Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Como uma ponte sobre águas turbulentas - A música de Paul Simon

I. - Paul Simon e Art Garfunkel


Paul Frederic Simon (Newark, 13 de Outubro de 1941) é um cantor e compositor norte-americano de música folk rock. Foi considerado o 93º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone


 foto de Paul Simon em preto e branco
Paul Simon em 1966
Art Garfunkel (Queens, Nova Iorque, 5 de Novembro de 1941) é um cantor e ator norte-americano conhecido por ter formado entre 1958 e 1970 com seu amigo íntimo de infância, Paul Simon, que se conheceram quando estudavam na escola, a dupla Simon & Garfunkel. Juntos, fizeram êxitos como The Boxer, The Sound of Silence e Bridge over Troubled Water.

No final da década de 1950,  Paul e Art, que eram amigos de escola,  formaram o duo "Tom & Jerry" e chegaram a alcançar visibilidade com "Hey Schoolgirl". Gravaram alguns singles mas a dupla logo se desfez.

foto de Art Garfunkel colorida
Art Garfunkel
Em meados da década de 60, com o reencontro com o seu parceiro Art Garfunkel, começou a trilhar o caminho do sucesso com o disco Wednesday Morning (1964), que continha a clássica faixa "The sound of silence". Esse disco não fez sucesso imediato e a dupla Simon & Garfunkel foi novamente desfeita. Paul Simon formou-se em Literatura, para enfim dedicar-se à música e, influenciado por Bob Dylan e a onda folk que varria a América, interpretar suas próprias composições.


Em 1965 Simon foi tentar a sorte no circuito folk de Londres e, ao retornar aos Estados Unidos, encontrou a canção "The sound of silence" no topo das paradas, numa versão com instrumentos elétricos feita por cima da versão acústica gravada no ano anterior. Retomou a parceria com Garfunkel e gravaram um álbum às pressas, acolhido positivamente por público e crítica. 


Período de sucesso - 1965 - 1970


Simon e Garfunkel lançaram no total, seis discos, todos ganharam discos de ouro por recorde de vendas. Seu folk rock harmonioso e delicado fez muito sucesso com canções como "America", "I am a rock", "The Boxer", "Bridge over Troubled Water", entre outras.

O relacionamento dos dois por vezes conturbado fez com que seu último álbum, Bridge Over Troubled Water, fosse adiado várias vezes devido a desentendimentos artísticos, o que acabou resultando na separação da dupla em 1970. Este foi seu álbum de maior sucesso, alcançando o primeiro lugar de vendas em diversos países, incluindo os Estados Unidos, e recebendo a certificação de platina óctupla da Recording Industry Association of America. 

Alguns anos depois eles se reconciliaram e se reúnem esporadicamente para shows. A ocasião mais famosa foi O Concerto no Central Park que atraiu mais de 500,000 pessoas, fazendo deste o sétimo evento musical mais assistido na história da música.


IV. - A música "Bridge over Troubled Water"


foto de Martin Luther King
Martin Luther King
"Primavera de 1969: Bobby Kennedy e Martin Luther King se foram - assassinados. Tensões raciais estavam surgindo nos EUA. A guerra no  Vietnam. O que um cantor e compositor sensível como Paul Simon tinha para fazer era ir fundo procurando algumas palavras de consolo. 

Enquanto olhava do outro lado do East River pela janela do seu apartamento em Nova York, ele cantou as linhas de abertura que tinha composto havia   mais de uma semana. 

"Quando você estiver exausta / Sentindo-se insignificante / Quando as lágrimas estiverem em seus olhos / eu vou enxugar todas elas.

Ele gostou especialmente de como a melodia para o segundo dístico ecoou um de seus corais favoritos de Bach. 


foto de uma ponte sobre um rio com águas turbulentas
Bridge over troubled water
Depois desse início promissor, porém, houve apenas o som do silêncio. "Eu estava preso por um tempo", Simon admite. "Toda direção que eu ia levava para algum lugar que eu não queria estar." O que o inspirou a terminar sua “humilde pequena canção gospel” foi um álbum do grupo gospel do sul Swan Silvertones: “Toda vez que eu chegava em casa, eu colocava esse álbum, que então estava em minha mente. Comecei a ir para as mudanças de acordes gospel e levei a melodia mais longe. Então houve uma música em que o vocalista estava se espalhando e ele gritou: "Eu serei sua ponte sobre águas profundas / Se você confiar em meu nome."

E, bem, eu acho que roubei essa frase. Simon não podia esperar para tocar a sua nova música para Art Garfunkel. Com sua melodia arrebatadora e notas altas sustentadas, seria perfeito para a voz de coral de seu parceiro. 

Quando ele tocou a música para Garfunkel, "Simon achou que Garfunkel não queria cantar", Simon disse à Rolling Stone em 1973. "Ele não conseguia ouvir por si mesmo. Ele achava que eu deveria cantá-la. E muitas vezes fico triste por não ter feito isso. ”

Garfunkel lembra de forma diferente: “Quando Paul me mostrou Bridge Over Troubled Water, ele disse que era para mim. E eu amei a música imediatamente. Minha maneira de dizer obrigado foi: "Tem certeza ? Porque você parece adorável cantando, e é quase como se você pudesse fazer isso ... " “Agora, a famosa história é que ele se ofendeu e isso se tornou um espinho entre nós, como se eu estivesse rejeitando a música. Isso não faz sentido. Não me lembro dele tendo dificuldades com a minha resposta. Ele disse: "Não, eu escrevi para você". Eu disse: "Obrigado, cara" e comecei a cantar.

A gravação


foto de Larry Knetchel
Larry Knechtel
Em uma semana, a dupla estava na CBS Studios, em Hollywood, reunida em torno de um piano com o ás Larry Knechtel, detalhando os pontos mais delicados do arranjo. Mas logo ficou claro que a música de dois versos de Simon ainda não estava terminada. "Era para terminar com o segundo verso", lembra Garfunkel, "mas sentia-se o potencial  do que poderia ser se Paul estendesse a música: toda a produção poderia se concluir, e poderíamos fazer uma gravação com tamanho real.


Com a faixa instrumental feita, Garfunkel passou uma semana aperfeiçoando seu vocal. “O último verso tinha a emoção do salto com vara por causa das notas altas. O verso do meio foi muito fácil também. Mas o primeiro verso, em sua delicadeza, era desafiador. Isso levou muitas sessões. ” 

Duas semanas em construção, Bridge ... foi um dinâmico tour de force, inchando de um silêncio da catedral a um finale profundamente comovente que deixou todos que o ouviram com lágrimas nos olhos. Foram cinco minutos de duração, o que garantiu a ausência nas rádios. Mas o chefe da Columbia Records, Clive Davis declarou: "É o primeiro single, primeira faixa e título do álbum."

O grande sucesso mundial


O maior sucesso da dupla, Bridge Over Troubled Water, passou seis semanas em primeiro lugar nos EUA (três semanas no Reino Unido). A música arrasou no Grammy em 1971, ganhando seis prêmios, incluindo Canção do Ano e Disco do ano. A música foi traduzida para vários idiomas e tem sido gravada / cantada por centenas de artistas, incluindo Elvis Presley, Willie Nelson, Aretha Franklin, Roberta Flack, Johnny Cash, Annie Lennox, John Legend, Andrea Bocelli e Bonnie Tyler. 


O fim da dupla


Ironicamente, esta canção de companheirismo contribuiu para o rompimento de Simon And Garfunkel em 1971. Como Simon disse: “Muitas vezes no palco, quando eu estava sentado ao lado… e Artie cantava, as pessoas se emocionavam e choravam, quando acabava, e eu pensava: 'Essa é minha música, cara. Muito obrigado. Eu escrevi isso. ”. No começo, quando as coisas eram mais harmônicas, eu nunca teria pensado nisso, mas no final, quando as coisas estavam tensas, eu fiz.”

Garfunkel diz: "Somos fortes em nossas opiniões musicais e tivemos muitas diferenças, mas continuamos sendo muito gentis e cavalheirescos por todo o caminho". “Eu cantei 6.400 vezes”, ele acrescenta. “E toda vez, recebo uma pequena visitação do poder de uma ótima música. Para dizer: "Quem quer que você seja, se precisar de algum consolo, tentarei ser um momento de doçura para você", isso me mata. Ser o sortudo a expressar isso, isso me emociona todo o tempo."

Texto traduzido do site "https://www.loudersound.com/features/story-behind-the-song-bridge-over-troubled-water-by-simon-garfunkel "



V. A música "Bridge Over Troubled Water"



A música é interpretada num estilo de balada lenta, usando os acordes simples como de uma progressão harmônica de um lento Blues gospel (I-IV e V), iniciando lenta e piano com um crescendo, poco à poco, até um final vivace, num enorme clímax na terceira estrofe.




                          Concerto no Central Park, New York


VI - A letra


Bridge over troubled water

When you're weary
Feeling small
When tears are in your eyes
I will dry them all
Quando você estiver exausta
Sentindo-se insignificante
Quando as lágrimas estiverem em seus olhos
Eu enxugarei todas elas

I'm on your side
When times get rough
And friends just can't be found
Like a bridge over troubled water
I will lay me down
Like a bridge over troubled water
I will lay me down
Eu estou ao seu lado
Oh, quando os tempos ficarem difíceis
E os amigos não mais puderem ser encontrados
Como uma ponte sobre águas revoltas
Eu acalmarei sua mente
Como uma ponte sobre águas revoltas
Eu acalmarei sua mente

When you're down and out
When you're on the street
When evening falls so hard
I will comfort you
Quando você estiver chateada
Quando você estiver na rua
Quando a noite descer pesadamente
Eu a confortarei

I'll take your part
When darkness comes
And pain is all around
Like a bridge over troubled water
I Will lay me down
Like a bridge over troubled water
I will lay me down
Eu a ajudarei
Oh, quando a escuridão vier
E a dor estiver por perto
Como uma ponte sobre águas revoltas
Eu acalmarei sua mente
Como uma ponte sobre águas revoltas
Eu acalmarei sua mente

Sail on Silver Girl,
Sail on by
Your time has come to shine
All your dreams are on their way
Continue a viver em brilho
Continue vivendo
Sua hora chegou para brilhar  Todos os seus sonhos estão a caminho


See how they shine

If you need a friend
I'm sailing right behind
Like a bridge over troubled water
I will ease your mind
Like a bridge over troubled water
I will ease your mind
Ah, ah, ah
Veja como eles brilham
E se você precisar de um amigo
Eu estarei logo atrás
Como uma ponte sobre águas revoltas
Eu acalmarei sua mente
Como uma ponte sobre águas revoltas
Eu acalmarei sua mente
Ah, ah, ah



VII. - References


Wikipedia - Paul Simon e Art Garfunkel

Texto sobre a história da música - https://www.loudersound.com/features/story-behind-the-song-bridge-over-troubled-water-by-simon-garfunkel