sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Cafés do mundo V - Café Tortoni, Buenos Aires

I. - Origens


Em Buenos Aires o costume de frequentar cafés é uma tradição antiga e que permanece nos dia atuais. E quando se fala em cafés portenhos, o Tortoni é a referência. Entretanto, pouco se sabe sobre suas origens. O que se sabe é que um imigrante francês, cujo sobrenome era Touan decidiu inaugurá-lo no fim de 1858 e que o nome do café ele pegou emprestado de um estabelecimento no “Boulevard des Italiens”, no qual se reunia a elite da cultura parisiense do século 19.


No fim do século, o bar foi comprado por outro francês: Dom Celestino Curutchet. Descrito pelo poeta Allende Iragorri como “o típico velhinho sábio francês”, de corpo miúdo e espírito forte, exibia um clássico cavanhaque longo, olhos vivíssimos e usava um solidéu árabe de seda preta, quase um personagem dos quadrinhos, que dava um toque peculiar à fisionomia do lugar. 


Fachada atual do Café Tortoni

O local era frequentado por grupos de pintores, escritores, jornalistas e músicos que formavam a “Agrupación de Gente de Artes y Letras”, liderada por Benito Quinquela Martin. Em maio de 1926, eles formaram “La Peña” e pediram a Dom Celestino Curutchet que os deixasse usar a adega do subsolo. O dono aceitou encantado porque, segundo suas palavras, “os artistas gastam pouco, mas dão brilho e fama ao café”. 

Neste café o tempo parece ter parado como em uma fotografia na qual as pessoas jogam bilhar, cartas, ou simplesmente tomam café com amigos. Este lugar é, cada vez mais, uma parte indispensável da história portenha. (fonte: http://www.cafetortoni.com.ar/br/)



II. - Salão principal


Os ambientes do Café Tortoni são repletos de fotografias e quadros lembrando as diversas fases do Café ao longo do tempo.


II.1 - Entrada / Hall




II.2 - Salão






II.3 - Bar / Balcão






II.4 - Antigos Proprietários





II.5 - Teto



III. - Salas de Eventos


O Café Tortoni além do salão destinado a degustação de cafés e guloseimas, tem algumas salas destinadas a eventos especiais como shows de tango, jogos de bilhar ou apresentações de qualquer tipo.

III.1 - Sala Alfonsina Storni


A Sala Alfonsina, projetada para instrumentos, vozes e coreografias, define a forte presença do tango no Tortoni. 

Nas paredes podem ser admirados os quadros que compõem a série “Homenagem ao tango”. Neles, a pintora e gravurista Ana María Montalvo materializou seu carinho por figuras como Juan D’Arienzo, Aníbal Troilo, Edmundo Rivero e Paquita Bernardo. 

A sala tem capacidade máxima para 55 pessoas e conta com palco, piano, iluminação e sistema de áudio.









III.2 - Sala Eladia Blázquez



É a sala onde antes ficavam os bilhares. Hoje é um lugar de reunião um pouco mais reservado. Os donos do Café decidiram nomear este espaço Eladia Blázquez em homenagem a uma grande artista muito querida e lembrada por todos os portenhos. A sala tem capacidade máxima para 45 pessoas.




III.3 - La Bodega


Desde a década de 1920, a Sala Quinquela Martin, mais conhecida como “La Bodega” – “A Adega”, em português –, apresenta uma intensa atividade cultural e foi, segundo palavras de Conrado Nalé Roxlo, “a extensão organizada de uma mesa do Café onde tudo começou; que merece ser lembrado por ser um capítulo muito importante em nossa história literária”. Quinquela Martín chamava a sala de “sótão”, o que em alguns países europeus se chama de “cava”. 



O acesso é feito por uma escada estreita com degraus antiderrapantes e iluminados e a sala tem capacidade máxima para 80 pessoas. Conta com duas saídas devidamente sinalizadas, sistema de iluminação de emergência, extintores e caixa de primeiros socorros bem equipada, serviço de emergência, ar condicionado e ventilação, além de circuito fechado de TV.


IV. - Menú

IV.1 - Os tradicionais


Os ítens bem tradicionais do Café Tortoni são o chocolate quente com churros e a Sidra tirada na pressão.



IV. 2 - Café completo / sanduíches

Um sanduíche muito famoso e saboroso é o Acadêmico Tortoni com Roquefort


IV.3 - Tortas e Cafés especiais  

Várias tortas e cafés especiais como o bolo floresta negra e o capuccino gelado são boas opções. 



Observação: No período do almoço o café também oferece carnes grelhadas. 



V. Localização


VI. Referências

Site oficial :  tortoni@cafetortoni.com.ar 
Notas e fotos HistoriacomGosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário