Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Os Vitrais mais bonitos do Mundo I

I - Vitral


O vitral originou-se no Oriente por volta do século X e XI. Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, uma vez que o efeito da luz do sol que por eles penetravam, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas. Adicionalmente, serviam como recurso didático para a instrução do catolicismo a uma população majoritariamente iletrada. (Texto: wikipedia)

II - Catedral de Notre Dame, Paris


A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. A sua construção foi iniciada no ano de 1163, e é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo. Ela se situa  na praça Paris, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.

- O estilo gótico

A catedral surge intimamente ligada à ideia do gótico no seu esplendor, com uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual e também para satisfazer as necessidades e aspirações da alta sociedade.

Na arquitetura o Gótico vai possibilitar uma ampliação na altura das construções através de uma série de inovações técnicas, em particular o uso sistemático do arco ogival, do contraforte e do arcobotante, que aliviaram o peso das paredes e coberturas e permitiram ao mesmo tempo ampliar as aberturas e dar maior leveza visual aos interiores. 

Nas artes visuais, por influência clássica, busca-se sempre um maior naturalismo, graça e elegância, e aprimorando-se a representação do espaço para criar uma ilusão de tridimensionalidade. É o período em que se popularizam a pintura a óleo e a técnica do vitral, e se retoma a tradição da pintura de paisagem, praticamente abandonada desde a Antiguidade Clássica.

- Os vitrais de Notre Dame - A rosácea lado Norte


Um destaque entre os maravilhosos vitrais de Notre Dame é sem sombra de dúvida a sua rosácea  que fica do lado Norte. Ela se localiza no centro da fachada, próximo a galeria da Virgem, medindo 9,60 m de diâmetro e foi criada em 1225.

No centro da rosácea está a Virgem com o Menino Jesus, circundada por 8 lunações com flores de lis. Na primeira circunferência de elementos, circundando o centro aparece uma faixa vermelha com formas florais, e mais externamente os 16 profetas. Na segunda circunferência de elementos,  aparecem externamente  32 reis e antepassados de Cristo. Na última circunferência envoltos  32 patriarcas e grão-sacerdotes de Israel coroam o conjunto. Todos os elementos que circundam o centro estão envoltos por arabescos geométricos. Cerca de 85% do vitral é original.


foto de vitral da Catedral de Notre Dame em Paris
Vitral de Notre Dame, historiacomgosto


II - Catedral de São Vito - Praga


A Catedral de São Vito é uma das principais construções da cidade de Praga e a maior igreja da República Checa.

Situada no Castelo de Praga e estando construída juntamente com o castelo, a construção da catedral no seu atual estilo gótico foi iniciada em 1344 e finalizou-se, depois de uma interrupção das obras no século XV, só em 1929. 

Os Vitrais da Catedral


Ao  longo do tempo a catedral foi incorporando  no seu interior  elementos medievais, góticos e modernos. Um dos seus vitrais mais famosos tem um estilo ligeiramente diferente dos demais: Ele foi pintado pelo artista Alfons Mucha, um dos maiores nomes da Art Nouveau, que estava no auge de sua carreira na época em que a catedral estava sendo concluída. 


 foto de vitral da catedral de São Vito em Praga
           vitral da catedral de Praga, foto HistoriacomGosto



III - Templo Expiatório da Sagrada Família - Barcelona


O Templo Expiatório da Sagrada Família, em Barcelona, foi desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. 

Financiado unicamente por contribuições privadas  o projeto foi iniciado em 1882  e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida. 

O Projeto inicial era neogótico mas Gaudí o  modificou para seguir seu estilo naturalista, orgânico, adaptando as formas da natureza aos elementos da arquitetura.

A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e a conclusão é estimada para 2026, centenário da morte de Gaudí.

Vitrais

Os belíssimos vitrais com um colorido em harmonia com a arquitetura, são resultado do trabalho do artista catalão Joan Vila-Grau

 foto de vitrais da Igreja da Sagrada Família em Barcelona
vitral da Igreja Sagrada Família, foto historiacomgosto


IV - La Saint Chapelle - Paris



A Sainte-Chapelle é uma capela gótica situada na Île de la Cité em Paris, construída no século XIII por Luís IX (São Luís). Foi projetada em 1241, iniciada em 1246 e concluída muito rapidamente, sendo consagrada em Abril de 1248.

O seu patrono foi o devoto rei francês Luís IX, que a construiu para servir de capela do palácio real. O restante do palácio desapareceu completamente, sendo substituído pelo atual Palácio da Justiça. Depois de terminada, a Sainte-Chapelle carecia de santificação pela presença de relíquias apropriadas e, assim, obteve-se a coroa de espinhos de Cristo, obtidas do imperador latino de Constantinopla, Balduíno II, pela exorbitante soma de 135.000 libras. Para ter uma ideia de relatividade, a construção de toda a capela custou 45.000 libras. Essa relíquia hoje está conservada na Catedral de Notre Dame.

Os Vitrais

Os aspectos mais belos e notáveis da construção, considerados os melhores do seu género em todo o mundo, são os seus vitrais emoldurados por um delicado trabalho em pedra, com rosáceas acrescentadas à capela superior no século XV. 

Não existe nenhuma menção directa ao arquitecto, mas o nome de Pierre de Montreuil, que reconstruiu a abside da Basílica de Saint-Denis e completou a fachada de Catedral de Notre Dame, é por vezes associado ao projecto. 

 foto de vitrais da Saint Chapelle em Paris
Saint Chapelle, foto HistoriacomGosto


Durante a Revolução Francesa a capela foi transformada em escritório administrativo e os vitrais foram tapados com enormes armários. A sua beleza oculta foi assim inadvertidamente preservada do vandalismo que sofreu em outras partes. No século XIX Viollet-le-Duc restaurou a Sainte-Chapelle, e o pináculo actual é obra sua. (Wikipedia)


VI - Catedral de Santo Isaac - São Petersburgo


A Catedral de Santo Isaac é a maior e mais sumptuosa catedral ortodoxa de São Petersburgo, Rússia. A catedral, dedicada ao padroeiro de Pedro, o Grande, foi construída entre 1818 e 1858 em estilo predominantemente neoclássico, com a inserção de adornos bizantinos. A partir de 1931 a Catedral foi convertida em um museu. 

Vitral

O que chama a atenção nessa igreja é sua arquitetura, suas dimensões, sua cúpula, e seu interior ricamente decorado com pinturas e ícones. Esse vitral me chamou a atenção por ser único, colocado na área do altar,  e porque me lembra um quadro muito famoso de Piero della Francesca, A Ressurreição. 

foto de Vitral da Catedral de Santo Isaac em São Petersburgo
Catedral se Santo Isaac, foto de HistoriacomGosto


VII - Catedral do Rio de Janeiro


A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, também conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, foi inaugurada em 1979, substituindo, como catedral da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Em estilo moderno, apresenta formato cônico, com 106 metros de diâmetro, 75 metros de altura externa, 64 metros de altura interna e capacidade para 20 000 pessoas em pé. 

Vitrais

A beleza da edificação, de linhas retas e sóbrias, deve-se aos vitrais coloridos rasgados nas paredes até a cúpula. Seu projeto e execução foram coordenados pelo monsenhor Ivo Antônio Calliari (1918 - 2005).


 foto de vitrais da Catedral do Rio de Janeiro
Catedral do Rio de Janeiro, foto mandritoiu em shutterstock.com


VIII - Observação


Considero esses vitrais do post alguns dos mais bonitos do mundo que já tive a oportunidade de conhecer. Entretanto, temos outros espetaculares como os vitrais da catedral de Chartres, ...,. Por isso colocamos o identificador I no post para sinalizar que posteriormente publicaremos a continuação.

Os textos são uma compilação dos artigos da Wikipedia sobre os vários temas. 

IX  - Referências


- Os vitrais em forma de Rosáceas da Catedral de Notre Dame - Maria Antonia Benutti, Andressa Bernardo da Silva

- Cathrédale Notre Dame de Paris - publicação oficial de www.notredamedeparis.fr

- Wikipedia - CAtedral de Notre Dame / Catedral de São Vito / Le Saint Chapelle / Catedral de Santo Isaac / Catedral do Rio de Janeiro.

- https://vontadedeviajar.com/a-catedral-de-sao-vito-em-praga/ : Catedral de São Vito em Praga.

X - Publicações relacionadas


- Igreja da Sagrada Família, Barcelona:

https://historiacomgosto.blogspot.com/2015/10/igreja-da-sagrada-familia-obra-prima-de.html

- História de Praga: 

https://historiacomgosto.blogspot.com/2014/12/praga-republica-tcheca-paris-da-europa.html

XI - Continuação dessa Postagem


Os Vitrais mais bonitos do Mundo II