segunda-feira, 4 de junho de 2012

Terra Santa II - Galileia (Lago Tiberíades e Cafarnaum)

I - O mar da Galileia


lago de tiberiades
Lago de Tiberíades
O mar da Galileia, que na realidade é um lago, é a maior  fonte de água fresca em toda região de  Israel. Ele tem 22 km de comprimento por 12 km de largura. O mar também é conhecido como mar (lago) de Tiberíades, e Lucas se refere a ele como lago Genesaré. O nome hebraico desse lago hoje é "Kinneret".

Devido a sua água fresca e às excelentes condições de pesca, o mar da galileia tem atraído gerações e gerações de pescadores. Os arqueólogos descobriram que tribos pré-históricas viveram nessa região.

Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André seu irmão, que lançavam as redes no mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: "Vinde após mim, eu vos farei pescadores de homens". Eles no mesmo instante, deixaram as rêdes e seguiram-no.  Marcos 1, 16-18

II - Área de "Tabgha"


A fértil área de Tabgha, estende-se ao longo da praia noroeste do mar da galileia. O nome Tabgha vem da palavra grega Heptapegon, que significa "sete fontes". No passado sete fontes se encontravam neste local e daqui fluiam para o mar da galileia. Hoje apenas cinco ainda existem.  

De acordo com a tradição alguns dos eventos mais significativos do ministério de Jesus desenrolaram-se nesta área. Esse é o lugar tradicional do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Em uma montanha próxima, ele proferiu o sermão da montanha, e após a sua ressurreição, ele apareceu a seus discipulos e designou Pedro para o comando da Igreja primitiva.

a) Multiplicação dos peixes

"Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e deu-os a seus discipulos, para que os servissem ao povo. E todos comeram e ficaram fartos. Do que sobrou recolheram ainda doze cêstos de pedaços".  Lucas 9, 16-17 

igreja da multiplicação dos peixes
Interior da igreja da multiplicação dos pães e peixes

A mesa de pedra onde esse milagre aconteceu tem sido o altar de sucessivas igrejas, a mais antiga das quais foi construida no século IV. A igreja atual foi construida pelos Beneditinos alemães em 1982 no estilo bizantino. O mosaico em frente do altar simboliza os pães e peixes.

lago tiberiades, galileia, terra santa
mosaico dos pães e peixes
quadro de Jesus ao lado do altar

terra santa tiberiades - peregrinos indianos em oração
Peregrinos indianos orando no pátio da igreja

b) Monte das Bem-Aventuranças - Sermão da Montanha

"Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dêle. Então abriu a boca e lhes ensinava dizendo:
  Bem aventurados os que tem um coração de pobre, porque deles é o reino dos céus ! 
  Bem aventurados os que choram porque serão consolados !
  Bem aventurados os mansos porque possuirão a terra !
  Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados!
  Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!.
  Bem aventurados os corações puros porque verão a Deus!
  Bem aventurados os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus!
  Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porqu deles é o reino dos céus!
  Bem aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem, e disserem falsamente todo mal contra vós por causa de mim."  Mateus 5, 1-12


Igreja das Bem Aventuranças

terra santa tiberiades interior igreja bem aventurança
interior da igreja das bem aventuranças
mosaico interno da igreja
mosaico do interior da igreja

c) - Jesus caminha sobre as águas

"Logo depois, Jesus obrigou seus discípulos a entrar na barca e a passar antes dêle para a outra margem, enquanto ele despedia a multidão. Feito isso, subiu a montanha para orar na solidão. E, chegando a noite, estava lá sozinho.
Entretanto, já à boa distância da margem, a barca era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. pela quarta vigília da noite,  Jesus veio a eles caminhando sobre o mar." Mt 14, 22-25

lago de tiberiades
Lago de Tiberíades ou Mar da Galiléia
Um passeio muito bonito nas peregrinações é tomar um barco e passar algum tempo navegando pelo mar da Galileia, observando as montanhas ao fundo e revivendo as experiências dos discípulos junto com Jesus.

d) Primazia de Pedro

Ao longo da praia está a igreja da Primazia de São Pedro. Essa capela marca o lugar onde Jesus, depois da ressurreição, apareceu novamente aos discípulos no mar de Tiberíades.

"Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, amas-me mais do que êstes ?" Respondeu êle: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. " Disse-lhe Jesus: "Apascenta os meus cordeiros."  João 21, 15-16

terra santa cafarnaum - igreja da primazia de Pedro
igreja da primazia
pedra onde os discipulos assaram o peixe
Pedra onde os discípulos assaram o peixe


jardins da primazia de Pedro
Local ao ar livre onde se celebram missas


III - Cafarnaum - A cidade de Jesus na Galileia


terra santa - ruinas da cidade de Cafarnaum
Entrada das ruínas da antiga cidade de Cafarnaum
ruinas de Cafarnaum
ruínas da cidade
terra santa ruinas da sinagoga de Cafarnaum
ruínas da sinagoga de Cafarnaum




Cafarnaum é o lugar onde Jesus iniciou a sua pregação. Aqui, ele escolheu seus discípulos, curou a sogra de Pedro,  ressuscitou uma criança, curou um leproso, curou o servo de um centurião, expulsou demônios, e nem assim o povo da cidade creu nele.

"Deixando a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, à margem do lago, nos confins de Nabulon e Neftali". Mt, 4, 13

terra santa cafarnaum - igreja sobre a casa de Pedro
igreja moderna construída em cima das ruínas da casa de Pedro

IV - Escolha dos doze Apóstolos


Conforme nos ensina a Bíblia foi na região de Tiberíades e Cafarnaum que Jesus escolheu os doze apóstolos. Vejamos o evangelho segundo Lucas 6, 12-1:

"Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre êles que chamou de  Apostólos: Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro, André, seu irmão, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, chamado Zelador, Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, aquêle que foi o traidor."

No evangelho de Lucas, essa passagem vem logo antes do Sermão da Montanha (Lc 6, 20-49) , e depois da pesca milagrosa no lago de Genesaré / Tiberíades (Lc 5,1-11) o que caracteriza a escolha dos apóstolos na região. 


V - Batismo no Rio Jordão (Yardenit)


O rio Jordão origina-se ao pé do monte Hermon, na região norte da Terra Santa, recebe água de três afluentes, Dan, Hatzbani e Banias, e segue pelo mar da galileia (lago tiberíades) até chegar no mar morto. O lugar do batismo de Jesus, provavelmente foi um pouco mais ao sul, perto do deserto da Judeia. Mas devido a sua posição muito na fronteira Israel-Jordânia,  para fugir de regiões de possíveis conflitos, esse lugar chamado Yardenit, foi desenvolvido para que os peregrinos possam realizar cerimônia de renovação do batismo no Rio Jordão.



terra santa locais no Jordão de renovação do batismo
Locais de renovação do batismo
confirmação das promessas do batismo
Confirmação das promessas do batismo

Rio Jordão
Rio Jordão e suas estreitas margens em Yardenit
terra santa jordão - entrada de Yardenit
Placa de Boas Vindas em Yardenit


VI - Referências Bibliográficas:


Biblia Sagrada - edição Ave Maria
The Holly Land - The land of Jesus - editora Palphot
Guia Visual Folha de São Paulo - Jerusalém e Terra Santa

VII - Série do Blog - "Terra Santa"






  • Terra Santa I - Galiléia (Nazaré e entorno)
  • Terra Santa III - Belém, o Vale do Jordão e o caminho para Jerusalém
  • Terra Santa IV - Jerusalém - "e tu não quisestes!"





  • 2 comentários: