Páginas

terça-feira, 4 de abril de 2017

Quaresma V - Ressurreição de Lázaro por János Vaszary

I. - A Ressurreição de Lázaro, Pintura de János Vaszary


quadro A Ressurreição de Lázaro por Janos Vaszary
A Ressurreição de Lázaro, János Vaszary, 1912


A morte ameaça a vida na história da ressurreição de Lázaro, e a Reanimação de Lázaro de János Vaszary nos convida para a cena. Esta pintura de 1912 é uma colisão impressionante dos estilos: as figuras recordam o estilo padronizado dos ícones bizantinos, enquanto o fundo, a cor, e a expressão tem uma qualidade moderna, vívida. Esta é a venerada tradição que se desdobra no aqui e agora, bem como a mensagem do Evangelho procura imbuir o nosso dia presente.

Vaszary não só está contando a história como convidando-nos para o coração dela. Em vez de uma narrativa, ele oferece três realidades-chave simbolizadas por essas figuras. À esquerda, as mulheres que estão chorando e implorando são Marta e Maria dobrando-nos na tristeza do medo e perda vendo seu irmão ser consumido pela doença. No meio, Lazarus paira nu e manco nos braços de uma figura imponente em vermelho - A Morte. O corpo de Lázaro traz à mente o corpo de Cristo fora da cruz, uma anti- Pietà com um corpo, que é realizada aqui não por uma mãe triste, mas uma morte triunfante e desafiante. À direita, Jesus e os discípulos entram para detê-lo.

Jesus, a mão levantada em benção, pára a morte em suas trilhas. Enquanto seus discípulos olham para ele com admiração, Jesus olha para nós, com uma firme confiança que humilha o triunfo assumido da Morte. Cristo nos dirige, os espectadores, com a verdade eterna: "Eu sou a ressurreição e a vida; Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá ".

Uma expressão notável do estilo moderno deste ícone é o fundo. Em vez de ouro sólido, vemos um céu nascente, outro sinal do despertar que está ocorrendo. Na passagem do Evangelho, Jesus ensina aos discípulos sobre andar de dia contra tropeçar à noite. Com o céu nascente, podemos antecipar um caminho firme à frente, um caminho seguro que leva à salvação e plenitude de vida. Há poderoso simbolismo aqui, pois o próprio caminho de Cristo o levará em breve a Jerusalém, ao Gólgota e à cruz. Conhecendo o caminho a seguir, o ato de fé de Jesus é um encorajamento profundo para se atreverem a olhar mais adiante no caminho e confiar em Deus como o Autor da Vida.

Neste quinto domingo de Quaresma, podemos estar em diferentes pontos do caminho: gemendo com as mulheres na nossa tristeza, na garganta da morte como Lázaro, perguntando-se pela possibilidade da fé como os discípulos, ou enfrentando um duro caminho pela frente. Cristo nos envolve diretamente da pintura: Eu sou o Caminho; Siga-me para a plenitude da vida.


Comentário é de Daniella Zsupan-Jerome, professora assistente de liturgia, catequese e evangelização na Universidade Loyola de Nova Orleans.


II - Janos Vaszary



quadro de feições  de Janos VaszaryJános Miklós Vaszary foi um pintor húngaro e artista gráfico, nascido em Budapeste em 30 de novembro de 1867 e falecido em 19 de abril de 1939.

Ele nasceu em uma família católica proeminente e seu tio foi arcebispo de Esztergom . Seus estudos de arte começaram na Universidade Húngara de Belas Artes sob János Greguss . Em 1887, foi para Munique.  Depois de ver uma exposição de pinturas de Jules Bastien-Lepage , ele se mudou para Paris em 1899 e se matriculou na Académie Julian . Embora mais tarde  desenvolvesse um interesse na arte popular húngara, Suas influências primárias sempre seriam francesas. 

Em 1905 uma de suas pinturas ("o Sharecropper") foi comprada pelo imperador Franz Joseph . Ele se casou naquele mesmo ano.

Durante a Primeira Guerra Mundial, serviu como correspondente na frente sérvia e suas imagens se tornaram mais dramáticas, mas, depois de outra visita a Paris, ele voltou às suas tendências impressionistas. De 1920 até sua aposentadoria em 1932, ele serviu como professor em sua alma-mater, a Universidade de Belas Artes. Em 1924, foi um dos fundadores da  Nova Sociedade de Artistas, cujo acrônimo "KÚT" significa "fonte" em húngaro. Em 1926, foi encarregado de pintar murais no Instituto Biológico em Tihany . 

Quando se aposentou, ele já estava sofrendo de doenças cardíacas por vários anos, assim, como piorou, ele fez planos para se estabelecer permanentemente na aldeia rural de Tata , onde ele possuía uma villa e passou muitos verões pintando. Esses planos foram frustrados por sua morte súbita. (Texto: Wikipedia)


III - Reflexão sobre "A Ressurreição de Lázaro" pelo Papa Francisco



foto do Papa Francisco dando benção aos fiéisO Santo Padre indicou que o Senhor “nos convida, quase nos ordena, a sair do túmulo em que os nossos pecados nos afundaram. Chama-nos com insistência para sairmos da escuridão da prisão em que nos fechamos, contentando-nos com uma vida falsa, egoísta, medíocre. ‘Vem para fora!’, noz diz, ‘Vem para fora!’”.

“O Evangelho deste domingo de Quaresma nos narra a ressurreição de Lázaro. É o ápice dos ‘sinais’ prodigiosos feitos por Jesus: é um gesto muito grande, muito claramente divino para ser tolerado pelos sumos sacerdotes, os quais, sabendo do fato, tomaram a decisão de matar Jesus”.

Francisco recordou que “Lázaro já estava morto há três dias, quando chega Jesus; e às irmãs Marta e Maria Ele disse palavras que ficaram gravadas para sempre na memória da comunidade cristã. Jesus diz assim: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais’”.

“Sobre esta Palavra do Senhor nós acreditamos que a vida de quem crê em Jesus e segue o seu mandamento depois da morte será transformada em uma vida nova, plena e imortal. Como Jesus ressuscitou com o próprio corpo, mas não retornou a uma vida terrena, assim nós ressurgiremos com os nossos corpos que serão transfigurados em corpos gloriosos”.

O Papa assinalou que Jesus “nos espera junto ao Pai e a força do Espírito Santo, que O ressuscitou, ressuscitará também quem está unido a Ele”.

“Diante do túmulo lacrado do amigo Lázaro, Jesus ‘exclamou em voz forte: Lázaro, vem para fora’. O morto saiu, atado de mãos e pés com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Este grito peremptório é dirigido a cada homem, porque todos estamos marcados pela morte, todos nós; é a voz Daquele que é o Senhor da vida e quer que todos ‘a tenham em abundância’”.

O Santo Padre destacou que “Cristo não se conforma com os túmulos que construímos para nós com as nossas escolhas do mal e da morte, com os nossos erros, com os nossos pecados. Ele não se conforma com isso! Ele nos convida, quase nos ordena, a sair do túmulo em que os nossos pecados nos afundaram”.

“É um belo convite à verdadeira liberdade, a deixar-nos agarrar por estas palavras de Jesus que hoje repete a cada um de nós. Um convite a deixar-nos livrar das ‘ataduras’, das ataduras do orgulho. Porque o orgulho nos faz escravos, escravos de nós mesmos, escravos de tantos ídolos, de tantas coisas”.

“A nossa ressurreição começa aqui: quando decidimos obedecer a esta ordem de Jesus saindo para a luz, para a vida; quando da nossa face caem as máscaras – tantas vezes estamos mascarados pelo pecado, as máscaras devem cair! – e nós reencontramos a coragem da nossa face original, criada à imagem e semelhança de Deus”.

Francisco assinalou que “o gesto de Jesus que ressuscita Lázaro mostra até onde pode chegar a força da Graça de Deus e também até onde pode chegar a nossa conversão, a nossa mudança. Mas ouçam bem: não há limite algum para a misericórdia divina oferecida a todos! Não há limite algum para a misericórdia divina oferecida a todos! Lembrem-se bem desta frase. E possamos dizê-la todos juntos: ‘Não há limite algum para a misericórdia de Deus oferecida a todos’”.

O Senhor está sempre pronto para levantar a pedra do túmulo dos nossos pecados, que nos separa Dele, a luz dos vivos”, concluiu.


IV - Referências


Reflexão Loyola Press: 
https://www.loyolapress.com/our-catholic-faith/liturgical-year/lent/arts-and-faith-for-lent/cycle-a/arts-and-faith-week-5-of-lent-cycle-a

Janos Vaszary - Wikipedia

Quadro - Ressurreição de Lázaro, Janos VAszary - Wikimedia Commons

Reflexão Papa Francisco - https://cleofas.com.br/angelus-jesus-nos-convida-a-sair-do-tumulo-dos-nossos-pecados/

V - Série "Quaresma"


Quaresma I - Fé e Arte

Quaresma II - A Transfiguração de Rafael Sanzio

Quaresma III - A Samaritana

Quaresma IV - Cristo cura o cego de nascença (El Greco)

Quaresma V - Ressurreição de Lázaro por Janos Vaszary
https://historiacomgosto.blogspot.com.br/2017/04/quaresma-v-ressurreicao-de-lazaro-por.html

Quaresma VI - Domingo de Ramos, pintura de Giotto di Bondone

Quaresma VII - Cerimônia do Lava Pés (pintura de Bernhard Strigel)

Quaresma VIII - Cristo e o bom ladrão

Quaresma IX - Sábado santo, "Da descida da Cruz ao Triunfo"

Quaresma X - Domingo de Páscoa, "A Ressurreição de Jesus Cristo", Piero della Francesca