação das barreiras ativas é estimada em 6.000 a 7.000 anos, o que corresponde à sua formação após a mais recente era de gelo. O crescimento e o desenvolvimento de barreiras de tufas estarão ameaçadas se houver distúrbios no equilíbrio físico, químico e biológico, importante para o processo de precipitação.
Floresta
O Parque Nacional dos Lagos Plitvice situa-se na extremidade sul das encostas da cadeia Mala Kapela no auge entre 450 e 1280 m. Esta é uma área de topografia alpina que exerce um impacto considerável nos fenômenos climáticos e conseqüentemente na vegetação da área. De acordo com a classificação de Koeppen, o tipo de clima prevalecente aqui é moderadamente quente e úmido, com verões quentes, o clima onde a faia prospera. A precipitação média anual é de 1550 mm. 

foto da floresta com árvores de pouca espessura de tronco


Flora

Os estudos mais detalhados de plantas inferiores conduzidas em 1924 e 1935 mostraram que as algas e musgos de água doce desempenharam um papel significativo na formação dos sedimentos de tufas e que as plantas formadoras de tufas e tufas são os principais fatores que influenciam a morfologia da Lagos de Plitvice.
foto das águas do lago com musgos e algas

Estudos sistemáticos de plantas superiores conduzidos  até 1984, confirmaram que o Parque também era um fenômeno único em termos de abundância e diversidade de flora vegetal superior. Na área relativamente pequena do Parque, foram registradas 1.267 espécies de plantas pertencentes a 112 famílias de plantas.

Fauna


Quando mencionamos o mundo animal do Parque Nacional dos Lagos Plitvice, o primeiro animal que vem à mente é a marca registrada - o urso marrom. No entanto, a fauna altamente diversificada do Parque é muito maior e mais valiosa que a "fama" de seu representante mais atraente.

Desde que a área dos Lagos de Plitvice despertou o interesse científico, a presença de muitas espécies de animais foi comprovada e documentada.

Para nós, a presença de animais não foi um fator que chamou a atenção na visita ao parque. Até sentimos falta de uma presença maior de pássaros, peixes e pequenos mamíferos.

3. - Lagos Superiores => Lagos Inferiores


Um dos roteiros recomendados, para quem quer fazer o passeio completo, é o roteiro H, que começa com os lagos superiores e vai percorrendo as trilhas no sentido descendente. Inicialmente faz-se o deslocamento de ônibus da entrada do parque até o início da rota. Faz-se uma caminhada de cerca de 2 horas e depois pega-se um barco que faz a conexão com as rotas inferiores. O tempo total é entre 4h e 5h, considerando as paradas e não é muito puxado para quem está acostumado com as caminhadas.

4. - A Beleza do Parque 


Vejam aqui 10 fotos maravilhosas do Lago

4.1 - Exuberância da floresta refletida nas águas límpidas do lago


foto do lago com uma bela floresta nas suas margens


4.2 - Água na coloração verde esmeralda


 foto do lago ressaltando a coloração de água verde esmeralda


4.3  - Algumas quedas dágua


 foto de algumas queda d'água e passarelas de visitação

4.4  - Uma nova coloração para a água



 foto de um trecho do lago com coloração azulada

4.5  - Um pouco da fauna


 foto de pato no lago


4.6  - A exuberância do Verde


foto de lago com águas verdes e muito verde de tons diferentes nas árvores nas margens


4.7  - A transparência das águas


 foto das águas rasas e transarentes podeno-se ver as algas no fundo


4.8  - A tranquilidade do grande lago


 foto do lago com alguns barcos navegando em suas águas tranquilas


4.9  - A grandiosidade da Natureza



foto do alto vendo-se a separação de duas regióes de lagos no meio de morros e montanhas


4.10  - O reconhecimento da Terra como um lugar especial


vista do alto vendo-se dus regiões separdas dos lagos em com uma larga queda d'água no final
foto de LeonP em Shutterstock.com


5. - Referências


Parque Nacional de Plitvice - site oficial
https://www.np-plitvicka-jezera.hr/en/plan-your-visit/

Wikipedia - Karst / Tufas / Plitvice

Fotos: HistoriacomGosto e LeonP@shutterstock.com