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quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Benedicto Calixto de Jesus, o Pintor e suas obras

1. - Benedicto Calixto

 

Benedicto Calixto de Jesus foi um pintor brasileiro que nasceu em Itanhaém, 14 de outubro de 1853 e faleceu em São Paulo, 31 de maio de 1927. Ele é considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século XX. Além da pintura e da fotografia, Calixto também se desenvolveu na palavra escrita. O artista escreveu e publicou vários artigos e livros

Diferente da típica trajetória dos consagrados artistas brasileiros da época, não frequentou a recém formada Academia Imperial de Belas-Artes, no Rio de Janeiro criada por Debret e os demais membros da Missão Francesa no Brasil. 

Benedicto Calixto começou como autodidata e teve sua formação em ateliês e escolas de artes do estado de São Paulo. Iniciou sua carreira como retratista na cidade de Brotas, no interior do estado. Passou a realizar trabalhos de propaganda em Santos, onde teve seu talento reconhecido pela elite da cidade, através da Associação Comercial, que acabou por patrocinar a ida de Calixto à França,  onde estudou na Académie Julien, em Paris. 

autorretrato Benedito Calixto - fundo vermelho Benedito Calixto grisalho de óculos e bigode
Com obras compostas por pinturas de cenas históricas, retratos de figuras históricas e personalidades, painéis decorativos e vistas das cidades, Calixto escreveu memórias históricas sobre São Paulo, Santos, Itanhaém e o litoral santista. O maior aspecto de sua obra se concentra nas paisagens e marinhas do litoral paulista. A fotografia foi grande aliada e importante referência para o artista em suas produções, utilizada para estudo de composição, registro de cenas, preparação de posturas e organização dos personagens que povoavam sua pintura.

Apesar de encomendas de quadros religiosos e de temática histórica e documentarista serem o que lhe rendeu maior reconhecimento, a observação da natureza e telas de paisagens e marinhas continuaram a ser parte importante de sua produção.

Em 1881, passa a residir em Santos, cidade que lhe serviu de inspiração para vários quadros. Após sua temporada em Paris e uma curta estada em São Paulo, Calixto retorna ao litoral em 1894, para São Vicente, onde permanece até o fim da vida.

Deixou aproximadamente 1.000 pinturas. Como forma de manter e valorizar suas obras e sua memória, instalou-se em Santos a Pinacoteca Benedito Calixto, onde um centro de documentação de sua obra foi instalado. (fonte: wikipedia)

 

II - As fases de Benedicto Calixto


Pode-se, realmente, dividir a atividade artística de Benedicto Calixto em três fases: a primeira dedicada às paisagens e marinhas; a segunda aos temas históricos que lhe eram particularmente familiares; e a última a assuntos religiosos que tinham íntima relação com o seu profundo espírito cristão e que ele conhecia tão bem. (fonte:https://www.escritoriodearte.com/artista/benedito-calixto/)

II.1 - Paisagens e Marinhas


a) Inundação da Várzea do Carmo

A obra é uma visão panorâmica, vista de uma colina, provavelmente da região do Pátio do Colégio, no centro de São Paulo.Calixto detalha minuciosamente a época de cheia da Várzea do Carmo, mostrando a presença do rio Tamanduateí no cotidiano da cidade, retratada em pleno funcionamento. É importante frisar que, mesmo a cidade sendo retratada ativamente, o pintor é conhecido por registros documentais, o que significa que seus quadros normalmente não possuem movimento, são "paralisados" em um determinado momento. É como se a pintura fosse, na realidade, uma fotografia. Há grande preocupação com o realismo, uma tentativa de reconstruir o lugar e o momento retratado.

quadro Inundação da Vázea do Carmo
Inundação da Vázea do Carmo


b) Igreja do Convento de Santo Antonio do Valongo - Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Santos, SP


Igreja do Convento de Santo Antonio do Valongo (em 1840, ao completar o seu segundo centenário), tendo à frente o Ribeirão de São Bento ou do Desterro; no lugar da ala esquerda do convento, depois demolida, construiu-se a estação da estrada de ferro Santos a Jundiaí em 1860/1862. Ainda não existia o Largo Marquês de Monte Alegre, nem o Palacete da Câmara defronte dessa igreja. Nas proximidades ficava o Porto do Bispo. (fonte: h
ttp://www.novomilenio.inf.br/santos/calixt04.htm)

quadro Igreja do Convento de Santo Antônio do Valongo
Igreja do Convento de Santo Antônio do Valongo


c) Porto de Santos



quadro Porto de Santos
Porto de Santos


II.2 - Temas Históricos


- Proclamação da República, 1893, Pinacoteca do Estado, São Paulo, SP

Proclamação da República é uma pintura a óleo sobre tela de 1893 realizada por Benedito Calixto. O quadro retrata o movimento político-militar ocorrido quatro anos antes, em 15 de novembro de 1889, que instaurou a República do Brasil e, consequentemente, derrubou a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil.

O artista, autodidata e relacionado com a elite de cafeicultores paulistas, recebeu a encomenda de reproduzir o acontecimento por meio de fotografias e representações já existentes. Foi a primeira grande cena pintada por Benedito Calixto, que até então fazia apenas retratos e recuperações de figuras históricas de pequenas proporções. Dentre as obras que se propõem a retratar a Proclamação, a de Calixto traz uma interpretação diferente, excluindo o elemento civil do primeiro plano da cena e colocando Marechal Deodoro como elemento central da composição.  O quadro pertence ao acervo da Prefeitura Municipal de São Paulo e se encontra na Pinacoteca do Estado. (Wikipedia)


quadro Proclamação da República
Proclamação da República, Pinacoteca do Estado de São Paulo


A tela é ambientada no centro do Rio de Janeiro, então capital do país, e tem como cenário o Campo de Santana, antigo Campo da Aclamação, que recebia esse nome por ser também o local onde D. Pedro I se nomeou imperador décadas antes.  Até o século 18 o local era um pântano, e no ano da Proclamação da República abrigava o Comando do Exército, o Senado, a Casa da Moeda, a Prefeitura e a Estação D. Pedro II. (Wikipedia)


Personagens Famosos


quadro Padre Bartolomeu Bueno
Padre Bartolomeu Bueno
quadro Domingos Jorge Velho
Domingos Jorge Velho

quadro José Bonifácio
José Bonifácio
quadro Padre José de Anchieta
Padre José de Anchieta


b - Fase Religiosa

Vindo de uma família de católicos, Calixto acompanhava as atividades da igreja de Itanhaém desde criança. Mesmo depois de adulto, era o responsável pela decoração da cidade durante as encenações da Semana Santa. Nessa época, o artista criou seus estreitos laços de amizade com membros da igreja, o que posteriormente ajudaria em sua indicação para diversas obras. 

Pode-se afirmar que em sua formação, o gosto pela pesquisa, pintura e a importância de sua religiosidade se fundiram. Calixto se tornou um pintor católico que pesquisa. Suas primeiras pinturas religiosas são encomendas feitas por irmandades da cidade de Santos. 

Calixto passa por um importante ciclo de estudo e pinturas sobre a vida do padre jesuíta José de Anchieta. Após esse ciclo, o artista vislumbra um novo mercado para seu trabalho: a decoração de igrejas, principalmente no interior e na capital paulista. A partir da década de 1900, o artista trabalharia arduamente para a Igreja católica. Além de telas, realiza também a decoração interna de igrejas, como a Santa Cecília, Santa Ifigênia e Consolação, em São Paulo. No interior realiza trabalhos em São Carlos, Bocaina, Catanduva e Ribeirão Preto, além de obras no Convento da Penha em Vila Velha, ES.

Quadro: A Gruta de Frei Pedro Palácios - Convento da Penha, Vila Velha, ES


História de Frei Pedro Palácios

No ano de 1558 chegou à então Capitania do Espírito Santo, pelo Porto de Vila Velha, o Irmão franciscano Frei Pedro Palácios. Nascido na Espanha, desejava ajudar os jesuítas, que estavam instalados em Vitória desde 1551, na catequese dos índios. Frei Palácios era devoto da Virgem Santíssima, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres.


Quando Frei Palácios viu  o desregramento dos colonos, compreendeu por que viera de tão longe. Trazia, nas mãos, um quadro de Nossa Senhora das Alegrias e se abrigou numa caverna, aos pés do morro, junto à praia. Lá vivia com um gato, um cão e um preto velho, escravo de Melchior de Azeredo, seu companheiro até a morte. Mais tarde, construiu uma cabana, no campinho, ao pé do penhasco, onde planejava construir uma ermida para Nossa Senhora. Foi o primeiro eremita do Brasil, segundo Machado de Oliveira, e o primeiro franciscano (NOVAES, Op. cit., p. 36). 
 
Ao encontrar duas palmeiras no cume do rochedo, Frei Pedro disse aos que o conheciam, com muita alegria, que já achara o que procurava. Segundo as crônicas da época sobre Frei Palácios, “é de tradição que lhe servia de carta de marear uma imagem de Nossa Senhora, que trazia em um painel, a qual destinava para teatro de suas virtudes um monte, o qual conheceria pelo sinal de duas palmeiras que veria no cume de tal monte

”.
quadro A Gruta do Frei Pedro Palácios
A Gruta do  Frei Pedro Palácios


Silva Neto relata, que Pedro Palácios, ainda na Europa, tivera a notícia de um lugar belíssimo, na capitania do Espírito Santo, no cimo de um monte, em que duas palmeiras marcavam o lugar ideal para se construir um Santuário a Nossa Senhora. Veio atrás de seu sonho e o edificou, confirmando o verso do poeta português Fernando Pessoa: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce” (In: PESSOA. Mensagem). 

Antes de iniciar a ermida a Nossa Senhora, Frei Pedro Palácios construiu, ao pé do rochedo, uma capelinha dedicada a São Francisco de Assis. Vivia de esmolas, rezava e ensinava a doutrina cristã. Dormia no chão da capela, acompanhado de seus animais e de seu amigo. Trabalhou na evangelização dos nativos, confessava-se e comungava com os jesuítas da Vila. Auxiliado pelos moradores, por escravos e por índios, já devotos de Nossa Senhora, iniciou a construção da ermida, em 1566. Dois anos depois, em 1568, mandou vir de Portugal uma imagem de Nossa Senhora.
 

Quadro "A Visão dos Holandeses" - Benedito Calixto, Convento da Penha, Vila Velha, ES

 

No Convento da Penha, situado sobre um penedo em Vila Velha/ES, na entrada do porto da capital Vitória, dentre os quatro quadros de Calixto existentes, está entre eles este pintado em 1927 (o ano de seu falecimento): um óleo sobre tela com 170x305 cm, denominado "A Visão dos Holandeses", mostrando o próprio convento, (erguido a 154 m de altura sobre um rochedo que domina a entrada do porto de Vitória) quando da terceira invasão holandesa daquele local, em 1653, dois anos após a colocação da pedra fundamental do convento, ocorrida em 1651. (fonte: https://www.novomilenio.inf.br/santos/calixt94.htm)



quadro A Visão dos Holandeses
A Visão dos Holandeses

 Visão Atual do Convento da Penha

 

O Convento da Penha, mantido por Franciscanos, realiza todos os anos a terceira maior manifestação católica do Brasil, com a Festa da Penha e a Procissão dos Homens que tem a participação de cerca de 500.000 pessoas.

 foto do Convento da Penha - atualidade
 Convento da Penha, foto de HistoriacomGosto

Obs: Um post específico sobre o Convento da Penha será publicado agora em 2018.

Obras de Benedito Calixto em Bocaina

 

Em 1923, Calixto é convidado para pintar um conjunto de painéis para a Igreja Matriz de São João BAtista em Bocaina, SP. Ele trabalha durante dois anos acompanhado de seus filhos Sizenando e Pedrinae em 1925 a decoração constituída de 13 grandes telas espalhadas pela nave principal e teto é enfim concluída. É considerado o maior e um dos mais belos conjuntos da obra religiosa do artista.

quadro Degolação de São João Batista
Degolação de São João Batista

(fonte: Parte 2 - A PINTURA HISTÓRICA E RELIGIOSA POR GILBERTO CALIXTO RIOS - https://slideplayer.com.br/slide/3344861/)

Obra de Benedito Calixto na Paróquia São Domingos de Gusmão - Catanduva


A  Matriz teve sua construção iniciada em 1919 num trabalho liderado por Padre Albino. Por indicação do nosso primeiro juiz de direito, Dr. Mergulhão Lobo, Padre Albino contratou Benedito Calixto para executar os motivos que a ornamentariam. Calixto chegou aqui em 7 de fevereiro de 1925 e fez o levantamento dos espaços que teria à sua disposição, iniciando em São Paulo a pintura das telas que, representando personagens e passagens bíblicas, vieram adornar as paredes e o teto da Igreja. As pinturas formam um conjunto de excepcional qualidade artística que, complementado pela decoração mural, rica em relevos e ornatos, dá ao templo um todo magnífico, valorizando esse patrimônio histórico.

 foto do interior da Paróquia São Domingos de Gusmão - Catanduva


Para quem quiser visitar este acervo, ao entrar pela porta principal da Igreja Matriz, verá no alto e nas laterais da Igreja as seguintes telas: Iniciando pelo lado esquerdo, no batistério, São João Batista batizando Jesus, depois os profetas Elias e Ezequiel e os Santos apóstolos Pedro, André, Tiago Maior, João, Felipe e Bartolomeu. Pelo lado direito os Evangelistas Lucas e Marcos e os Santos apóstolos Matias, Simão, Judas Tadeu, Tiago Menor, Mateus e Tomé. 


Teto da Igreja - São Domingos

No alto e centro da Igreja está São Domingos de Gusmão, nosso padroeiro, recebendo o rosário de Nossa Senhora.


 Teto da Igreja - São Domingos recebendo o rosário de Nossa Senhora


E, para completar essas relíquias que permitiu a nossa Igreja Matriz integrar, desde 1965, o roteiro turístico do Estado de São Paulo, temos também o auto-retrato de Benedito Calixto.

 (fonte:https://www.diocesedecatanduva.org.br)


III - Fundação Benedito Calixto em Santos, SP


A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto instituída segundo a Lei nº. 154, de 28 de maio de 1986, gerenciada desde 2003 por uma Associação de Amigos da Pinacoteca Benedicto Calixto, tem o objetivo de difundir e estimular a produção artística em geral, especialmente às artes plásticas; 
Denominada Benedicto Calixto em homenagem ao pintor que tanto se dedicou a retratar e estudar Santos e região. Atualmente com um acervo pictórico de 227 (duzentas e vinte e sete) telas, sendo 127 (cento e vinte e sete) de Armando Sendin, 62 (sessenta e duas) telas, de Benedicto Calixto,  e outras.  O acervo se encerra com objetos pessoais e de pintura de Armando Sendin e Benedicto Calixto (caixa de tintas, pincéis, fotografias, etc.).

 

Conheça Calixto

A Fundação mantém convênio com a Prefeitura Municipal de Santos, por meio do qual alunos da rede pública visitam o museu e conhecem um pouco do trabalho e da história de Benedicto Calixto. Durante a sua permanência na Pinacoteca o grupo também percorre as exposições em cartaz, participa de oficinas de arte e atividades lúdicas.

O projeto Conheça Calixto tem como preocupação formar um novo público capaz de valorizar o papel da arte e dos artistas na sociedade, além de reconhecer o caráter democrático dos museus. 

          foto da Fundação Benedito Calixto em Santos, SP


IV - Referências


https://pt.wikipedia.org/wiki/Benedito_Calixto

Parte 2 - A PINTURA HISTÓRICA E RELIGIOSA POR GILBERTO CALIXTO RIOS - https://slideplayer.com.br/slide/3344861/

Quadros do Convento da Penha:
 https://www.novomilenio.inf.br/santos/calixt94.htm

https://www.escritoriodearte.com/artista/benedito-calixto/

https://www.diocesedecatanduva.org.br