quarta-feira, 30 de maio de 2012

Terra Santa I - Galiléia (Nazaré e entorno)

Percorrer a região da terra santa, é como reviver a história do mundo civilizado e em especial a da  religião cristã. Foi nessa região que Jesus nasceu, pregou, foi crucificado e posteriormente ressuscitou. Foi nessa região que Abraão ofereceu o sacrificio de seu filho, e, para cá, Moisés trouxe o seu povo do Egito para  a terra prometida. É também na terra santa que se encontra a cidade de Jericó que é conhecida como a cidade mais antiga do mundo. É nessa área que desde tres mil anos atrás judeus e palestinos disputam a mesma terra. Devido a tão vasta riqueza vamos dividir o blog em quatro partes: A primeira abrangendo a região em torno de Nazareth, a segunda parte abrange a região de Tiberíades e Cafarnaum,  a terceira, a Judéia que inclue  Belém e a quarta, é  dedicada à Jerusalém.

I - Cidade de Nazareth


A cidade de Nazareth , que era um pequeno vilarejo na época de Jesus, tem crescido bastante, devido à grande afluência de turistas para a visita aos locais sagrados da Anunciação, do Primeiro Milagre de Jesus e da Transfiguração no Monte Tabor. Atualmente a cidade conta com uma população em torno de 70.000 habitantes, a maior parte de árabes israelenses, onde cerca de 32% deles são cristãos. É a maior concentração de cristãos em Israel. O percentual de cristãos em toda Israel é de apenas 2%.

II - Basílica da Anunciação

a) Fachada e Pátio



A igreja atual foi terminada em 1969, e é a quinta igreja construída no local onde o anjo Gabriel apareceu para Maria para anunciar o nascimento de Jesus. A igreja é construída em dois níveis. No primeiro nível preserva-se a Gruta Sagrada onde deu-se a anunciação, e no segundo nível foi construída uma igreja nova que serve para as celebrações da comunidade cristã local. Em 1964, durante sua visita ao oriente médio, o Papa Paulo VI, fez a consagração da igreja.



Nave principal do primeiro piso
Imagem da Virgem Maria - altar primeiro piso
O primeiro santuário foi provavelmente construído no meio do século 4, que compreende um altar na caverna na qual Maria viveu. Um grande estrutura foi encomendada pelo imperador Constantino I, cuja mãe, Santa Helena,  visitou os locais sagrados da vida de Jesus e identificando os principais locais construiu igrejas e santuários para a preservação da memória.  

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo."  Perturbou-se ela com estas palavras e pôs se a pensar o no que significaria semelhante saudação". Lucas 1, 26-29


Área sagrada da gruta - onde se deu a Anunciação

b) Piso Superior - Igreja para Celebrações da Comunidade


A igreja atual foi projetada pelo arquiteto italiano Giovanni Muzio, construída pela firma isralense "Solel Boneh" no período de 1960-69. Ela é o maior santuário cristão no oriente médio. 
 

























A parte superior é composta de uma capela principal e rodeada de vários afrescos em homenagem a todos os  países católicos.

Mosaico japonês da Virgem e o menino


Ao lado da igreja da Anunciação temos ainda a Igreja de São José construída sobre o local onde segundo a tradição funcionava a carpintaria. Essas duas igrejas são custodiadas pelos Franciscanos que mantém uma sede no local.

III - Caná

A vila de Caná, muito próximo de Nazareth, é o lugar onde Jesus fez o seu primeiro milagre, atendendo a solicitação da Virgem Maria e trasnformando água em vinho.

Igreja Grega Ortodoxa


"No terceiro dia houve um casamento em Caná na Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. Jesus também foi convidado para o casamento com seus discipulos" João 2: 1-2

A tradição hoje celebra o local como sendo de renovação dos laços matrimoniais. Pode haver a bençao por um padre sobre as alianças.

Cripta da Igreja do Milagre
IV - Monte Tabor


O monte de Tabor se eleva a cerca de 400 metros sobre a planície circundante, e cerca de 600 m acima do nível do mar. 
Tradicionalmente conhecido como Monte Tabor  ele  é identificado como a " alta montanha ", no qual, de acordo com o Evangelho , houve a transfiguração de Jesus. As primeiras igrejas foram construidas em torno do ano 400 DC.  Durante as cruzadas , a cúpula foi nivelada e foi construído um mosteiro beneditino fortificado, que depois foi invadido e destruído por Safedino.
A igreja atual, Igreja da Transfiguração, foi construída na primeira metade do século XX . O lugar é visitado por muitos turistas e peregrinos, a estrada que serpenteia ao longo do lado da montanha está fechada ao trânsito, existem várias vans de serviço de transporte que conduzem à entrada da esplanada.


Vista externa do monte Tabot
Vista da parte frontal da Igreja

"Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte, e transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal que nenhum lavadeiro sobre a terra as pode fazer assim tão brancas."    Marcos 9, 2-4

Mosaico do Domo mostrando a Transfiguração
Interior da Basílica

O interior da igreja é dividido por três pilares em naves. A central mostra a transfiguração. Há ainda além da capela central, duas capelas nas torres, dedicadas a Elias e Moisés, para os quais Pedro propôs a Jesus construir os tabernáculos e permanecer no alto do monte.

Interior da Basílica da Transfiguração

A igreja é frequentada por muitos peregrinos, que quando acompanhados de seus padres, podem fazer celebrações na sua capela. Vemos na foto um grupo de peregrinos Indianos fazendo uma celebração.

V - Informações Gerais

Principais distâncias

        De Nazaré para Tel Aviv          =   106 km
                          para Jerusalém        =   150 km
                          para Caná               =     07 km
                          para Monte Tabor   =   10 a 20 km
                          para Tiberiades        =    21 km
                       

VI - Referências Bibliográficas:

Biblia Sagrada - edição Ave Maria
The Holly Land - The land of Jesus - editora Palphot
Guia Visual Folha de São Paulo - Jerusalém e Terra Santa
Wikipedia italiana - Monte Tabor

VII - Série Terra Santa




  • Terra Santa II - Lago Tiberíades e Cafarnaum
  • Terra Santa III - Belém, o Vale do Jordão e o caminho para Jerusalém
  • Terra Santa IV - Jerusalém - "e tu não quisestes!"





  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário