Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

Vinícolas de Mendoza

I - Mendoza, à beira dos Andes


fotografia de dentro da Vinícola Catena - Mendoza, com a visão dos vinhedos e da cordilheira dos Andes por trás com os picos nevados
Vinícola Catena - Mendoza, foto historiacomgosto


A cidade de Mendoza, situada na borda dos Andes, tem uma combinação ímpar das condições climáticas, terreno, e água para irrigação. Essa combinação que os franceses chamam de `terroir´ aliadas a uma imigração de familias relacionadas com a viticultura fez com que em Mendoza haja hoje mais de 50 vinícolas de qualidade, tornando-se assim a capital do vinho da América do Sul. Mendoza é responsável por quase 80 % da produção de vinho da Argentina.

O solo de Mendoza é de característica desértica, o fluxo de chuvas é muito pequeno, chegando a incríveis 30 mm ao ano.  Com uma exposição diária grande ao Sol e com a disponibilidade de água advinda da liquefação da neve, Mendoza tem todas as características necessárias a produção de vinhos de alta potencia.


fotografia com foco no solo das plantações mostrando o solo de caracgter~´isticas desérticas


A cidade de Mendoza tem cerca de 115.000 habitantes (2010) e além da viticultura e turismo oferece também alternativas de esporte de aventura aos seus visitantes. 

II - Vinícolas


Mendoza possue várias regiões vinícolas, sendo as principais:

a) Mendoza, Maipú, Villa Nueva, Lujan de Cuyo, e Agrelo
b) Tupungato, Tunuyan, Rivadavia, Junin
C) San Rafael

visão de vinhedos mostrando com a neve derretando nos Andes fazem a irrigação e com os campos áridos obtem-se uma boa drenagem


"Os solos de Mendoza são tipicamente bem drenados e não muito férteis. Isso em combinação com chuvas leves, faz o intenso caráter de fruta nos vinhos" (Robert Pepi, Bianchi)



fotografia de veinhedos plantados no solo um pouco seco  "O gradiente de temperatura elevado entre dia e noite, e a  excelente exposição ao Sol dos  vinhedos, são elementos essenciais para a qualidade do vinho em Mendoza" (José Zuccardi, La Agricola)


A irrigação: 

Toda água de Mendoza se origina da liquefação da neve armazenada na Cordilheira dos Andes e que vai fluindo constantemente em direção ao vale.

Um sistema de canais existe desde a época pré colombiana, quando os incas habitavam a região.

Esse sistema de canais depois é organizado em sistemas de irrigação controlada, onde a quantidade certa de água é colocada em cada parreira.
foto de um córrego descendo pelo sistema de canais

"O clima desértico de Mendoza, faz da irrigação uma ferramenta de viticultura primordial." (Alejandro Sejanovich - Luca e Tikal)

Os locais de produção e Armazenamento


foto do pre´dio da Catena Zapata em forma de Pirâmide
Vinícola Catena Zapata
foto da parte intera de estocagem em barris de carvalho
Vinícola Catena Zapata


As principais bodegas


Escorihuela Gascon - Godoy cruzLuigi Bosca - Lujan de Cuyo
Familia Zuccardi - MaipúNorton - Luján de Cuyo
Trapiche - MaipúTerrazas - Lujan de Cuyo
Nieto y Senetiner - Lujan de CuyoCatena Zapata - Agrelo, Lujan de Cuyo


Bodegas para Almoçar

foto do restuarante da família Zucardi onde servem um bom almoço com churrasco
Almoço com Churrasco - Familia Zuccardi



Fotos de Familia Zuccardi, Maipu
Familia Zuccardi - cortesia TripAdvisor



A família Zuccardi localizada em Maipú tem um excelente restaurante com capacidade para 80 pessoas, onde servem o churrasco típico da região com três tipos de carne e três tipos de vinho de sua marca. O ambiente é acolhedor e vale a pena o passeio. Tem que reservar com antecedência pois a procura é grande.

Outras opções de bodegas para almoço são Norton, Ruca Malén.


III - As uvas e os vinhos


A uva madura contém um alto teor de açúcar que pode fermentar produzindo álcool. Ela também possui ácidos essenciais que ajudam a balancear a doçura dando ao vinho um sabor refrescante e equilibrado.

III. 1 - O coração da Uva:


A pele é a fonte dos agentes corantes, os taninos, e dos componentes de sabor que dão caráter ao vinho.

A polpa constitui a maior parte da uva e contém água, açúcar e ácidos.

O engaço  contém taninos amargos e raramente é utilizado na vinicultura.  

A pruína, camada cerosa no exterior da pele, contém leveduras naturais.

As sementes contém taninos amargos e são geralmente removidas durante a produção do vinho.

 foto de um vinhedo em Mendoza com foco nas Uvas
vinhedo em Mendoza

Fonte: Guia Ilustrado Zahar - Vinhos do Mundo Todo


III.2 - As uvas da Região


As uvas mais adaptadas a região de Mendoza são:

a) Malbec: Essa cepa tinta, repleta de sabores condimentadas e de frutas silvestres, é encontrada na França e largamente cultivado na Argentina, principlamente nessa região de Mendoza,onde produz vinhos de cor profunda e taninos potentes.

b) Cabernet  Sauvignon:  Original da margem esquerda de Bordeaux, ali alcança sua expressão máxima. Foi bem sucedida também no Vale do Napa, Califórnia,  no Chile, Maipo, e mais recentemente na Argentina, em Mendoza iniciou-se a produção de vinhos de alta qualidade. 

c) Chardonay: È a cepa branca mais popular do mundo e considerada a melhor em termos de qualidade do vinho produzido. Ela tende a produzir um vinho branco bem encorpado e seco. As de sabor mais intenso vem da California, Chile e Austrália. 

Fonte: Guia Ilustrado Zahar - Vinhos do Mundo Todo

III.3 - Alguns Vinhos Recomendados


 foto de uma taça sendo enchida Catena Zapata:
Angélica Zapata - Cabernet Sauvignon
Catena Alta - Malbec

Terrazas;
Terrazas Reserva - Cabernet Sauvignon
Terrazas Reserva - Malbec
Afincado - Malbec
Cheval des Andes - mistura bordalesa

Achaval Ferrer
Mendoza Malbec

O. Fournier:
Alfa Crux
Beta Crux

Luigi Bosca:
Cabernet Sauvignon - reserva


IV - A cidade  



Mendoza, propriamente não é uma cidade bonita. Os seus arredores cercados de terreno árido e pedregoso parece decepcionante à primeira vista. O charme de Mendoza reside nas visitas às vinicolas com degustação, e passeios perto da cordilheira. Se você for apreciador de vinhos, não vai se decepcionar. 



foto da cidade de Mendoza vista do alto
Mendoza vista do alto
foto de uma fonte em Mendoza
fonte em Mendoza

 foto de um elefante no Zoo de Mendoza
zoológico de Mendoza


V - Informações relevantes


a) Como chegar:


  Aéreo - Existem voos diretos para Mendoza a partir do Brasil. Entretanto o mais comum são os voos partindo de Buenos Aires. Pela Aerolineas Argentina temos oito voos diários, com a duração de 01 hora e 50 min, e custa aproximadamente 600 dólares, ida e volta. Pela Edreams é possivel encontrar voos pela LAN a 350 euros. 


foto da estrada que liga santiago à Mendoza que é muio sinuosa e perigosa de dirigir no inverno

Terrestre - Existe uma estrada que liga Santiago a Mendoza cruzando a cordilheira. A estrada é muito sinuosa e no inverno aconselha-se que somente motoristas habituados a transitar nela tomem a iniciativa de dirigir. A estrada tem cerca de 350 Km e de ônibus leva cerca de 06 horas e meia, incluindo 45 min no posto de imigração.


b) Quando ir:

Como Mendoza não é muito quente, nem muito frio, qualquer época é boa para se visitar. No inicio do ano é possível ver e/ou participar da colheita. 

Fiesta Nacional de la Vendimia: A festa da colheita da uva é um evento exclusivo de mendoza e atrai cerca de 50 mil turistas. Ela acontece no primeiro fim de semana de março.


c) O que fazer:


Visitas às Vinícolas:  Como é a atração principal da região recomendamos a visita a cinco vinícolas. Se não for apreciador de vinhos pelo menos três. 

Obs: Todas as vinícolas requerem uma reserva feita com antecedência. Sem a reserva,  corre-se o risco, de ao chegar em uma vinícola não haver mais disponibilidade de participar das visitas em grupo. 


Zoológico: Mendoza tem um  zoológico muito bom. Se tiver filhos pequenos é uma excelente opçaõ.

foto do Parque do Aconcágua e suas estradas desérticas

Parque do Aconcágua: O passeio de Alta Montanha dura todo o dia e pode fazer-se em qualquer época do ano. A sensação é única: no início, vê-se uma paisagem semi desértica e depois surgem as primeiras formações rochosas com vista de neve no topo das montanhas. Visita-se Potrerillos, e Uspallata, cidade militar a 1751 m de altitude. Depois visita-se o parque do Aconcágua que tem a montanha mais alta das Américas com 6.962m. 

Para detalhes visite: https://www.mendozaholidays.com 




foto de um grupo fazendo rafting no Rio Mendoza  Trekking ou Rafting: Durante o percurso do passeio de Alta Montanha visita-se a localidade de Potrerillos com o dique que embalsa as águas do Rio Mendoza, no qual se podem praticar rafting, kayak e windsurf. 

Para detalhes visite: https://www.mendozaholidays.com/ 



d) Onde ficar

Mendoza tem uma variedade de hotéis grande. O visitante pode escolher entre  ficar hospedado em uma vinícola ou no próprio centro da cidade. 


Alguns Hotéis entre R$ 170,00 e R$ 250,00 a diária casal 

-Bohemia Hotel Boutique
-Modigliani art and Design Suites Mendoza 
-Esplendor mendoza
-Executive Hotel Park Suites
-NH Cordillera


e) O que comer

As carnes são a pedida obrigatória em qualquer lugar da Argentina.