quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

As mais belas pinturas de Natal

I - A Natividade na Arte



A Natividade de Cristo tem sido um tema maior na arte Ocidental desde o século IV. As representações artísticas da Natividade, ou nascimento de Jesus, celebradas durante o Natal, são baseadas nas narrativas da Bíblia, sobretudo nos evangelhos de Mateus e Lucas, e mais tarde desenvolvidas pela tradição oral, escrita e artística.

A arte Cristã compreende imensas formas de representação da Virgem Maria e do menino Jesus. Uma parte significativa são composições que representam a Virgem e o Menino, enquanto que uma parte menor são representações diretas de cenas da Natividade 

Nessa data que celebramos a vinda do Cristo Salvador, fizemos uma pesquisa e resolvemos publicar os quadros que achamos como os  mais bonitos e representativos sobre o Natal. Incluimos alguns da adoração dos reis magos / pastores tendo  em vista que eles representam o mesmo evento grandioso que é o nascimento de Jesus.


II - As Pinturas


II.1 -  "A natividade com doadores e os santos Jerônimo e Leonardo",  Gerard David pintor holandês. Obra acabada entre 1510 e 1515, atualmente no MET NYC.


Como uma característica holandesa no tratamento da natividade de Cristo, David foca a atenção no mistério da encarnação que é: O nascimento de Cristo para redenção da humanidade.

Apesar do momento alegre, os personagens mantém uma expressão sombria como prevendo todo o sofirmento e sacrifício de Jesus.  O feixe de grãos paralelo à manjedoura refere-se a João 6:41: "Eu sou o pão que desceu do céu." 

Os dois doadores, que são apresentados pelos Santos Jerônimo e Leonardo, permaneceram não identificados. Eles poderiam ter sido chamados Catarina e Antônio, uma vez que eles são pintados com os atributos de santos com esses nomes



II.2 -  Natividade, Antonio Corregio


A Natividade (também conhecida como A Noite Santa, ou como Adoração dos pastores) é uma pintura terminada por volta de 1529-1530 pelo pintor italiano Antonio da Correggio . Pertence a coleção da Gemäldegalerie Alte Meister , Dresden .




O trabalho foi encomendado a partir de Correggio em outubro 1522 por Alberto Pratoneri para a capela da família, na igreja de San Prospero de Reggio Emilia : concluída no final da década, ele foi colocado na capela em 1530. Ele foi transferido para a galeria de Dresden em 1746.

O artista, seguindo o caminho traçado por uma série de obras célebres de Ticiano, interpretou a cena à luz de velas e produziu um resultado com excelente tratamento da luz com efeitos claro escuro. A criança, rodeada pelos braços de Maria, tem um grupo de pastores na esquerda e a figura barbada parece representar São Jerônimo. À direita são os tradicionais  animais de presépio e São José. A parte superior esquerda apresenta vários anjos. 

II.3 -  "Natividade", de Lorenzo Lotto, pintor veneziano. Obra finalizada em 1523. Atualmente na Galeria Nacional de Washington.


A pintura de Lorenzo Lotto é uma pintura renascentista representando Maria, José e o menino Jesus. Nessa pintura a óleo nós vemos três anjos consultando uma espécie de lista e um crucifixo à esquerda. É um quadro típico representando a natividade.

Essa pintura foi usada em 1970 pelo Correio dos Estados Unidos como um de seus selos anuais de Natal. 




II.4 -  Natividade, Tintoretto, 1550~1570, Museum of Fine Arts, Boston


Tintoretto tornou-se famoso durante sua vida por cobrir grandes superfícies com pinceladas rápidas. Aqui, ele mostrou seu talento para retratar a viagem dos Reis Magos para ver o menino Jesus e a anunciação do nascimento da criança aos pastores. As figuras musculosas que se aglomeram em torno da criança também são típicos do estilo poderoso de Tintoretto. A mulher mais velha do lado direito pode ser Santa Ana, mãe da Virgem Maria. Embora a maioria dos vasta produção de Tintoretto permanece em Veneza, sua influência foi internacional, como visto em muitas das pinturas posteriores. 



II.5 -  "Natividade", por Giotto, pintor italiano, capela de la Scrovegni. Obra realizada entre 1303 e 1305.



O quadro Natividade faz parte da Capela Scrovegni em Pádua pintada por Giotto entre 1303 e 1305. A Capela foi dedicada à Nossa Senhora da Caridade. Ela foi construída como um vão livre com 20,80m de comprimento, 8,40m de largura e 12,80m de altura.
Para a pintura da Capela com afrescos, foi convidado o pintor florentino Giotto di Bondonne que havia trabalhado com os franciscanos em Assis, Rimini e tinha sido chamado à Pádua para pintar alguns espaços na Basílica de Santo Antônio.




II.6 - "A Natividade Mística", Sandro Boticcelli, 1500 a 1501.


A Natividade Mística descreve uma cena de alegria e celebração, de alegria terrestre e celeste, com anjos dançando no topo da pintura. No topo da pintura o nome de Botticelli - mas também as palavras apocalípticas e preocupantes. E também há premonições obscuras - a criança indefesa repousa sobre uma folha que evoca uma mortalha em que seu corpo um dia vai ser enrolado, enquanto a caverna em que a cena é montada chama a atenção para o seu túmulo. 



Os Reis à esquerda não têm ofertas, mas a própria devoção. Na parte superior da pintura doze anjos vestidos nas cores da fé, esperança e caridade dançam em círculo, segurando ramos de oliveira, e acima deles o céu aberto numa grande cúpula dourada, enquanto na parte inferior da pintura, três anjos abraçam três homens. Eles sustentam pergaminhos em latim, "paz na terra aos homens de boa vontade ". Atrás deles, sete demónios fogem para o submundo, alguns empalados nas suas próprias armas. 

"Nos tempos da Renascença pinturas do Juízo Final mostravam aos espectadores a contagem dos condenados e os que se salvam no momento da Segunda Vinda de Cristo. A Natividade Mística põe-nos a pensar  não  só no nascimento de Cristo, mas também no seu retorno .. "(Jonathan Nelson, da Universidade de Syracuse, em Florença).


II.7 -  "Adoração dos pastores", por Giorgioni, pintor italiano. (Obra acabada entre 1505 e 1510. Atualmente na Galeria Nacional de Arte de Washington.)







A adoração dos pastores , é uma pintura do pintor italiano renascentista Giorgione , concluída entre 1505 a 1510. No início pensava-se ser de Ticiano, mas agora o normal é ela ser atribuída a Giorgione.  É certamente uma pintura veneziana desse período. Ela é exibida na Galeria Nacional de Arte de Washington, DC , Estados Unidos .


II.8 - A adoração dos Magos - Caravaggio



A adoração dos pastores é um óleo sobre tela pintado pelo artista italiano Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio . A adoração dos pastores mede 83,07 x 123,62. Ele foi contratado para os capuchinhos franciscanos  e foi pintado em Messina para a Igreja de Santa Maria degli Angeli, em 1609 apenas um ano antes da morte de Caravaggio.




"A pintura é um presépio simples, com palha no chão e um boi e jumento no fundo. Maria encontra-se com seu bebê, e José introduz os pastores à sua família. Em comparação com outros quadros de Maria,  ela parece com o cabelo desarrumado e cansada (como se ela tivesse acabado de dar à luz no estábulo.) - O xale deslizou de seus ombros, e ela se inclina cansada contra a manjedoura e então ela segura o recém-nascido Jesus. No lado esquerdo da pintura há uma cesta contendo um pouco de pão, um pedaço de pano e as ferramentas de um carpinteiro - juntos, eles reforçam a normalidade da situação.

Caravaggio não pintou uma natividade abstrata. Mesmo o embotamento das cores faz com que a imagem fique importante. Nela há indícios de que algo mais está acontecendo o pastor com metade das vestes abertas aperta as mãos em adoração quando ele olha para o menino Jesus; Este bebê é o que eles vieram para encontrar, e foi anunciado a eles pelos anjos. E dois personagens na pintura usam halos, representando a sua santidade . Uma delas é Maria, a mãe de Jesus. Você esperaria o outro a ser o próprio Cristo, mas ele é retratado como apenas um bebê normal. A outra figura na pintura com um halo é um dos pastores. Parece que Caravaggio quer honrar a humildade e obediência dos pastores da maneira que eles vêm  adorar a Cristo."  (Gareth´'s Art Blog - https://garethleaney.wordpress.com/2010/12/18/the-art-of-christmas-i-painting/

II.9 - Adoração dos Pastores - Guido Reni


"Então eles chegaram e acharam Maria e José, e a criança deitada na mangedoura." (Lucas 2.16) - Quadro de Guido Reni (1575-1642). Museo Nazionale di San Martino, Nápoles.




Guido Reni (Bolonha, 4 de novembro de 1575 — 8 de agosto de 1642) foi um famoso pintor do Barroco italiano.



Formado inicialmente em música pelo pai, Daniele Reni, musicista a serviço da Signoria de Bolonha, Guido estudou pintura de 1584 a 1593 no ateliê do pintor flamengo Denis Calvaert, já então há muito instalado em Bolonha.


II.10 - Adoração dos Reis Magos - El Greco, 1612 a 1614, Museu do Prado em Madrid.


A adoração dos pastores é uma pintura do tradicional tema cristão que foi pintado durante o último ano da vida de  El Greco. A pintura é uma versão menor de um trabalho que o artista fez para a sua própria tumba na igreja de Santo Domingo el Antiguo em Toledo . A assinatura de El Greco, em grego , pode ser visto no canto inferior esquerdo.  






A distorção extrema de corpo caracteriza a adoração dos pastores, como todas as últimas pinturas de El Greco. As brilhantes, cores "dissonantes" e as formas estranhas e poses criam um sentimento de admiração e êxtase. Os pastores e anjos celebram o milagre da criança recém-nascida.  O Menino Jesus parece emitir uma luz que ilumina  os rostos dos pastores descalços que se reuniram para prestar homenagem ao seu nascimento milagroso.


III - Referências


Wikipedia - Textos




Gareth's Art Blog - https://garethleaney.wordpress.com/2010/12/18/the-art-of-christmas-i-painting/

Correggio - The Holy Night - Google Art Project - Nativity (Correggio) - Wikipediaen.wikipedia.org

Giorgione - Adoration of the Shepherds - National Gallery of Art - Adoration of the Shepherds (Giorgione) - Wikipediaen.wikipedia.org

Nativity by Lorenzo Lotto - ReusableArt.comwww.reusableart.com

The Adoration of the Shepherds (El Greco) - Wikipediaen.wikipedia.org

Adoration of the Shepherds (Caravaggio) - Wikipediaen.wikipedia.org

Nativity by Tintoretto - http://www.mfa.org/collections/object/the-nativity-32992



Nenhum comentário:

Postar um comentário