quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Catedral Uspenski, Helsinque, Finlandia

1. - Histórico




A Catedral Uspenski é uma Catedral Ortodoxa em Helsinque, Finlândia, dedicada à Dormição da Theotokos (Virgem Maria). Seu nome vem do eslavo eclesiástico, com a palavra Uspenie , que denota a Dormição. Ela foi concebida pelo arquiteto russo Aleksey Gornostayev (1808 – 1862) e construída após sua morte em 1862-1868.



A capela da cripta da catedral foi posteriormente denominada de Santo Alexander Hotovitsky que atuou como vigário da paróquia ortodoxa de Helsinque entre 1914-1917.

A Catedral é construída em cima de uma colina com vista para a cidade. Na parte de trás da catedral há uma placa comemorativa do Imperador russo Alexandre II, que era o soberano do Grão Ducado da Finlândia durante a construção da Catedral. 

A Catedral de Uspenski é a principal Catedral da Igreja Ortodoxa Finlandesa e reivindica ser a maior igreja ortodoxa na Europa Ocidental.

2. - Iconostasis


Em toda Igreja Ortodoxa o Santuário é separado do resto pela iconostase, uma separação sólida, muitas vezes de madeira coberta com ícones. Antigamente, o santuário era separado somente por uma parede baixa de um metro ou pouco mais. Muitas vezes essa separação tinha uma série de colunas que suportavam uma luminária horizontal ou uma trave: Algo desse tipo pode ainda ser visto hoje na Igreja de São Marco, em Veneza. Só em tempos mais recentes a iconostase apresentou sua atual forma sólida.




3. - Interior da Catedral


As catedrais ortodoxas ao contrário das nossas não tem em geral bancos para as pessoas assistirem às celebrações. Normalmente se acompanham as orações de pé. 





4. - Roubo de Ícone


A catedral tem vários ícones valiosos, entre outros o de São Nicolau, que foi roubado em 16 de Agosto de 2007 entre meio-dia e 13:00, enquanto centenas de turistas visitavam a catedral. O ícone é do século 19 e é de uma variante rara. Originalmente ele foi doado para a Catedral Ortodoxa de Vyborg, de onde foi transferido para Helsinque durante a Segunda Guerra Mundial. O ícone tem sido procurado desde então em toda Finlândia, bem como no exterior






5. - Visão lateral da Catedral ao entardecer





6. - Referências


Wikipedia - Catedral Uspesnki

Fotos - HistóriacomGosto


Nenhum comentário:

Postar um comentário