quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Os destaques de 2016 em HistoriacomGosto

I - Introdução



Como sou engenheiro, tenho tendência a resumir, aprofundar, fazer lista, classificar, trabalhar com números, etc. Esse blog contrabalança o lado racionalista e me traz à tona o lado humanista de apreciar a arte, arquitetura, música e valorizar tudo que é bonito e do bem. A criatividade humana me fascina e ainda mais quando é em áreas em que não tenho habilidade nenhuma como o desenho e a pintura. Acompanhando as grandes publicações que fazem retrospectiva do ano, resolvi fazer uma brincadeira e aplicar essa idéia ao nosso ano no blog criando alguns destaques nas áreas que referenciamos. Acompanhem e deem retorno.


II - A publicação que teve mais curtidas no ano.


Sem dúvida uma cidade bonita, charmosa e cheia de história. Entretanto é surpreendente o grau de admiração que Bruges detém. Por duas vezes  que publicamos  sobre Bruges, Bélgica, a aceitação foi imediata e extraordinariamente grande. A maior de todo o ano. 

Bruges, Belgica, foto de Lena Serditova
Link para "Bruges - um cantinho romântico ..."
http://historiacomgosto.blogspot.com.br/2016/11/bruges-um-cantinho-romantico-no-tempo-e.html

III. - Minha surpresa


Eu estava com a pendência de fazer uma publicação sobre Barcelona há algum tempo. A dificuldade era que a história de Barcelona e da Espanha são muito complexas devido às várias mudanças de governantes, regimes, ...,.  Para se ter uma idéia o site oficial da Prefeitura de Barcelona traz a sua história dividida em 45 capítulos. Após a leitura desse site tomei coragem e decidi utlizá-lo como referência e publicar em quatro etapas.  Tive bastante trabalho para resumir e fazer o primeiro post, entretanto, a aceitação foi excelente. Foi uma grata surpresa.




Aguardem o segundo post.


IV. - O destaque de vídeo:  "A morte do cisne"


Quando comecei a fazer um post sobre o Teatro Mariinski, decidi não só referenciar ao seu espaço físico mas incluir também a exibição de alguns grandes talentos revelados na Companhia Oficial do Teatro ou que lá se apresentaram.  O "lago do cisnes", com a apresentação de Ulyana Lopatkina é emocionante. 



V - A pintura em destaque - "O retorno do filho pródigo" de Rembrandt


Um dos maiores pintores de todos os tempos, Rembrandt consegue mostrar nesse quadro do "O Retorno do filho pródigo" toda gama de emoções contida em uma das mais belas parábolas bíblicas. 

O retorno do filho pródigo, Rembrandt, Museu Hermitage

Link para "O retorno do filho pródigo de Rembrandt"


VI - O destaque na música - "Ária na corda de sol" de Bach.



O grande nome da música barroca Johann Sebastian Bach, compôs para o príncipe Leopoldo, no período entre 1717 e 1723, essa linda peça musical que  enleva a todos que a ouvem. Essa gravação do Maestro Karajan é uma das mais bonitas. 




Link Obra de Johann Sebastian Bach:
http://historiacomgosto.blogspot.com.br/2016/10/musica-barroca-musica-de-johann_13.html


VII - A arquitetura de destaque - Aeroporto de Madrid Bahajas


O aeroporto de Madrid foi o destaque na  arquitetura de espaços públicos. Depois do embarque ele apresenta espaços muito bonitos.   


Link para "Aeroporto de Madrid Bahajas": 

VIII - Esperava mais ...


A arte de Portinari


Tenho uma admiração imensa por Portinari. A sua obra é riquíssima e muito bonita. Quando publiquei o post sobre a sua arte obtivemos poucos comentários a respeito. Pareceu-me que a sua obra é pouco conhecida / pouco divugada. Voltarei a abordar o tema em 2017.


O Quarteto, Portinari, 1943, coleção particular


Link - Obra de Candido Portinari:


IX - Algumas coisas que não comprendi dos nossos leitores - Onde estão os 90% ?


Quando tínhamos 5.000 pessoas que acompanhavam a nossa página, apenas 10% curtiam as nossas publicações. Com 14.000 pessoas acompanhando continuamos com 10% das pessoas curtindo. Estatisticamente é interessante e válido. O que não entendo é por que temos 90 % que curtem a página mas não gostam de nossas publicações ? Publicamos sobre história, arte, arquitetura e me inquieta ter  um público silencioso que não conheço a preferência.



X - O que me agrada nos leitores

O grau de educação e respeito que foi cultivado em relação aos comentários publicados. Tanto em relação aos outros leitores mas também conosco. Já cometi erros que foram apontados e corrigidos sem nenhum constrangimento. Continuemos assim.

XI - Espero mais ...


- Acompanhamento 1: Gostaria que mais pessoas, das que já curtem, "seguissem" a página pois diminue o nosso trabalho / custo de divulgação. 

- Acompanhamento 2: As pessoas convidadas que acompanham todas as publicações facilitariam muito se "seguissem" ou "curtissem" a página.



- Interatividade 1: Gostaria também que mais pessoas, incluindo as que nos acompanham desde o início, participassem mais nos comentários e contribuições.

- Interatividade 2: Digam alô, boa semana, feliz natal. Ficamos sempre felizes com essa interação carinhosa e respeitosa. 



XII - O que teremos em 2017


Basicamente seguiremos a linha de publicação mantida até agora. Procuraremos sempre diversificar entre história, arte, arquitetura, viagem, ...,.

Agradecemos os incentivos e o carinho recebido e desejamos a todos um feliz 2017. Que seja o ano da recuperação brasileira na economia, na moral, na confiança e na autoestima.

Até lá,

HistóriacomGosto



Nenhum comentário:

Postar um comentário