segunda-feira, 3 de abril de 2017

Guitarristas: A música de Carlos Santana

I - Carlos Santana



Carlos Alberto Santana Barragán, mais conhecido como Santana nasceu em Navarro, México, em 20 de julho de 1947. Carlos Santana é um guitarrista virtuoso, que tornou-se famoso na década de 1960 com a banda Santana Blues Band. O grupo que passaria depois a se chamar simplesmente Santana, estourou com a sua atuação no Festival de Woodstock em 1969, com as músicas "Soul Sacrifice" e "Oye Comme Va". A partir daí o grupo ganhou projeção mundial.



Início de Carreira



O pai de Carlos Santana era um violinista mariachi, e o jovem Santana iniciou na música aprendendo o violino, porém quando tinha 8 anos de idade já mudou para a guitarra permanecendo como especialista nesse instrumento. Depois que a família mudou-se para Tijuana, Santana começou a tocar em casas noturnas e bares.



Em 1966, ajudou a formar a Santana Blues Band, nome posteriormente encurtado para Santana. A banda começou a tocar no Fillmore West Auditorium, onde muitas das grandes bandas de São Francisco começaram. 


Depois de assinar com a Columbia Records, Santana lançou um álbum auto-intitulado Santana. Na turnê que fizeram para divulgar o álbum, a banda tocou no Festival de Woodstock. A apresentação aumentou enormemente a popularidade do Santana. O disco seguinte Abraxas, de 1970, tornou-se um grande sucesso estourando com a música "Oye comme va". (Wikipedia)


II - Três grandes sucessos de Santana


a) Samba Pa Ti


Samba pa ti é uma música instrumental gravada no segundo álbum de estúdio "Abraxas", lançado em 1970. Ela foi gravada originalmente no tom G, e é composta na realidade de duas peças inacabadas, separadas, que foram combinadas juntas. Ela consiste de uma primeira parte emotiva lenta,  seguida por um jogo prolongado em um ritmo mais rápido; 

Esta peça, juntamente com " Black Magic Woman ", escrita por Peter Green , ajudou a sustentar a mistura verdadeiramente única do estilo latino-americano / Blues / Rock criado pelo artista.

O vídeo mostrado é de 2011, no show em Montreux.





b) Oye como va

Melodia de Tito Puente gravado por Santana também no álbum Abraxas. Tito Puente , falando na introdução de sua gravação de "Oye Como Va" no álbum "Mambo Birdland", disse: "Todo mundo já ouviu falar de Santana. Ele colocou nossa música, rock latino em todo o mundo, cara! E eu gostaria de agradecer-lhe publicamente porque ele gravou uma música e ele me deu crédito como o compositor da melodia.Então, desde aquele dia ... tudo o que tocamos ... é música Santana! " A versão da canção em "Mambo Birdland" é uma versão Santana-ized.






c) SuperNatural - The Victory is Won

Essa gravação mostrada é do show "Supernatural Live". 


Supernatural é o décimo sétimo álbum de estúdio, gravado em 1999, do guitarrista mexicano Carlos Santana. Extremamente bem-sucedido, o álbum recebeu 15 discos de platina nos EUA e venceu oito Grammys, incluindo o de melhor álbum do ano; vendeu mais de 25 milhões de cópias em todo o mundo, e é tido como responsável por reanimar a carreira de Carlos Santana, líder da banda. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Supernatural entrou na parada Billboard Hot 200, da revista americana Billboard, na 19ª posição, em 3 de julho de 1999, porém chegou ao topo da parada, depois de 18 semanas, onde ficou por 12 semanas (não-consecutivas).

Essa música The Victory is Won, não consta no álbum Supernatural. Ela foi gravada depois no álbum Shaman, décimo oitavo álbum de estúdio de 2002.





III - Outras Referências


Link para Soul Sacrifice - Woodstock 1969
https://www.youtube.com/watch?v=AqZceAQSJvc

While my guitar gently weeps
https://www.youtube.com/watch?v=L-5M1_DKvb0

2 comentários: