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quinta-feira, 19 de outubro de 2017

A Basílica de Hagia Sophia - Istambul

1. - A Basílica de Hagia Sophia


A Basílica de "Hagia Sophia",  que significa "Sagrada Sabedoria", é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia). 


 foto externa da Basílica de Hagia Sophia
Visão do exterior da Basílica, foto historiacomgosto

Desde a sua construção, em 537, até 1453, ela foi a principal Igreja do Império Bizantino e também a maior de todo o mundo. Apenas no período entre 1204 e 1261,  que se seguiu ao saque da capital imperial pela Quarta Cruzada, ela foi convertida para uma catedral católica romana. Posteriormente, a partir de  29 de maio de 1453 até 1931, ela foi transformada em uma mesquita. Em 1931 com a queda do império otomano ela foi secularizada. Ela reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935. 

A igreja foi dedicada ao Logos, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. A festa de dedicação foi realizada em 25 de dezembro,  data em que se comemora o Nascimento de Jesus, a encarnação do Logos em Cristo.  Embora ela seja chamada de "Santa Sofia" (como se tivesse sido dedicada em homenagem a Santa Sofia), "sophia" é a transliteração fonética em latim da palavra grega para "sabedoria" — o nome completo da igreja em grego é Ναός τῆς Ἁγίας τοῦ Θεοῦ Σοφίας, "Igreja da Santa Sabedoria de Deus". 

2. - Estilo Bizantino e as três utilizações da Basílica


2.1 - O estilo bizantino em uma Igreja Cristã


Famosa principalmente por sua enorme cúpula, ela é considerada um "condensado" de toda a arquitetura bizantina. Ela mudou um pouco a história da arquitetura, até então concentrada nos estilos grego e romano. Ela foi a maior catedral do mundo por quase mil anos, somente perdendo o posto quando a Catedral de Sevilha foi completada em 1520.


 Interior da Basílica vista do térreo
Interior da Basílica visto do térreo, foto historiacomgosto

O edifício atual foi construído originalmente como uma igreja entre 532 e 537 por ordem do imperador bizantino Justiniano I e foi a terceira igreja de Hagia Sophia a ser construída no local. Ela foi projetada pelos cientistas gregos Isidoro de Mileto, um médico, e Antêmio de Trales, um matemático.

Ela foi a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e o ponto central da Igreja Ortodoxa por quase mil anos. Foi ali que o Cardeal Humberto, em 1054, excomungou o patriarca Miguel I Cerulário, iniciando o Grande Cisma do Oriente, que perdura até hoje.

2.2 - Transformação em Mesquita


Em 1453, Constantinopla foi conquistada pelo Império Otomano sob o sultão Mehmed II, que subsequentemente ordenou que o edifício fosse convertido numa mesquita. Os sinos, o altar, a iconóstase e os vasos sagrados foram removidos e diversos mosaicos foram cobertos por emplastro e só foram restaurados em 1931 na conversão da igreja a um museu secular.

Diversas características islâmicas  como o mihrab, o mimbar e os quatro minaretes,  foram adicionados durante esse período. Ela permaneceu como mesquita até 1931, quando Kemal Atatürk ordenou que ela fosse secularizada. 


mihrab: - Mirabe ou mirabi é um termo que designa um nicho em forma de abside numa mesquita. Tem como função indicar a direção da cidade de Meca, para qual os muçulmanos se orientam quando realizam as cinco orações diárias (salá).

mimbarMimbar é um termo que designa um púlpito presente numa mesquita, a partir do qual o imã profere o sermão (khutba) da sexta-feira. Situa-se à direita do mirabe, podendo ser feito em madeira, mármore ou alvernaria.


2.3 Museu da República Turca


Ela permaneceu fechada ao público por quatro anos e reabriu em 1935 já como um museu da recém-criada República da Turquia. Não obstante, os mosaicos coloridos permanesceram emplastrados na maior parte, e o edifício deteriorou-se. Uma missão da UNESCO em 1993 notou queda do emplastro, revestimentos de mármore sujos, janelas quebradas, pinturas decorativas danificadas pela umidade e falta de manutenção na ligação da telhadura. 

3. - Arquitetura - Detalhes


3.1 - Conceito


Hagia Sophia: O nome da palavra "Hagia" em grego significa Deus e "Sophia" sabedoria. "Sabedoria Divina" é um dos atributos de Jesus Cristo e esta igreja foi dedicada a esse atributo. Em Hagia Sophia funde-se a lógica da teologia grega, a escala ambiciosa de Roma, a tradição de abóbada do Oriente Próximo e o misticismo do cristianismo oriental, criando um monumento que comemora toda a tradição da antiguidade e a afirmação positiva do triunfo da fé do cristianismo.

Esta basílica possui um conceito simbólico de espaço, o Panteão, a Igreja e o Reino de Deus e a cúpula como Universo.

3.2 - Forma Geral


Hagia Sophia é basicamente um edifício de tijolos, apenas as bases e apoios que fazem os oito contrafortes iniciais foram construídos usando grandes blocos de pedra calcária.

3.3 - Planta 


A planta, uma caixa com 70 metros de largura e 75 de comprimento, localizada em uma praça, que tem Jerusalém, a leste, unifica a tradição ocidental (plano central e três naves), com a planta  oriental (planta em cruz grega e centralizando o espaço do prédio com uma grande cúpula). A este respeito, é crucial estudar o planejamento e construção  da cúpula.

3.4 - Átrio


A basílica é precedida por um átrio, o lado leste foi usado como varanda de entrada, característica das igrejas cristãs primitivas e bizantinas. 

Esta é uma grande câmara revestida com finos painéis de mármore. A entrada imperial, no centro do átrio, é protegida por uma grande porta de bronze.  Abaixo, está um mosaico, provavelmente inspirado por um sermão do imperador Leão VI, mostrando o imperador ajoelhado diante de Cristo e ao lado estão os medalhões da Virgem e do Arcanjo Gabriel. 


foto do mosaico do Imperador ajoelhado
Mosaico "imperador ajoelhado", foto historiacomgosto

Acredita-se ter sido doado por Leo VI em 920, como um sinal de arrependimento para o seu quarto casamento, proibido, levando o Patriarca a ter impedido ao Imperador  entrar pela mesma porta.

3.5 - Nave central

Sobre os corredores que são divididos em dois andares estão dispostos no piso acima, o espaço central aberto "matronium" usando colunas, pilares e arcos que se alternam e repetem ritmicamente no andar de baixo.

As maiores colunas são de granito, com entre 19 e 20 metros de altura e pelo menos 1,5 metros de diâmetro. A maior delas pesa mais de 70 toneladas. Por ordens do imperador, oito colunas coríntias foram desmontadas em Baalbek, no Líbano, e enviadas para Constantinopla para a construção de Santa Sofia.

3.6 - Interior da Basílica


O interior é dividido em três naves, a nave central e duas naves laterais ligadas através de pilares espessos perfurados. Os capiteis (parte superior da coluna que recebe a carga) têm um projeto de escultura com um traçado claro de motivos bizantinos de folhas de videira e folhagens.

A parte externa das galerias continua o jogo de luz e sombra com incrustações de pérolas e ébano. O efeito da luz com suas reflexões criam dentro do templo,  uma iridescência dourada em contraste com o enorme exterior fechado e às vezes interfere visualmente na percepção do espaço. 


 foto do interior da Basílica vista das galerias superiores
Interior da Basílica de Hagia Sophia visto do alto, foto historiacomgosto


A luz dentro da Hagia Sophia, vem das muitas janelas na base da cúpula e tornada possível pelo sistema de suporte que deixa áreas  livres de pesos. Em alguns casos elas foram preenchidas com vitrais.

O teto  está coberto principalmente por mosaicos dourados que datam do século VI. Está decorado com cruzamentos e os detalhes estruturais são destacados por bordas vegetais e geométricas.

3.7 - Mosaicos

Nessa Igreja, podemos ver  sem dúvidas os melhores mosaicos do período bizantino. Eles serviram de modelo e referência para toda a arte ortodoxa subseqüente. No segundo andar temos o da Virgem e do Menino, a Imperatriz Zoe, o Imperador João II Comnenus, o mosaico Deesis localizado na luneta do Portão Imperial e muitos outros em boas condições.

Mosaico Deesis 

O mosaico Deësis ("Súplica") provavelmente data de 1261. Foi comissionado para marcar o final de 57 anos de uso católico romano da Igreja e o retorno à fé ortodoxa. É o terceiro painel situado no recinto imperial das galerias superiores. É amplamente considerado o melhor em Hagia Sophia, por causa da suavidade dos traços, das expressões humanas e dos tons do mosaico. O estilo é próximo dos pintores italianos do final do século XIII ou início do século 14, como o Duccio . Neste painel, a Virgem Maria e João Batista ( Ioannes Prodromos ), ambos mostrados no perfil de três quartos, imploram a intercessão de Cristo Pantocrator pela humanidade no dia do juízo final . A parte inferior deste mosaico está gravemente deteriorada.  Este mosaico é considerado o início do Renascimento na arte pictórica bizantina.


 foto do mosaico Deesis com o Cristo com a mão na forma do Pantocrator
Mosaico Deesis, foto historiacomgosto


Mosaico Comnenus

O mosaico Comnenus, também localizado na parede oriental da galeria do sul, data de 1122. A Virgem Maria está parada no meio, retratada, como de costume na arte bizantina, com um vestido azul escuro. Ela segura o Menino Cristo no colo. Ele dá Sua benção com Sua mão direita enquanto segura um pergaminho na mão esquerda. No seu lado direito está o imperador João II Comnenus , representado em um traje enfeitado com pedras preciosas. Ele segura uma bolsa, símbolo de uma doação imperial para a igreja. A imperatriz Irene fica no lado esquerdo da Virgem, usando roupas cerimoniais e oferecendo um documento.


Mosaico da entrada sudoeste


O mosaico da entrada do sudoeste,  data do reinado de Basil II . Foi redescoberto durante as restaurações de 1849. A Virgem fica num trono sem costas, com os pés apoiados em pedestal, embelezados com pedras preciosas. O Menino Cristo se senta em seu colo, dando sua benção e segurando um pergaminho na mão esquerda. No seu lado esquerdo fica o imperador Constantino em vestuário cerimonial, apresentando um modelo da cidade à Maria. A inscrição ao lado dele diz: "Grande imperador Constantino dos santos". No seu lado direito fica o imperador Justiniano I , oferecendo um modelo da Hagia Sophia. Os medalhões em ambos os lados da cabeça da Virgem carregam omonogramas MP e ΘΥ, uma abreviatura de " Mētēr " e " Theou ", que significa "Mãe de Deus".

 
 foto do mosaico Comnenus com o Imperador João e a Imperatriz Irene
Mosaico Comnenus -  Imperador João e Imperatriz Irene
foto do mosaico da entrada sudoeste com a Virgem segurando o menino Jesus
Mosaico da entrada sudoeste


Mosaico da Imperatriz Zoe


O mosaico da Imperatriz Zoe na parede oriental da galeria sul data do século 11. O Cristo Pantocrator, vestido com a túnica azul escura (como é costume na arte bizantina), está sentado no meio de um fundo dourado, dando a sua benção com a mão direita e segurando a Bíblia em sua mão esquerda. De cada lado da cabeça dele estão os monogramas IC e XC , que significa Issous Christos . Ele é flanqueado por Constantine IX Monomachus e a Imperatriz Zoe, ambos em trajes cerimoniais. Ele está oferecendo uma bolsa, como símbolo da doação que ele fez para a igreja, enquanto ela segura um pergaminho, símbolo das doações que ela fez.


 Mosaico da Imperatirz Zoe ladeando o Cristo Pantocrator e do outro lado o Imperador Constantino
Mosaico da Imperatriz Zoe, foto historiacomgosto

A inscrição sobre a cabeça do imperador diz: "Constantino, imperador piedoso em Cristo Deus, rei dos romanos, monomaco". A inscrição sobre a cabeça da imperatriz diz o seguinte: "Zoë, a muito piedosa Augusta". As cabeças anteriores foram raspadas e substituídas pelas três presentes. Talvez o mosaico anterior mostrou seu primeiro marido Romanus III Argyrus ou seu segundo marido, Michael IV . Outra teoria é que este mosaico foi feito para um imperador e imperatriz anterior, com as cabeças mudadas para os presentes.

3. 8 - Cobertura e cúpula

A cúpula central é construída com tijolos colocados na borda e camadas de argamassa grossas para maior leveza.

 foto da cobertura e da cúpula da basílica
A cúpula é o principal protagonista da estrutura do edifício e o efeito alcançado é impressionante  por seu tamanho, 31 metros de diâmetro e 56 de altura.


Assim, os recursos que distribuem a pressão da cúpula central são as cúpulas do meio do jogo, as abóbadas dos corredores, as pedras angulares, as paredes grossas e contrafortes ou contrafortes externos laterais, além do uso de cerâmica leve que reduz o peso das cúpulas.


Este é um edifício totalmente abobadado, criando tensão entre o eixo longitudinal e o eixo vertical da cúpula, que centraliza o espaço.

foto da grande cúpula
Cúpula, foto historiacomgosto


A abóbada do centro, construída em pendentes, arcos e pilares angulados para o leste e o oeste, se interliga com duas hemicúpulas cujas pressões são coletadas por duas meias-cúpulas.

diagram do sistema de abóbadas
sistema de abóbadas
 diagrama do sistema de contrafortes
sistema de contrafortes

Este sistema que expande cúpulas forma a estrutura da nave e move o impulso da cúpula central em direção às grossas paredes laterais reforçadas com contrafortes que recebem pressões laterais, de norte a sul.

Mosaicos da Abóbada / Arco do Altar


O mosaico da Virgem e da Criança foi o primeiro dos mosaicos pós-iconoclasta. Foi inaugurado em 29 de março 867 pelo Patriarca Photius e os imperadores Michael III e Basil I . Este mosaico está situado em uma alta localização na meia abóbada da abside (arco onde fica o altar). Maria está sentada num trono segurando o Menino Jesus no colo. Seus pés descansam em um pedestal. Tanto o pedestal como o trono são adornados com pedras preciosas. Os retratos dos arcanjos Gabriel e Michael (em grande parte destruídos) no  arco também datam do século IX. 

 Mosaico da abóbada A Virgem com a Criança
Mosaicos da abóbada, foto historiacomgosto


Os mosaicos estão contra o fundo dourado original do século VI. Acredita-se que esses mosaicos eram uma reconstrução dos mosaicos do século 6 que foram destruídos durante a era iconoclasta pelos bizantinos da época. No entanto, não há registro de decoração figurativa de Hagia Sophia antes dessa época.


3. 9 - Materiais


Colunas de mármore colorido, pórfiro e basalto, que dividem as naves e a pintura que  cobre  suas paredes, ajuda a gerar um fulgor etéreo iridescente dentro do recinto.

As colunas interiores foram trazidas de templos em Baalbek, Heliópolis, Éfeso, Mileto e Delfos, enquanto outros pilares e capiteis foram feitos de mármore branco de antigas pedreiras abundantes em Proconessos, no Mar de Mármara, Tessália , Líbia , Frígia e  Capadócia.


 foto das colunas interiores


Inicialmente, muitas das janelas  de arco redondas foram fechadas e divididas em pequenos quadrados de pedra trabalhada ou material de calcário.

Para  os minaretes, e paredes da igreja foram utilizados pedra e tijolo, para o pisos  foi utilizado mármore com alguma utilização de cobre.


3.10 - Outros elementos


A Igreja tinha muita decoração e ornamentos brilhantes em prata e pedras preciosas. Elas foram saqueadas durante a Quarta Cruzada e o que restou foi destruído pelos dervixes após a queda de Constantinopla em 1453.

Vasos de Purificação


Dois enormes vasos de mármore lustração (ritual de purificação) foram trazidos de Pérgamo durante o reinado do sultão Murad III . Do período helenístico, eles são esculpidos em blocos de mármore simples.
 

 foto de um grande vaso de mármore arredondado com mais de um metro
Vasos de Mármore

 foto de coluna chamada Coluna dos Desejos com uma pessoa seguindo a tradição de colocar a mão / dedos no interior e girar
Coluna dos desejos

pinturas feitas nas paredes  laterais em formas de anjos
Pinturas


Coluna dos desejos


No noroeste do prédio há uma coluna com um buraco no meio coberto por placas de bronze. Esta coluna recebeu vários nomes diferentes; a coluna de transpiração, a coluna de desejos ou a coluna de choro. Diz-se que a coluna tem poderes sobrenaturais. A lenda afirma que, desde que São Gregório, o trabalhador milagroso, apareceu na coluna no ano 1200, a coluna está úmida. Acredita-se que tocar a umidade cura muitas doenças.

3.11 - Mausoléus


Quase desde o seu início, Hagia Sophia tornou-se cemitério imperial, contendo os restos da maioria dos imperadores. Eles são localizados em dois mausoléus ao ar livre, um no norte e outro no sul da abside. Eles chamam-se Constantino e Justiniano. 

4. - Referências


Texto não original, compilado da Wikipedia.en, Hagia Sophia, e da página especializada - Wikiarchiteture, Istambul, Hagia Sophia, com a finalidade de divulgação cultural. Fotos de HistóriacomGosto, com exceção dos croquis e do portão imperial.

Hagia Sophia - Wikipedia
Hagia Sophia - Wiki architeture
Fotos: HistoriacomGosto