quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Café Florian, Veneza - Um dos mais antigos e mais bonitos do mundo

I - História do Café Florian (Caffè Florian) - Veneza  



     Entrada do Florian, Praça São Marco - Foto de GTS Productions em Shutterstock.com


II - Fundação e frequência 


O Florian começou a funcionar em 29 de dezembro de 1720, com duas salas e decoração simples, com o nome de "Alla Venezia Trionfante" (Veneza Triunfante), mas logo se tornou conhecido como Caffè Florian, inspirado pelo nome de seu proprietário original Floriano Francesconi. 

O Caffè teve como patronos em seus primeiros dias pessoas notáveis, incluindo os dramaturgos Carlo Goldoni, Johann Wolfgang von Goethe e Giacomo Casanova, que foi sem dúvida atraído pelo fato de que o Caffè Florian era a única cafeteria que permitia a presença de mulheres. 

Mais tarde Lord Byron, Marcel Proust e Charles Dickens foram frequentadores assíduos.  Era um dos poucos lugares onde o jornal "Gazzetta Veneta" de Gasparo Gozzi podia ser comprado em meados do século XVIII, e por isso se tornou um ponto de encontro para pessoas de diferentes classes sociais. Em 1750 o Florian foi expandido para quatro salas.

O ambiente elegante atraiu muitas personalidades notáveis da época, incluindo o dramaturgo Carlo Goldoni, Goethe e Casanova. O fato relevante, sem dúvida, era que o Florian era o único café que permitia que mulheres frequentassem o local. Tempos depois, Lord Byron, Marcel Proust, e Charles Dickens seriam visitantes frequentes.

Também foi um dos poucos lugares onde o jornal Gazzetta Veneta de Gasparo Gozzi podia ser comprado. Tornava-se então um ponto de encontro para pessoas de diferentes classes sociais. Em meados do século 18 o Florian foi expandido para quatro quartos.

                  Conjunto Musical no Florian - foto de maradon 333 em Shutterstock.com

III - Revolução Francesa


Em  1773 Valentino Francesconi, neto de Floriano Francesconi, assumiu o negócio. Em 1796, em uma atmosfera europeia caracterizada pela Revolução Francesa, o Estado de Veneza temia que as ideias revolucionárias poderiam se espalhar também em Veneza. O Florian, com a sua clientela internacional, tornou-se um ponto de encontro para muitos jacobinos franceses, de modo que os inquisidores do estado obrigaram Valentino Francesconi a fechar o café. Quando os exércitos franceses entraram em Veneza em maio de 1797, Valentino Francesconi retirou a obsoleta placa "Veneza Triunfante" e a substituiu por outra simplesmente com o nome de seu tio "Florian". 

IV - Risorgimento 


No século XIX o Florian desempenhou um papel de destaque no Risorgimento, porque a "Sala do Senado" foi o ponto de encontro para um grupo de patriotas venezianos. Este grupo teve um papel fundamental na revolução veneziana de 1848, que obteve uma Veneza temporariamente independente da Áustria. Durante as horas de convulsão revolucionária o Florian abrigou os patriotas feridos, tornando-se em um hospital temporário.

V - O Florian por fora e por dentro  

Por fora, o Florian é situado na linda Praça de São Marcos em Veneza. Com cadeiras na praça e situado nas arcadas o Florian é um espetáculo no verão.

                   Florian na praça de São Marcos / Foto de S.A.C.R.A. em wikimedia


Por dentro, cada sala do Florian é dedicado a um tema de sua história:

Sala dos Homens Ilustres

A Sala degli Uomini Illustri (Sala dos Homens Ilustres ) apresenta pinturas de Giulio Carlini de dez venezianos notáveis: Entre eles, Goldoni e Marco Polo. 



Sala do Senado

Na Sala del Senato (Sala do Senado) as paredes foram decoradas com painéis retratando cenas dos mundos das artes e das ciências.






Sala Chinesa

A Sala Cinese (Sala Chinêsa) e a Sala Orientale foram inspiradas no Oriente, com pinturas de mulheres exóticas  pintadas por Pascuti. 

                                Sala Oriental - Bottond Horvath




Sala das Estações

A Sala delle Stagioni (Sala das Estações) ou Sala degli Specchi (sala dos espelhos) foi decorada com figuras de mulheres que representam as quatro estações do ano. 

Sala da Liberdade

A sala Liberty, incluída no início do século 20, foi decorada com espelhos pintados à mão e lambris de madeira suntuosa.




VI - Florian Atual


O Florian é um lugar caro. Não tem o  preço de uma cafeteria qualquer. Por exemplo, o expresso custa seis euros e veja se tem couvert artístico se houver música.Mas se você pode pagar, aprecia história e ama a arte italiana, vale cada centavo. No mínimo tome um chocolate quente e aproveite o ambiente que é maravilhoso.



VII - Referências


Todo o texto retirado da Wikipedia, https://pt.wikipedia.org/wiki/Caffé_Florian.
Fotos: Wikimedia e Shutterstock conforme referenciado



Um comentário:

  1. Estive lá em companhia da minha esposa, Conceição, em 2012. Uma maravilha de ambiente e serviço, em meio a uma bela decoração!

    ResponderExcluir