Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Mercado Municipal de São Paulo - Vai um sanduíche de Mortadela ?

1. - Guardando as tradições


Localizado na na Rua da Cantareira, 306, próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro II, o Mercadão Municipal de São Paulo é uma excelente opção de visita para quem quer conhecer um pouco da história gastronômica de São Paulo e saborear alguns dos pratos e petiscos mais apreciados do paulistano. Destacam-se entre estes o Sanduíche de Mortadela, o Pastel de Bacalhau e nas refeições, pratos como o Virado à Paulista

O mercado é ainda uma excelente opção para compra de iguarias como bacalhau do porto, frutas de qualidade, petiscos como castanhas, nozes, e ainda mais de uma centena de variedade de temperos. 

A única observação é que na atualidade, o mercado municipal de São Paulo, diferentemente de mercados como os de Belo Horizonte, Fortaleza ou Belém, não são mercados utilizados pelo paulistano na compra das suas necessidades de dia a dia. Portanto um numero menor de pessoas o frequentam hoje em dia. Eles são sobretudo turistas ou paulistanos com visita ou procurando alguma coisa especial.

foto da Fachada do Mercado Municipal d São Paulo
Vista frontal do Mercado Municipal, foto HistoriacomGosto

 

2. - História do Mercado


Antes da construção do Mercado Municipal, cuja inauguração se deu em 25 de janeiro de 1933, os comerciantes vendiam seus produtos ao ar livre no mercado velho da rua 25 de março. 


foto dos corredores do mercado com o vitral ao fundo visto do pavimento superior


Em 1924, com o crescimento da cidade foi aprovada a lei autorizando a construção de um novo mercado. Um dos objetivos da construção do grandioso edifício, era consolidar a imagem de "Metrópole do Café"

O responsável pela construção foi o arquiteto português  Francisco de Paulo Ramos de Azevedo (1851 a 1928) cujo escritório elaborou também os projetos do teatro Municipal, palacio das industrias, Pinacoteca, Correios e o Colégio Síon. 

O prédio conta com fachada sóbria utilizando colunas de estilo grego / jônico. Claraboias, vitrais e telhas de vidro criam uma iluminação natural complementando o conjunto. 

Os vitrais são uma obra de arte a parte e foram executados pelo artista russo Conrado Sogerncht Filho. Neles se podem ver o trabalho dos colonos nas tarefas de cultivo e colheita e também na criação de gados e aves.


  
 foto do vitral mostrando o trabalho dos colonos
         fotos: HistoriacomGosto

O mercado ficou pronto em 1932 mas devido a Revolução Constitucionalista os primeiros produtos armazenados foram armas e munições.

Finalmente em 25 de janeiro de 1933 o Mercado foi inaugurado com uma área de 12.600 m2 quando a cidade de São Paulo já contava com uma população de cerca de um milhão de habitantes.

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/historia

3. - As atrações do mercado

   3.1 - As iguarias especiais


Bacalhau


O mercado é uma opção para se comprar boas peças de bacalhau do porto. As mercadorias são embaladas a vácuo e podem ser transportadas e não exalam qualquer odor.


foto da barraca de especiarias Bacalhau


Embutidos / Queijos / Petiscos

A área de embutidos oferece uma larga variedade de queijos, presuntos e mortadelas.

Na área de petiscos pode se adquirir castanhas, nozes, amêndoas, ...,.

corredor com loja de embutidos, queijos e petiscos


Frutas Diversas

- Frutas selecionadas de toda variedade podem ser encontradas em uma das poucas bancas existentes. São poucas mas de grande variedade e qualidade.

 barraca / quiosque de frutas


3.2 - Os Lanches Tradicionais (fotos HistoriacomGosto)


Bar do Mané

O bar do Mané é um dos locais mais tradicionais do mercado. Nele podemos apreciar o pastel de bacalhau, o chope gelado e o campeão de audiência:

 quiosque com o tradicional sanduíche de mortadela no bar do Mané
Bar do Mané, foto historiacomgosto


A história do Sanduíche de Mortadela
  do bar do Mané 


Como de costume, as pessoas que frequentavam o bar o batizaram com o nome de um dos sócios, Bar do Jeremias.

No final da década de 1970, ao receber a herança, seu filho Manoel, mais conhecido como Mané, passou a emprestar o seu nome ao negócio de família. Nasceu então o Bar do Mané.

O lanche mais vendido na época era o de copa e salame.

O sanduíche de mortadela era tabelado e tinha seu recheio muito reduzido. Graças a um cliente assíduo pedir sempre mais recheio em seu lanche, os funcionários entraram na brincadeira e capricharam na mortadela. A notícia se espalhou e Seu Mané resolveu incluir o super sanduíche em seu cardápio.
Virou febre entre os visitantes e conhecidos.

"O lanche de mortadela dá fama a boteco".

O sucesso foi tanto que saiu no jornal. O Estado de São Paulo, em 10 de julho de 1979 deu a notícia: “O lanche de mortadela dá fama a boteco”. Nesse mesmo ano, o bar recebeu sua primeira reforma. Totalmente repaginado, ganhou arquitetura moderna e ambiente agradável e acolhedor.

 foto do meu pedido do dia - Sanduíche de Mortadela e um chopp no bar do Mané      

O Armazém

Essa é uma outra opção de sanduiches de mortadela, e outros embutidos;


 foto do quiosque Armazém também especializado em sanduíches de mortadela
Armazém, foto HistoriacomGosto


3.3 - O Mezanino e os Restaurantes

 foto do espaço Gourmet no Mezanino
Espaço Gourmet - Mezanino


A área do espaço gourmet fica bastante movimentada na hora do almoço. Os locais mais famosos são o Hocca bar, Mortadela Brasil, e Brasileirinho. Além do sanduíche de mortadela é possível comer qualquer tipo de prato nessa área. Um dos destaques vai para o tradicional "Virado à Paulista", constituído de bisteca de porco, linguiça, ovo frito, tutu a mineira, couve e arroz. O chope bem gelado é companhia indispensável.


 foto do tradicional prato Virado à Paulista
Virado à paulista

Concluindo: Se você quer fazer um passeio diferente, comprar algo especial para sua cozinha ou simplesmente tomar um chope bem tirado e comer petiscos / pratos saborosos por preços razoáveis, vá ao mercado municipal.

4. Curiosidade - Participação Olímpica

Por ser um dos maiores ícones gstronômicos do país,  o Mercado Municipal, recebeu no dia 14 de Julho de 2016,  a tocha olímpica, significando ser um ponto turístico da Cidade de São Paulo. 

O Mercado Municipal teve seu privilégio de ter a organização do Comitê Olímpico do Brasil, contando com o auxílio de instituições municipais, para recepcionar os atletas e os demais participantes do eventos, contando com organizadores e turistas.
 
A Secretaria Municipal de Cultura planejou um show com o grupo musical Demônios da Garoa na zona livre do Mercadão, que fica perto da escada rolante do Portão 11, contando com a participação dos músicos no revezamento da tocha olímpica.


5. - Referências


site do prefeitura:  https://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/historia
site do mercado: https://www.mercadomunicipal.com.br/
site da Wikipedia:
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_Municipal_de_S%C3%A3o_Paulo