segunda-feira, 22 de junho de 2015

Frutillar - Tranquilidade à beira do lago Llanquihue

I - Fundação de Frutillar


Fundada por imigrantes alemães em 1856, Frutillar é uma cidade chilena situada na província da Patagónia à beira do lago Llanquihue. Situada entre Puerto Montt e Osorno, Frutillar fica também a apenas 25 Km de Puerto Varas, a mais bela cidade na beira do lago. 

Com uma população estimada em torno de 16.000 habitantes, Frutillar parece ainda menor. 







As casas, pequenos comércios e restaurantes construídos à margem do lago, conservam ainda traços da arquitetura alemã. A gastronomia, a cultura alemã, esportes aquáticos e a música são os  atrativos dessa pequena localidade que em dias claros possibilita lindas visões do vulcão Osorno.


                  pier no lago                                                                      vista do Osorno


II - Arquitetura alemã e Museu


Igreja de Arquitetura Alemã



                                            casas de arquitetura alemã




Casas na orla do Lago
  

Interior da Igreja

II.2 - Museu do colono Alemão


Situado em uma colina onde tem-se uma bela visão da pequena cidade, o museu conta com jardins bem cuidados e mostras de utensílios utilizados por colonos alemães. 

III - Teatro do Lago e Semana da Música


Iniciado em 1968, e hoje com 47 anos de existência, a Semana Musical de Frutillar tem sido um evento marcante na história da cidade. Uma fatalidade, que foi um incêndio em 1996, na sede onde ocorria o evento, acabou se transformando em uma oportunidade de crescimento para a cidade. 

Depois desse incêndio, o empresário  da região, Guillermo Schiess, apresentou a idéia da construção de um novo centro cultural, que foi acolhida pela sociedade organizadora do evento. Como o empresário morreu logo após, o empreendimento foi conduzido por sua filha Nicola e seu marido Uli Bader. Inicialmente o projeto foi pensado para acolher concertos de Orquestras Sinfônicas, tendo sido depois ampliado para acolher apresentações de ópera.


Teatro del Lago


A construção começou em 27 de janeiro de 1998 sendo inteiramente financiada pela iniciativa privada. 

O projeto arquitetônico da fachada do teatro imita os galpões de madeira com revestimentos de telhas, típicos da arquitetura alemã da região.  Um combinação de ripas de madeiras de cores diferentes foi utilizada para lembrar de uma mameira moderna a deterioração desses galpões. 

O projeto arquitetônico inicial foi dos arquitetos Gerardo Koster e Gustavo Greene. Posteriormente, foram contratadas empresas especializadas em isolamento e conforto acústico, e outras de iluminação.


O interior consta de uma sala principal com capacidade para 1178 espectadores e um palco para 100 músicos. Além disso o teatro tem um anfiteatro para 270 pessoas e quatro salas polivalentes.

Finalmente, o teatro foi inaugurado em 06 de novembro de 2010, após 12 anos de trabalho e um investimento aproximado de US$ 20 milhões. O teatro é um dos maiores do Chile. 


   Interior do Teatro(por Jorge Morales Piderit)


O festival de música de Frutillar acontece todos os anos no período de 27 de janeiro a 05 de fevereiro. Outras apresentações também acontecem ao longo do ano.


III - Localização de Frutillar


No mapa podemos ver o lago Llanquihue e, um pouco acima da cidade de Puerto Varas, a localização de "Frutillar Bajo",  designando a parte do lugarejo situado ao nível do lago.


   
Podemos ver também o "lago de todos os santos", onde fica Peulla, e logo depois o lago Nahuel Hapi, onde fica Bariloche. A ida de Puerto Varas até Bariloche é uma combinação de estradas e lagos.


IV - Referências


- Wikipedia
- Notas de Viagem



Nenhum comentário:

Postar um comentário