quinta-feira, 11 de maio de 2017

O Mundo segundo Ronald Reagan

I. - Primeiro Contato - Mapa na Rússia



Ao visitar o Museu de História da Rússia em Moscou, em 2015, deparei-me com essa bem humorada gravura de "O Mundo segundo Ronald Reagan". Ela reflete bem o clima de "Nós x eles", "capitalistas x comunistas" que dominou todo o período da guerra fria (1947-1991).



Ao retratar os americanos como dominadores e imperialistas, a gravura coloca a Inglaterra como subsidiária da Disneylandia, o Canadá também como uma subsidiária pertencendo totalmente aos Estados Unidos, o petróleo do Oriente Médio como "Nosso Petróleo" e outras pérolas que comentamos mais abaixo. Ela faz sátira que chega a ser desreispetosa pois chama países da America do Sul como "Banana Land" e os países muçulmanos como "Muslim fanatics".


foto de gravura World Accrodin Reagan, Museu de História da Rússia, Moscou



Como sátira não deixa de ser interessante pois mostra uma visão crítica de como os americanos se achavam(acham) superiores aos demais países e povos.


Pesquisando um tempo depois na internet, identifiquei que o  original desse mapa foi um cartoon publicado pelo cartunista americano David Horsey,  em 1982, no  Seattle Post-Intelligencer. Esse cartoon  foi seguido por uma segunda versão do mesmo autor e teve ainda uma terceira adaptação  de origem não identificada que circulou livremente. 



II. - David Horsey



David Horsey (nascido em 1951) é um cartunista editorial vencedor do Prêmio Pulitzer nos Estados Unidos . Seus cartoons foram publicados no Seattle Post-Intelligencer até dezembro de 2011 e atualmente no Los Angeles Times e são franqueados para jornais em todo o país.

Horsey freqüentou a Universidade de Washington , onde, como calouro , tornou-se o cartunista editorial do jornal estudantil The Daily . Ele passou a se tornar o primeiro cartunista editorial a ser escolhido como editor-chefe do jornal . Graduou-se em 1976 com um grau em comunicações .

O primeiro emprego de Horsey foi como repórter do Bellevue Journal-American , mas em 1979 foi contratado para ser o cartunista editorial do Post-Intelligencer. Em 1986, ele obteve um mestrado em relações internacionais da Universidade de Kent , em Inglaterra . Em 2004, recebeu um doutorado honoris causa pela Universidade de Seattle .

No final de 2011, ele deixou o Post-Intelligencer e foi trabalhar para o Los Angeles Times. 
Horsey foi reconhecido por seu trabalho com vários prêmios ao longo dos anos, o mais notável dos quais é o Prêmio Pulitzer para Cartooning Editorial . Ele recebeu esse prêmio em 1999, quando muitos de seus desenhos focaram o escândalo de Monica Lewinsky , e novamente em 2003, quando ele muitas vezes satirizou o governo Bush. Em 2014, voltou a ser finalista do Prêmio Pulitzer e também recebeu o Prêmio Robert F. Kennedy de Jornalismo por suas caricaturas relacionadas a questões de justiça social.


III. - Mapa Original


a) Primeira Versão


O mapa de sátira política, mostrando como seria a visão do mundo segundo Ronald Reagan,(US president 1980-1988) tem uma acentuada acidez política. Esse mapa foi a primeira versão publicada em 1982, por David Horsey no Seattle Post-Intelligencer. Uma segunda versão foi publicada em 1987. 


A 1982 cartoon by Pulitzer-winning Seattle Post-Intelligencer cartoonist David Horsey. Source: Liberal Values Blog.


b) Segunda Versão


Cartaz político da propaganda da safra original - "O Mundo de acordo com Ronald Reagan" - caracterizando um mapa dos desenhos por David Horsey para o período da guerra fria (1947-1991) que mostra uma interpretação da situação geopolítica do mundo como visto por Ronald Reagan (presidente 1980-1988 dos EU).


O mapa apresenta algumas caricaturas políticas, incluindo Reagan como um ator cowboy em pé em seu estado natal da Califórnia que ocupa metade dos Estados Unidos, com Margaret Thatcher (primeiro-ministro britânico 1979-1990) em Thatcherland como o Reino Unido e Mikhail Gorbachev Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética / Presidente 1985-1991) na URSS, notado como O Império do Mal.

Outros países marcados como Good Guys e Bad Guys com outras imagens e notas como a Austrália marcado Cangurus, Japão em forma de carro e marcado Japão Inc.,. Publicado por AA Graphics em 1987. 






Observação: Uma terceira versão, apenas com a divisão do mapa em territórios e com os termos usados por David Horsey foi adaptado/plagiado e largamente divulgado na internet e outros meios de comunicação. É essa versão que está no Museu de História de Moscou.


c) Terceira Versão


A versão adaptada para fugir dos direitos autorais e que circulou nos meios de comunicação é essa mostrada abaixo.






Esse mapa foi usado como ilustração em uma questão da UERJ de 2009/2010 sobre "o que predominava  na politica externa americana". 


Comentário da resolução da questão:

"A ordem geopolítica da Guerra Fria, acentuada durante o governo Reagan, foi profundamente marcada não só pela bipolaridade no campo político-ideológico, como também pelas práticas de imperialismo econômico. A representação do mapa destaca essas características, tanto pelas dimensões de cada espaço do mundo quanto pelas denominações atribuídas aos diferentes território."


IV. - Parte satírica do mapa




O mapa mostra "nós contra eles"( uma bipolaridade exagerada) com o aumento de vários tamanhos de países, Israel por exemplo, bem como a classificação "Bons camaradas" e "Maus camaradas".
Os bons camaradas:
  • Thatcherland (the UK – “Uma filial  da Disneylandia", nesse mapa também incluiu Ireland)
  • Acidrainia (Uma referencia ao Canadá – “uma filial de propriedade total dos Estados Unidos”)
  • Grenada (A ilha caribenha que Reagan invadiu – “nosso aeroporto")
  • O Canal do Panamá - "Nosso Canal"
  • Falklands ( ilhas britânicas invadidas pela Argentina e tomadas de volta pela Inglaterra em 1983)
  • Nossa China (Taiwan, super dimensionado)
  • Japan Corporation (na forma de um automóvel, época em que a indústria automobilistica japonesa estava dominando o mercado)
  • Nosso Petróleo (Petróleo da Arábia Saudita)
  • Israel (Ocupando uma grande área) 
Os "maus camaradas são":
  • USSR (“comunistas sem Deus, mentirosos e espiões”)
  • Polônia (ocupa uma parte separada no bloco soviético)
  • A China deles (China Comunista - apesar de não ser parceira da Rússia, igualmente demoníaca e sem Deus)
  • Colonia Soviética (Cuba)
  • Muçulmanos fanáticos (Irã)
  • Socialistas e pacifistas (referência aos protestos contra instalações de mísseis pela OTAN)

  • Áreas Insignificantes
  • Mariachiland (México)
  • Bananaland (O resto da América Latina - Brasil incluído)
  • Injuns (India, referência aos peles vermelhas índios, como referência a carreira de Reagan como ator)
  • Cangurus (Austrália)
  • Terra Palestina  (proposta) (localizada no meio do nada, o mais distante possível)

Internamente o Estados Unidos também foi dividido em 

  • California (superestimado por ser a terra do Reagan)
  • Republicanos e outros americanos de verdade (De Las Vegas para a Casa Branca)
  • Ecotopia (O Noroeste – “os fanáticos por meio ambiente”)
  • Democratas e sonhadores do bem estar (o nordeste – incluindo o  “Grande Governo”)


V. - Referências


Wikipedia - David Horsey

Nenhum comentário:

Postar um comentário